32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Antonio Viana

terça-feira, 23 de abril 2024

Após lançar sua pré-candidatura a prefeito do Iguatu pelo PSDB no último dia 06 de abril, o advogado e ex-vice-presidente do Grupo Edson Queiroz, Roberto Costa Filho, ampliou sua agenda de visitas e eventos no município. No sábado (13), o pré-candidato reuniu em seu sítio, na zona Rural de Iguatu, um grupo de pré-candidatos a vereadores que deve compor sua chapa nas eleições de outubro. “A gente precisa de renovação no Iguatu, não só no executivo, mas também na Câmara Municipal”, declarou Roberto. Mesmo tendo sido o último a lançar pré-candidatura, a presença de Roberto Filho, herdeiro político do ex-prefeito Roberto Costa, está cada vez mais consolidada dentro do atual debate que envolve os concorrentes pela Prefeitura de Iguatu, como mais um nome que surge de oposição a atual gestão. Em seu arco de alianças, Roberto reúne a federação PSDB/Cidadania e o PRD.

Abastecimento garantido
As últimas informações do governo, através da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) , até o momento as chuvas já conseguiram projetar não apenas a oportunidade para o desenvolvimento da agricultura, mas, a garantia do abastecimento d’água em todo o Ceará, por muitos anos.

Açudes sangrando
Conforme a própria Funceme e outros setores do Governo Estadual, já passou de sessenta (60) o número de barragens e açudes que sangraram, nas mais diferentes regiões do estado. O maior açude que está sangrando é o Araras, localizado no município de Varjota, a 272 quilômetros da capital cearense e próximo de Sobral. O reservatório tem capacidade para 859 hectometros cúbicos (hm3). Trata-se do quarto maior reservatório de água do Estado.

Importante saber
Além do Araras, já sangraram, dentre outros: o Acaraú Mirim (Massapê), Arrebita (Forquilha), Carmina (Catunda), Edson Queiroz (Santa Quitéria) , açude Forquilha (em Forquilha), Jenipapo (Meruoca), São Vicente(Santana de Acaraú), Sobral (em Sobral), Benguê(Aiuaba), Caldeirões (Saboeiro), do Coronel (em Antonina do Norte) e o Muquém, em Cariús.

E mais
Ou seja, também já sangraram: o Santo Antônio (Russas), Curral Velho (Morada Nova), Fogareiro (Quixeramobim), Poço do Barro (Morada Nova), o açude Quixeramobim (em Quixeramobim), São José (Boa Viagem), Umari (Madalena), Angicos e Diamante, em Coreaú; Diamantino II (Marco), Gangorra (Granja (Tucunduba (Senador Sá), Várzea da Volta (Moraújo), Caxitoré (Umirim), Desterro (Caridade) e Frios (Umirim).

Também já sangraram
Açudes e ou barragens: Itapajé (em Itapajé); Jerimum (Irauçuba) , São Domingos (Caridade), São Mateus (Canindé), Tejuçuoca, no município do mesmo nome; Gameleira (Itapipoca), Gerardo Atimbone(Sobral), Missi (Miraíma), Mundau(Uruburetama), Patos (Sobral), Poço Verde e Quandu, em Itapipoca; Santa Maria de Aracatiaçu e Santo Antônio de Aracatiaçu, em Sobral; São Pedro Timbauba (Miraíma), Ema (Iracema), Riacho do Sangue (Solonópole), Acarape do Meio (Redenção).

Os últimos
Também já sangraram os reservatórios: Aracoiaba (em Aracoiaba), Batente (Ocara), Catucinzenta (Aquiraz), Cauhipe (Caucaia), Germinal (Palmácia), Itapebussu e Maranguapinho, em Maranguape; Malcozinhado (Cascavel), Açude Pacajus, em Chorozinho), Pesqueiro (Capistrano), Tijuquinha (Baturité), Cachoeira (Aurora), Olho Dáagua (Várzea Alegre), Rosário (Lavras da Mangabeira), Ubaldinho (Cedro), Do Batalhão (Crateús) e o açude Sucesso, em Tamboril.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com