32 C°

30 junho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Vice de Luizianne ainda é mistério

segunda-feira, 30 de junho 2008

A prefeita Luizianne Lins (PT) oficializou ontem, no ginásio poliesportivo da Parangaba, sua candidatura para mais uma vez disputar as eleições municipais. O atraso de três horas da petista chegou a esfriar os ânimos dos milhares de “companheiros” que lotaram o local. Porém, com a sua subida ao palanque, a festa foi reavivada. A convenção que oficializou os parlamentares do PT, PCdoB, PMDB e PSB, terminou sem candidato a vice. Cid Gomes (PSB) que era bastante esperado não compareceu, pois segundo o vice-governador, Francisco Pinheiro, estava com enxaqueca. Hoje é o último dia que os peessebistas têm para definir quem será o felizardo.

 De acordo com a petista, esta incógnita demonstra o grau de exigência e responsabilidade que se espera do candidato. “Nós não vamos tomar essa decisão sem ter um acordo entre os partidos que apóiam a coligação e o Governador do Estado. Nós queremos o melhor vice. Não é só uma aliança eleitoreira”, justificou.
 
Ao som do jingle da campanha ao qual o refrão é: “Eu quero mais, quero ficar do lado dela. Fortaleza não esquece o que Luizianne fez por ela”, a candidata dançou forró antes de sua fala no palanque. Confiante, arriscou em seu discurso uma possível vitória no 1o turno. “Nós achamos que vamos ganhar as eleições porque o povo de Fortaleza quer. É a vitória do trabalhador. Em três anos e meio de governo a Cidade está mais participativa e mais exigente consigo mesma. Realizamos resoluções de problemas históricos”, ressaltou a Prefeita.
 
Luizianne, que resolveu realizar sua convenção na Parangaba porque é mais perto da periferia, não deixou de associar sua imagem à de Cid Gomes e, em especial, a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Inclusive em seu material de campanha, a loira aparece em primeiro plano e seus apoiadores em segundo.
 
A Prefeita também criticou seus opositores e garantiu que não vai entrar no jogo deles. “Não vou fazer uma campanha de baixar o nível. E nem responder a baixarias de quem só sabe fazer isso. Os que achavam que eram donos do poder no Ceará perceberam que não viemos para brincar. Fortaleza é forte, caso contrário teria quebrado em 20 anos de governo”, rebateu.
 
Com apoios diferentes da sua candidatura de 2004, Luizianne conta com uma coligação gigante ao qual engloba 11 partidos. Tantos que o senador Inácio Arruda (PCdoB) não decorou em sua fala. Já Tin Gomes (PHS), que também está sendo cotado para disputar a Prefeitura ao lado da petista, afirmou que todos os P’s teriam que se juntar.
 
Para a Prefeita, o ano de 2004 representou um “sonho vermelho”, mas a palavra mágica dessa eleição é construção. “No futuro Governo nós temos que avançar no projeto orla e projetos de educação ambiental. Fortaleza está no rumo certo, o povo não vai andar para trás. Não será fácil a priori , mas temos o melhor para essa cidade”, concluiu Luizianne Lins.
 
» O grande apoio. Diferente das eleições de 2004, Luizianne conta hoje com o apoio de grandes personalidades de seu partido e de legendas aliadas, o que para ela, que foi eleita primeiramente como uma candidata dissidente e independente, favorece sua reeleição.
 
De acordo com o Ministro da Previdência, o petista José Pimentel, o fato do PT das últimas eleições municipais não ter apoiado a candidatura de Luizianne foi somente uma questão de “estratégia partidária”. O parlamentar citou como exemplos de partidos que mudaram de táticas eleitorais os aliados PMDB e o PV, que chegaram a lançar candidaturas em 2004 e hoje formaram uma chapa com o Partido dos Trabalhadores.
 
Para Pimentel, a Prefeita não chegou a ser uma dissidente em 2004, pois “em toda sua vida partidária, Luizianne sempre militou pelo PT” e nada disso deve prejudicar sua atual candidatura. Segundo o senador Inácio Arruda, que discursou empolgado no palanque da candidata que o venceu em 2004, seu apoio é uma retribuição ao empenho da Prefeita que trabalhou para que ele chegasse ao Senado, além de ter contribuído para a vitória do presidente Lula e do governador Cid Gomes.
 
De acordo com o líder estadual do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, seu partido está na mesa de negociações para a escolha do vice, mas não toma essa decisão. Ele garantiu, entretanto, que sua legenda está “contribuindo para que a paz seja selada e para que ninguém saia ferido nessa negociação”, ressaltou. O parlamentar assegurou ainda que o partido vai participar ativamente da campanha e declarou que a reunião de ontem, que oficializou Luizianne Lins não é somente uma negociação, mas significou uma “reunião de sonhos”. Para o peemedebista, o projeto que pretende reeleger a Prefeita começou com a eleição de Cid Gomes (PSB).

A difícil missão de escolher o vice
Para a prefeita Luizianne existe uma crise dentro dos partidos que ainda não chegaram a um consenso quanto a indicação de seu companheiro de campanha. Entretanto, a petista fez questão de enfatizar que “com o PT está tudo bem”, pois a responsabilidade do partido já foi feita, que era indicar a cabeça de chapa.
 
A declaração da Prefeita foi amplamente rebatida por alguns pessebistas que garantem que a demora é normal e faz parte de debates internos. “Não há perigo de racha”, garantiu Sérgio Novais, vereador licenciado que faz parte da ala histórica do PSB, que deve indicar o vice. O parlamentar não admitiu que o PSB vai abrir mão dessa missão, mas garantiu que isso não é o mais importante na campanha que pretende reeleger a Prefeita. “Além de indicar um companheiro para Luizianne, queremos trabalhar a fim de que o Estado sirva para diminuir as desigualdades”, enfatizou.
 
Luizianne garantiu que a demora para escolha de seu companheiro não é falta de qualificação, pois “tem muita gente boa querendo ser vice, mas falta um acordo.” Para ela, esse debate em torno de seu futuro companheiro de disputa eleitoral deve causar uma “preocupação mais além do que somente montar uma chapa legal para ganhar eleição, pois o vice tem que está politicamente comprometido”, enfatizou a Prefeita. E desabafou: “nossa primeira experiência não foi boa.”

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com