32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Crença e ciência

terça-feira, 19 de março 2024

Diz a crença popular que , no Nordeste, se não chover até o dia 19 de março, como hoje, é seca. E no Nordeste, seca é fome e ranger de dentes. Se chover, benza Deus que vai ter inverno e dos bons. Já a crença científica diz que dia 19 de março é dia da passagem do Equinócio. “Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador (paralelo de 0º), o que faz com que os hemisférios Norte e Sul recebam a mesma quantidade de iluminação solar. Os equinócios são causados pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação que o nosso planeta realiza ao redor do Sol. Eles acontecem duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, e demarcam o início astronômico de duas estações do ano: a primavera e o outono.” Já, nós, de crenças sustentadas na vivência e na fé, acreditamos em São José, o Pai adotivo de Jesus que abençoa o nordestino. No mais fundo do Nordeste, entretanto, o dia 19 de março é vizinho ao dia 20, data em que o romeiro vai a Juazeiro do Norte prestar homenagem ao Santo cearense, Padre Cícero Romão Batista que está por uma peinha de nada pra ser formalmente ungido santo pela Igreja Católica, porque pelo povo já o foi, atendendo preces, rogos e pedidos menores que incluem curas da alma, do corpo e dos males da vida. Fiquemos atentos ao que nos mostra o hoje para tirarmos o mapa de amanhã. Aliás, pensando bem, o que já choveu vale pra confirmar crença e ciência?

Encantamento d’antanho. A patroa perguntou onde andavam minhas histórias,algumas das quais ela ameaça a cearensidade em transformar em livro.Livro mesmo, desses que ficam em pé. E quando a chefia cobra, fazer o quê? Tai – O sonho começa e acaba no tempo que passa. E eu acho que isso aí é do Mário, o Mário Gomes, aquele poeta que viveu sem nenhum compromisso com o tempo na saudosa Praça do Ferreira. Lembra da Praça do Ferreira? Aquela ali, da Leão do Sul, da Esquina da Rovani, do Casa Pio; lembra? A Praça do Ferreira ficava entre entre aquela Farmácia linda, e o Abrigo Central. A Praça do Ferreira seria, tempos idos, o marco Zero de Fortaleza, como é o marco zero que fica na frente da Catedral de Notre Dame. Eita que é difícil, muito difícil dizer onde era a Praça do Ferreira, que tinha a Coluna da Hora, aquele Cajueiro da Mentira, um poço que não era o poço da Dona Guidinha do Poço. A Praça do Ferreira é aquela dos apostadores, em tudo. Dos palpiteiros de política, da Banca do Bodinho, do Pedão da Bananada. E tinha parada de ônibus. E passava o bonde e depois tinha a história fabulosa de ouvir de dizer por muito tempo que o Hotel Excelsior era o maior prédio do mundo em tijolo e cal. Cansei de sentir saudades do pouco que vi, pois um dia, aliás, dois dias, lembro de visitar vitrines da Praça do Ferreira, lá nos anos 50 do século XX ou era …deixa pra lá… e depois sair de Sobral só pra andar na escada rolante da 4 e 400 onde tinha um cachorro quente de cujo cheiro e sabor acabam de chegar aqui. Ê ê!!!

Fazendo fuá
É imbuança pura, fogo no parquinho, confusão na geral no Castelão, o que aprontaram no feriadão no vizinho município do Eusébio com espalhamento pro Aquiraz. O Louro, Edison Sá será candidato a Prefeito outra vez.
Primeirão
Edison Sá foi o criador do município que era um bairro grande da capital. E foi seu primeiro prefeito, eleito e reeleito. Ai se aventurou rumo ao Aquiraz e deu certo. Na última perdeu nos dois. Agora quer voltar pronde começou.
Nas proximidades
Turista foi levado para a Prainha, ali no Aquiraz. Tomou pinga do Mulungu, cerveja da Pacatuba e farinha do Cascavel. Na hora de pedir um tira gosto, socorreu ao produto do mar, uma porção de agulha frita. R$42 por 10.
Cid diversifica
O senador Cid Gomes é empreendedor. No meio teve o sonho do vinho de Sobral. Plantou pimenta malagueta que o município hoje exporta pros EEUU, pra fazer aquele molhinho bom danada. Vai pimenta volta Tabasco.
Agora…
Além de plantar no Marco, madeira pra o polo moveleiro, está começando criação de tilápia na Meruoca e a produção de leite de vacas especiais da Suíça, para confecção do queijo tipo Camembert. Sobral é fogo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com