32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Um celeiro possível

terça-feira, 01 de julho 2008

Quando, em 1958 no Ceará, como em todo o NE, o governo, angustiado, enfrentava uma das maiores secas da história, uma equipe de técnicos da FAO, órgão da ONU para a questão da alimentação no Mundo, veio conhecer %u201Cin loco%u201D o vivenciado regularmente na região. No fim, uma conclusão: a situação em alguns estados da América do Norte, cobertos de gelo durante 9 meses, não é menos grave, mas ninguém morre de fome.



Anos depois, nos anos 80, uma equipe de técnicos israelenses, encarregada de pesquisar a ocorrência de água subterrânea no Nordeste, mostrou que a região acumula o equivalente a 800 Baias da Guanabara de água. Uma relação com esses episódios, mostra que o presidente da FAEC, José Ramos Torres de Melo não exagera quando diz que falta apenas gestão, para fazer do Ceará um estado produtivo, apesar das secas.



Agora, com a ameaça de escassez de alimentos pairando sobre o Mundo, pode-se trazer de volta tese defendida pelo ex-secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Hypérides Macedo. Autoridade reconhecida no Ocidente sobre o assunto, ele diz que, o Ceará, como qualquer estado do NE, é um celeiro em potencial, desde que seus recursos hídricos superficiais e subterrâneos sejam explorados com técnica e racionalidade.


Liberou


Empresários do setor privado poderão, em breve, construir os seus próprios portos. A informação foi dada ontem, pelo próprio titular da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Britto. O projeto, já pronto, vem contemplar os donos de concessões no ponto até agora exigido, e que ainda era motivo de indecisões do Planalto: eles poderão embarcar ou desembarcar cargas próprias, ou de outras origens.


Linha


Deputados do PSDB deverão ser convidados para reuniões com lideranças do interior. Na pauta, linha de ação a ser seguida, com o crescente aquecimento da campanha eleitoral nos municípios. Não há dúvida de que haverá cobranças, que dificilmente passarão em branco no Plenário do Legislativo Estadual.


É com eles


Se os partidos políticos cumprissem a Constituição, e suas próprias Cartilhas, negando legenda a pré-candidatos que não se enquadrem nos padrões da moral política e administrativa inexistiria toda a celeuma em torno das chamadas %u201Clistas sujas%u201D, emitidas pelos tribunais. Em resumo, é o que pensa do assunto o ministro Ubiratan Aguiar, do TCU.


Retardando


Hoje, em Brasília, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) entrega à Mesa Diretora da Câmara o relatório final da PEC relativa à Reforma Tributária. Mas, segundo deputado Raimundo Matos (PSDB), a tão protelada matéria, já encontra pela frente quatro complicadas MPs do Planalto, que trancam a pauta.


Disposição


Prontamente refeito da enxaqueca que impediu sua ida à convenção dos partidos aliados do PT em Fortaleza, o governador Cid viajou ao Cariri, onde comandou ontem, em Jati reunião com secretários estaduais, prefeitos e lideranças, sobre os projetos do MAPP para a região. Hoje, em Umari, uma segunda reunião sobre o mesmo tema.


Vagas ociosas


No Brasil, é assim: estão sobrando 46 mil, das 120 mil de estudo do Programa Universidade para Todos %u2013 PROUNI, que era alvo de clamor popular e de muita badalação de políticos de esquerda. Está faltando candidatos que sejam filhos de famílias cuja renda per capita esteja abaixo de 3 ½ salários mínimos.


Oportuno


Dia 07, no Plenário da AL, debate sobre assunto atualíssimo, ou seja, Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que estabelece mudanças na Lei das Inelegibilidades, que foi proposta pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Deverão participar as desembargadoras Huguette, presidente do TRE e Socorro França, chefe da PGJ; e a juíza chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, dra. Nilce Cunha.


Mercantilismo


Políticos com %u201Cficha suja%u201D na Justiça por improbidade administrativa, não serão os únicos na mira da Procuradoria Regional Eleitoral e PGJ. Dirigentes de partido, chegados a mercadejar as siglas por eles dirigidas, também serão alvo de acompanhamento especial. Trata-se da maior ameaça à sobrevivência dos pequenos partidos.


 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com