32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Ao pote com caneco

quarta-feira, 29 de maio 2024

Essa profissão, a de jornalista, exercida desde os 15 anos, ensinou pelo menos uma coisa a este humilde escriba; apure e só depois publique. Se possível vá a mais de uma fonte no processo de checagem de matéria com mais ou menos importância já que tudo vale a pena, quando é pra informar. Essa arrumação que o Piauí inventou de querer ser dono de metade do Ceará, não cabe numa cumbuca de sal. Os documentos são bastante claros e as invencionices que vêm de lá não têm sustentação. A última é um mapa achado na Inglaterra. O que diabos tem a Inglaterra com esse tipo de pouco juízo? Fui aos alfarrábios e ao astral. E veja o que encontramos…O ESTADO DO PIAUÍ APRESENTA MAPA “SEM DATA” e “SEM ASSINATURA” NO STF, QUE PODE MUDAR A CONFIGURAÇÃO DO PAÍS, E ABRE PRECEDENTE PARA QUE A GUIANA E O PERU REIVINDIQUEM TERRAS DO BRASIL.O Estado do Piauí, através do seu procurador, Gabriel Marques Oliveira, requereu junto ao STF (Ação Cível Originária nº 1.831 Litígio Piauí X Ceará), a juntada de um Mapa sem data e sem autor, intitulado “Lower Peru, Brazil e Paraguay” publicado por W. Lizars Edinburgh. O Procurador argumenta que esse Mapa é uma prova “Irrefragável [que não se pode contestar] e Inauferível” que o Piauí tem sobre as terras localizadas nos Estados do Ceará (Ibiapaba) e Maranhão, visto que por esse “Mapa sem Data”, o território do Piauhy avança até a cidade de Tutoya e abraça todas as terras da margem ocidental do Rio Parnaíba, indo até a região de Balsas e Chapada das Mesas no sul do Maranhão. Ademais, o Estado do Piauhy, ao anexar esse “Mapa sem Data” junto ao STF, a última instância do Poder Judiciário brasileiro, abre um PRECEDENTE para que a Guiana e o Peru, reivindiquem um vasto território hoje pertencente ao Brasil… sim, porque esse “Mapa sem Data” diz que o território da Guiana abraça terras dos atuais estados brasileiros do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas, e o Peru engloba cerca de 50% da floresta amazônica. Data Venia ou, Misericórdia ??? O consultor, professor e pesquisador dr.João Bosco, este sim,assina o que pesquisa.

Este não se perde. Alexandre Cialdini foi guindado à Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Ceará. É um dos grandes quadros da economia e do planejamento do Brasil. Quem vai às redes sociais sente o encantamento de quem entende do mote e é do ramo. Um sobralense de primário bem feito.

Fracassou
Quando há troca em postos importantes, o trocado geralmente pisou na bola. Em outra situação métodos diferentes de postura podem ajudar em solução de problemas. Vamos ver o que vai dar na troca-troca no Ceará.
Ao ponto
O mote diz respeito à Segurança Pública do Estado. O Ceará, desde o primeiro governo Tasso, criou a cultura de escolher policiais federais para a pasta. De Renato Torrano até hoje é samba de uma nota só.
Alias…
Por falar em troca-troca, o governador do Estado buliu com um quadro que se pensava intocável. O famoso dr.Quintino, tauaense escolado em Sobral foi substituído. Será candidato ou foi desgaste dos materiais?
O Raspa pede
“Infelizmente, as pesquisas indicam que ele está perdendo enquanto nós estamos ganhando força. A perspectiva é que vamos, sim, para o segundo turno”. Texto de André Fernandes pedindo ao sr.Wagner pra votar nele.
Audiência pública
A chegada da senadora Augusta Brito, de licença do Senado, na Secretaria de Governo que cuida de políticas diversas, deu luz “a defesa do Estado na arrumação que o Piauí inventou contra o Ceará. Augusta é da região e conhece cada vereda daquela serrania. E sua história.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com