32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

A metralha de Ciro

sexta-feira, 19 de abril 2024

O ex-ministro Ciro Gomes, em sua fúria de atacar o governo de Elmano, o ministro Camilo Santana, e, é claro, o próprio irmão senador Cid Gomes exerce com bastante maestria o papel que exerciam na imprensa há algum tempo os jornalistas David Nasser, da revista “O Cruzeiro”, nos anos 50, no Rio de Janeiro, e Themístocles de Castro e Silva, do Correio do Ceará, em Fortaleza. Nasser, com sua reportagem de abertura semanal, bajulava e endeusava figuras como o presidente Juscelino Kubitscheck, para depois denegri-lo, o mesmo fazendo em relação às demais figuras do país, como fez com Juan Domingo Perón, da Argentina. Themístocles, só como exemplo, quando apoiava Parsifal para governador, em 1958, escreveu por muito tempo, no Correio uma coluna diária, na qua escrachava sem dó o Cel. Virgílio Távora, que acabou perdendo para Parsifal. No pleito seguinte, mudou de lado. Agora, Ciro Gomes, ex-partidário ou aliado de Camilo, Elmano e Evandro Leitão, aciona, ininterruptamente a metralhadora giratória contra eles. Seu repertório de ataques, feitos sistematicamente, principalmente ao governo de Elmano, pode apresentar muitas variáveis. Agora mesmo, resolveu partir para cima da política industrial da FIEC, à qual acusa de “Não fazer nada, a não ser se entregar ao Governo do Estado, segundo ele, por uma vaga para Beto Studart no Senado, no pleito de 2026”. O que, convenhamos, seria excelente, sabendo-se do talento daquele empresário vitorioso.

Terra arrasada. De acordo com os disparos verbais de Ciro Gomes com aqueles que se encontram no poder no Ceará, aqueles que assumiram o governa depois dos governos de Tasso Jereissati e dele, o Ceará é uma estado em que apesar da preparação feita por eles, para o desenvolvimento do Estado, foi abandonada. Enquanto isso, ele diz aguardar ser convocado pela Justiça para poder provar as acusações que tem feito.

Ameaça em Juá. Em Juazeiro do Norte, onde, até ontem, onde haveria só dois candidatos à Prefeitura, Glêdson e Fernando Santana, fala-se numa terceira via, tendo Davi Raimundão como Candidato. Isso porque, o ex-deputado Raimundão e o filho, Davi “tocaram” as candidaturas de Lula e Elmano a promessa é que a Prefeitura seria deles.
Suspense na ALECE. O Plenário da ALECE, por ocasião de sessão solene pelos 298 anos de Fortaleza, presidida pelo deputado De Assis (PT) o clima foi de suspense. Na Mesa, o prefeito Sarto e os ex-prefeitos Ciro e Roberto Cláudio, enquanto o espaço do Plenário foi praticamente ocupado por funcionários e representantes da CMF. Evandro, com outros compromissos não participou.
Revoltante. Sociedade aguarda que a PF prenda e a Justiça puna malfeitores que instalaram câmera no interior do Flat alugado para hospedagem da deputada Dayany, esposa do Capitão Wagner, presidente da União Brasil, do Ceará. Trata-se de crime hediondo e revoltante para o qual a população exige solução breve, com seus autores condenados.
Ajuda aos prejudicados. O governador Elmano de Freitas coordenou evento de adesão ao projeto Garantia Safra, criado há 22 anos no governo Lúcio Alcântara. Foram distribuídas 200 mil cotas para famílias de agricultores que foram prejudicadas, ou por secas, ou por excesso de chuvas.
Técnicos nas Secretarias. Segundo destaca o governador Elmano, seu objetivo, até o final deste mandato, é o de transformar cada uma das Secretarias do Estado numa concentração de técnicos de alta competência e especialização. O ponto de partida será concurso para 52 vagas destinadas a concludentes de curso superior, para a Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag.
Proteção. A deputada Gabriella Aguiar (PSD), formulou apelo à Polícia Rodoviária Federal, no sentido de que seja oferecida toda a segurança proteção aos peregrinos que se dirigem a centros de veneração, como a Caminhada da Fé, entre Tauá e Marrecas. Ela refere-e a outros pontos de turismo religioso como Canindé, Juazeiro e São Benedito.
Pra festejar. Para o governador Elmano de Freitas, há motivos de sobras para se comemorar o mais recente levantamento sobre novas empresas registradas no Estado do Ceará, que foram 26 mil no primeiro trimestre deste ano. Trata-se, segundo ele, de uma cifra surpreendente, tendo em vista que esse setor por pouco não chegou a ZERO na pandemia.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com