32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Apareceu num grupo de intelectuais

sexta-feira, 03 de maio 2024

Apareceu num grupo de intelectuais, jornalistas, economistas, políticos de outro nível, sociólogos e pensadores a mais nova ideia sobre e para Sobral. Um dia, Virgílio Távora disse que a solução do Ceará seria a mineração. Não somos agricultores, dizia. Fomos à mineração. Tem mas nunca chegará a Minas. Hoje, as pessoas discutem nas redes sociais que Sobral poderia ser uma São Carlos, cidade do interior de São Paulo que virou berço de educação e sem ter nada do que Sobral tem e criar no campo do saber.Isso cresce. O advogado Luciano Arruda Coelho gosta muito da ideia e pensa que o trabalho pela educação é sublime. Ele vibra quando diz para as pessoas e descreve sobre emprego e desemprego: “Embora Sobral pelo seu porte precise demais também. A Grendene em 2013 chegou a ter 23.700 funcionários, hoje tem 10.000. Toda vez que eles modernizam seu maquinário são algumas centenas de empregos que são suprimidos. Sobral tem tudo pra se transformar numa São Carlos, SP. Cidade com nossas mesmas dimensões geográficas de área e população, com extraordinária vocação universitária. Ser Sobral é igualmente um avançado centro de pesquisa, a exemplo de Campina Grande, PB. Temos todas as condições. Uma cidade industrial, mas também do conhecimento. Aposto mais nisso. Sim, é sempre importante estar muito atento, com uma política permanente de geração de postos de trabalho, em todas as áreas. Mas eles inexoravelmente migram (os postos de trabalho e também as pessoas). Percebo Sobral cada vez mais como um dinâmico centro regional de serviços (centros de distribuição, restaurantes, escolas, construção civil, hospitais, postos de serviços, entretenimento, turismo, etc). O mundo tá indo nessa direção. Suspeito que temos que apostar nessas ideias.

Mudando de calçada. Lá nas camarinhas do PT de Fortaleza o trem tá feio. Tia Lu quer ouvir nem o arrastado da chinela do Evandro Leitão. E nem tente fazer encontro tipo joão-sem-braço que não vai dar certo. As ocupações naturais de uma deputada federal mais a coordenação da campanha do CAtanho na vizinha Caucaia, não permitirão “tempo” sequer para uma selfie com o colega de partido.A gente tá avisando mas não querem ouvir.

Laís faz
Prefeita do Icó, Lais Nunes,usa seus 8 anos de governo para construir uma cidade nova onde havia poeira e lama. Agora, reforma prédio históricos como o Palácio da Alforria, onde está a Prefeitura desde 1840.
Recado da Presidência da República
O Ceará registrou o segundo maior saldo positivo da região Nordeste na geração de postos de trabalho com carteira assinada em março de 2024, de acordo com os dados do Novo Caged.
Avisa que…
…em todo o estado, foram criados 6.185 novos empregos e, com isso, apenas nos três primeiros meses deste ano, são 11.197 novas vagas.
Piloto de drone
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), no (CVT) Canindé, lança na próxima segunda-feira, 6, as primeiras turmas do Curso Básico de Pilotagem de Drone, o primeiro curso gratuito no segmento.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com