32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Aposentando a enxada

sexta-feira, 22 de março 2024

Finalmente, depois de séculos acontece o que há muitas décadas seria inimaginável no sertão com o governador Elmano de Freitas, em evento reunindo famílias do campo anunciou a aposentadoria da enxada, o mais perfeito e histórico símbolo da capacidade do trabalho e da disposição para a dura batalha do homem nordestino. Perante uma multidão de líderes, famílias e trabalhadores, Elmano comunicou que o Ceará terá, a partir de agora, uma agricultura mecanizada com o que melhorará a produção agrícola, assim como a renda das famílias que vivem dessa atividade. Para atingir esse objetivo, ele anunciou a aquisição de 200 motocultivadores, e de 300 microtratores de fabricação mais avançada modernizando a lida campesina. Por se tratar de uma mudança radical que exige todo o empenho do Governo do Estado, a tarefa de coordenar a grande virada na atividade agrícola do Ceará caberá ao deputado Moisés Braz, titular da Secretaria da Agricultura, homem afeito a esse tipo de atividade. Segundo o governador é totalmente descabido considerar excesso de gasto os R$ 73,6 milhões investidos em equipamentos, o mesmo ocorrendo com o montante de R$ 1,5 bilhão a ser utilizado para a modernização geral da nossa agricultura, pouco ainda para dar ao bravo sertanejo meios de melhora em suas condições de vida. Pois, o pouco desse tudo servirá a uma população de brava gente que tanto nos orgulha.

Expressando-se mal. Expressam-se muito mal os líderes e dirigentes do PDT do Ceará, quando anunciam a realização de uma limpeza em todos os Diretórios municipais, onde se encontram dissidentes apoiadores do senador Cid Gomes e do governo de Elmano de Freitas. De saída, já defenestraram Guilherme Bismarck (Aracati) e Jeová Mota, de Tamboril, que não perderam nada. Tais medidas, pelo visto, não deverão aumentar o tamanho do PDT que sobreviveu.

Mais federações. O ex-grande PSDB, e o decrescente PDT poderão chegar a um bom acordo para a formação de uma razoável federação partidária. Foi isso que discutiram o ex-senador Tasso Jereissati e o ex-ministro Ciro Gomes, tentando reativar uma das mais fortes alianças políticas do Ceará. Ao PDT e PSDB poderá ser também acrescentado o CIDADANIA.
Assustando Élcio. Ontem, 21, quando menos esperava, o vice-prefeito de Fortaleza Élcio Batista foi surpreendido pela invasão da sede da vice-Prefeitura, por centenas de pessoas, que se diziam integrantes do Movimento Sem Teto. A “visita” dos abandonados destinava-se a cobrar por novas moradias.
Mais apoio ao SUS. A titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Dra. Tânia Mara Coelho, assumiu a 1ª vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, cuja nova Diretoria tem como um de seus principais objetivos promoverem o máximo de ajuda ao SUS, cabendo a Mara a articulação de campanhas de ajuda a essa instituição que é referência mundial.
PSD em Maracanaú. Tendo em vista a não coligação com o prefeito Roberto Pessoas, em Maracanaú, o presidente estadual do PSD, Domingos Filho, partiu para uma candidatura própria do seu partido. Para essa disputa, ele optou pelo nome do empresário Bruno da Madeireira. Com este, são cinco pré-candidatos tentando abalar o domínio de Pessoa.
Casa da Mulher. Ontem, em Maranguape, a vice-governadora e Secretária da Mulher Cearense Jade Romero, inaugurou a 10ª Casa Municipal da Mulher, construída em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Trata-se de um projeto com tudo de melhor para oferecer apoio, saúde, abrigo e segurança para mulheres ameaçadas de violência.
O ITA é nosso. O governador Elmano anunciou ontem, a abertura de inscrições para o curso PreparaITA, destinado à estudantes de Fortaleza. O curso é grátis para quem tem menos de 17 anos, e cursa o 2º ano médio. A prioridade é para o aproveitamento de alunos das escolas da Rede Pública estadual.
Mais ENEL. Tem muita “conversa mole”, no que diz respeito às perdas pela má gestão no sistema estadual de energia elétrica. É o ponto de vista entre todos os deputados da Assembleia Legislativa. Essa situação se agrava quando se trata entender a permanência de uma empresa concessionária que não cumpre suas obrigações, permanecendo intocável.

“Para um governo que se propunha a revolucionar o Ceará, o consulado petista marcha em sentido contrário.” – Claudio Pinho, deputado estadual.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com