32 C°

quinta-feira, 13 de maio de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Cláudio Humberto

Brasil chega ao 100º dia com 40 milhões de doses

sexta-feira, 23 de abril 2021

Agora é oficial. No Brasil, o crime compensa!
Deputado Marcos Feliciano (Rep-SP), após o STF confirmar a suspeição de Sergio Moro

Acampanha nacional de vacinação contra covid chega nesta sexta-feira (23) ao 100º dia com o total de 40 milhões de doses aplicadas, marca que só foi atingida pelo elogiado Reino Unido no 125º dia. Ainda assim, o retrato dos primeiros cem dias mostra média de 400 mil doses diárias, o que não reflete o momento atual. Em franca aceleração, essa média já mais que dobrou nos últimos dias e chegou a 822 mil antes do feriado.

Na média dos ricos
Alemanha, França e Itália juntos têm população semelhante à do Brasil e levaram 101 dias para aplicar 40 milhões de doses em seus habitantes.

Meta para a vida
Com insumos e início da fabricação local, o Brasil tem tudo para ampliar o ritmo e aplicar mais 100 milhões de doses nos próximos cem dias.

Grandes produtores
EUA e China aplicaram 40 milhões de doses em menos de dois meses. A Índia, que começou a vacinar dois dias antes do Brasil, levou 64 dias.

Foco da preocupação
Apesar de ter aplicado mais de 130 milhões de doses, a Índia tem menos de 10% da população vacinada e sofre com recordes de casos e mortes.

Um lado
Jorge Kajuru ocupou as manchetes nacionais ao apresentar pedido para que o Senado analise o impeachment de Alexandre de Moraes (STF).

Outro lado
Também foi um grupo liderado pelo senador Kajuru que pediu ao STF para mandar o Senado ordenar a instalação da CPI da Covid.

Histórico
Kajuru era jornalista esportivo e ingressou na política no início da década passada. Foi eleito vereador em Goiânia em 2016 e senador, em 2018.

Biden roeu a corda
Joe Biden havia prometido retomar os compromissos dos Estados Unidos com o Acordo de Paris, mas ontem falou em reduzir apenas 28% das emissões de gases do efeito estufa até 2025, em relação a 2005. Bolsonaro manteve os 37% previstos no Acordo, atingindo 40% até 2030.

Melhora continua
A média diária de casos e mortes por covid no Brasil segue na tendência de queda. Segundo o Worldometer, óbitos caíram 19,6% desde o início do mês para 2.507 e os casos 20,8%, para 58.554, a menor em 50 dias.

Casa de enforcado
Mesmo que CPI no governo dos outros seja refresco, o governador de São Paulo, João Doria, tem evitado comentários sobre a CPI da Covid. É que ele terá de enfrentar duas: a CPI da Dersa, fonte de corrupção nos governos do PSDB em São Paulo, e a CPI dos Benefícios Fiscais.

Vacinação no palanque
Em Maceió, o prefeito JHC acusa o governo estadual de fazer política com vacinação. Ele teve de notificar a secretaria estadual de Saúde para receber vacinas do município. Maceió já vacinou todos os idosos.

Eficácia ignorada
Chefe da guerra à covid em São Paulo, João Gabbardo disse à Rádio Bandeirantes não saber a eficácia de apenas uma dose da AstraZeneca, também aplicada no Estado. É 76%. E sobe para 86% após a 2ª dose.

Lacrou, apareceu
Ex-ministra de Lula e proprietária do Rede, Marina Silva atribuiu ao “machismo” as referências a seu sumiço da cena política. Mas ontem ocupou o noticiário para criticar a fala de Bolsonaro na Cúpula do Clima.

Todos contra ele
Acusado de colocar a OAB a serviço dos seus interesses políticos, Felipe Santa Cruz vê uma incomum aliança de adversários contra ele, todos em defesa da advocacia. A eleição na entidade será em novembro.

Bom indício
O número de pessoas recuperadas voltou a superar as novas infecções por covid nos últimos dias, e isso se reflete em queda de 11,3% nos casos ativos desde o pico de 1,3 milhão do último dia 3. Agora, são 1,1 milhão, menor número de doentes ao mesmo tempo em um mês.

Perguntar não dá ideia
Após registrar o recorde mundial de 332.503 casos somente ontem, cinco vezes mais que o Brasil, a Índia terá também CPI da Covid?

Quando era deputado, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi abordado por um eleitor, na Câmara, que pediu para tirar uma foto com ele e depois desabafou: “Até que enfim o Zé Dirceu está pagando por tudo que fez com o senhor!” O ex-ministro da Coordenação Política do governo Lula ficou da cor da bandeira do partido ao qual era filiado. Deu um tapinha no ombro do fã e foi embora a passos largos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com