32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Unidade Popular anuncia pré-candidatura de Haroldo Neto em Fortaleza

quarta-feira, 15 de maio 2024

A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) anunciou nessa terça-feira (14) o nome de Haroldo Neto como pré-candidato na disputa pela Prefeitura de Fortaleza na eleição deste ano. Haroldo é historiador e educador popular. Também é integrante do Diretório Nacional da UP e militante do Movimento Luta de Classes (MLC). Ele participou de movimentos políticos recentes como as jornadas de luta pela educação e as manifestações contra as reformas da previdência e trabalhista. Também atuou em mobilizações contrárias aos governos dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
Conforme o pré-candidato afirmou em nota, sua campanha terá como foco “apresentar quem são os verdadeiros responsáveis pelas mazelas que o nosso povo enfrenta”. A Unidade Popular é um partido político fundado em 2016 com a união de militantes de movimentos sociais críticos aos partidos de esquerda existentes. No final de 2019, ao atingir o quórum de assinaturas, a legenda foi oficialmente registrada pela Justiça Eleitoral.
Esta é a terceira eleição com a participação da UP, inclusive, com chapas majoritárias. Em 2020, a sigla lançou Paula Colares no pleito pela Prefeitura de Fortaleza. Em 2022, Serley Leal foi o representante na eleição pelo Governo do Estado. Em 2024, além da Capital, a UP conta com outra pré-candidatura ao Executivo de um município cearense. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, a sigla lançou o nome de Sued Carvalho, historiadora e presidente da UP Ceará.
Além da UP, outros partidos com perfil semelhante podem ainda lançar candidaturas para a eleição na Capital. São siglas do campo político de esquerda com menor expressão, sem representação no Congresso Nacional. É o caso por exemplo do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido da Causa Operária (PCO).

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com