32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Tudo aos jovens

quarta-feira, 30 de julho 2008

O estado do Ceará, se não for prejudicado por graves problemas de percursos, poderá se tornar um centro nacional gerador de grandes lideranças empresariais no futuro. Para se atingir tal objetivo, que não é nenhum sonho de Ícaro, basta que progridam dois aspectos, fundamentais para o êxito desse desejo de setores importantes do Estado: projetos concretos e objetivos, e jovens de talento, matéria prima desse sonho.


 


Alguns sinais positivos nesse sentido vêm surgindo no horizonte empresarial do futuro no Ceará. Um deles, a essa altura uma sólida e indiscutível realidade a AJE  Associação de Jovens Empresários, cujo dinamismo e brilho já ultrapassaram as fronteiras do Estado, com reflexos para o exterior. Trata-se de uma das mais valiosas iniciativas da FIEC, no seu objetivo de renovar as lideranças do setor.


 


Diante disso, merece elogios a iniciativa do jovem deputado Tomás Filho (PSDB), que propôs, e viu aprovado projeto de Lei de sua lavra, que cria a Semana do Jovem Empreendedor do Ceará, a ser encaixada no calendário oficial do Estado na segunda semana de março. Prestigia-se, assim, aqueles que, apoiados, vêem o seu talento florescer. Entre os pequenos empreendedores, podem surgir os grandes empresários de amanhã.


Apoiando


Confirmando a sua vocação municipalista, o deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da presidente da AL, incentiva a criação de associações emancipalistas nos distritos que batalham pela sua independência política. A conscientização, nesses locais, da necessidade de autonomia, pode ajudar na aprovação da PEC nesse sentido.


Neurotizando


O presidente Lula, cujo nome é visto como o toque mágico, capaz de eleger até postes, assume atitude que, em vez de ajudar, pode transformar numa grande salada a campanha para vereador e prefeito. Ele não vai subir em palanques, mas autoriza a usar sua imagem  aos candidatos de todos os partidos aliados. O que deixa o PT, que quer exclusividade, cada vez mais à beira de um ataque de nervos…


Esclarecendo


Em meio às dúvidas, avanços e recuos, no caso do candidato a vice na chapa da prefeita Luizianne, o presidente municipal do PT, e candidato provisório, Raimundo Nonato, esclarece que essa escolha, seja ele, ou o vereador Tin Gomes (PHS), não será uma decisão monocrática da Prefeita, já que ainda terá de passar por discussão interna no partido.


Sem Fortaleza


A vinda do presidente Lula ao estado do Ceará, dia 20 de agosto, não inclui Fortaleza, como vinha sendo anunciado. A informação é do presidente Regional do PT, Ilário Marques, segundo o qual, Lula tem programado apenas inauguração de usina de biodissel em Quixadá e visita a algumas obras do Porto do Pecém.


É jogo


A eleição para vereador de Fortaleza, mostra o quanto é complexo o jogo de xadrez da política. Um exemplo: com a tentativa de retorno do ex-vereador Maurílio Assêncio àquela Casa, para o lugar da esposa, vereadora  Regina, diminui a bancada do PHS, partido dela. Maurílio é peemedebista histórico, que colecionou seis mandatos.


 


Apelo


Lideranças da cidade de Juazeiro do Norte-CE, clamam pelo apoio da bancada federal do Estado, no sentido que seja corrigida uma situação, para eles, de injustiça para com a Meca do Cariri. A cidade aguarda, há anos, mais uma agência da CEF, enquanto outras, de Pernambuco, até menos importantes, contam até com três dessas instalações bancárias.


Repercussão


Tem tudo para repercutir, no retorno das atividades da AL, as declarações do diretor-superintendente do Denit, Guedes Neto, sobre o roteiro das crateras, que é o percurso da BR-222, de Croatá a Sobral. O fato é que, mesmo ganhando fortunas, as empresas responsáveis pela conservação deixaram aquela rodovia em estado deplorável. Resultado: todo o projeto terá que ser refeito.


Inovação


O candidato da coligação DEM-PP, Moroni Torgan, afirma que, se eleito, vai promover uma inovação pioneira em termos de Brasil. Para isso, ele diz que sua intenção é governar diretamente das ruas, praças, comunidades e bairros, enquanto o seu vice, Alexandre Pereira, terá a seu cargo cuidar da máquina municipal.


Que audiência!


Consulta popular, em blog de jornalista cearense sobre o que é esperado do horário político da TV, revela números surpreendentes, reveladores do espírito cearense: 45% esperam as propostas dos políticos; 9% só se interessam pela imagem deles; 26% não querem nem ouvir falar; e 27% só adoram as baixarias!…


Interatividade


A Assembléia Legislativa do Ceará, segundo o deputado Gony Arruda (PSDB), será pioneira e referência nacional na interatividade com os legislativos municipais. Gony, que preside a Unilece, quer vereadores e até a sociedade, participando ao vivo de debate, seminários e audiências públicas da AL, através do sistema de videoconferências.


Desencanto


Poderá gerar desencanto generalizado entre os produtores de mamona e ao próprio Governo do Estado, o fato do Planalto refugar aquela oleaginosa como fonte de biodiesel, só de mamona, segundo a ANP, causaria danos aos veículos. Ou seja, tem que haver novas oleaginosas para acrescentar a esses combustíveis.


 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com