32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Ceará: Farmácia Popular promove o cuidado e prevenção para as mulheres

quarta-feira, 20 de março 2024

Com a colaboração de 15,2 mil farmácias engajadas e o repasse total de R$ 21,7 milhões, foram distribuídos mais de 43,6 milhões de absorventes, proporcionando dignidade e conforto a quem mais precisa. Só no Ceará, foram 5 milhões de absorventes distribuídos para 146,6 mulheres do estado. Desde o início da distribuição, em 17 de janeiro de 2024, o Programa Dignidade Menstrual já beneficiou mais de 1,1 milhão de mulheres, meninas e outras pessoas que menstruam em 3,5 mil municípios. O Programa Dignidade Menstrual vai além do fornecimento de produtos, sendo uma iniciativa abrangente que promove a saúde e os direitos daqueles que menstruam. Este programa é uma política dedicada à equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos. Suas estratégias incluem a qualificação e formação de agentes públicos, educação da população e oferta gratuita de absorventes higiênicos. Além disso, o programa visa enfrentar a desinformação e conscientizar sobre a menstruação como um fenômeno natural que merece acolhimento e cuidado. Essas ações coletivas visam não apenas fornecer produtos essenciais, mas também criar oportunidades para que todas as pessoas possam acessar espaços e direitos de maneira justa e sem restrições. Mais de 15 milhões de mulheres em todo o país acessaram o programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024. Elas representam 62% beneficiários do programa na retirada de medicamentos, gratuitos ou com coparticipação, e outros insumos como absorventes e fraldas geriátricas. Desde a retomada do programa, quando iniciou a distribuição de fármacos específicos para a saúde da mulher, em 7 de junho, mais de 404 mil mulheres tiveram acesso a remédios para osteoporose e anticoncepção. A dispensação desses dois tipos específicos chegou a 3,7 milhões de unidades. Dados do Programa Farmácia Popular também destacam o crescimento no fornecimento de medicamentos 100% gratuitos para as beneficiárias do Programa Bolsa Família após a retomada em junho de 2023. Cerca de 2,7 milhões de mulheres acessaram o programa em todo o país. Ao todo já foram retirados mais de 1 bilhão de medicamentos e fraldas geriátricas por esse público específico.

Humildade serena. O CEO do Fortaleza, Marcelo Paes, faz uma política administrativa de excelência no clube que levou a lugares inimagináveis em passado recente. Ele vem ao meio fio para falar da pedreira que será a próxima temporada internacional do futebol cearense. De cara,na Sulamericana o Fortaleza vai enfrentar o Boca Juniors, na Bomboneira, em Buenos Aires. Paes tem os pés no chão.

Resolução TSE 23.738/24.
Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação. O intervalo de 30 dias, iniciado em 7 de março, é chamado de janela partidária e está previsto na Lei.
Direito de mudança
A janela partidária dá aos políticos eleitos em eleições proporcionais o direito de realizar nova filiação. Ou seja, ela permite que vereadores e deputados troquem de partido sem perder os cargos atuais.
Deputado só
em 2026
Em 2024, somente vereadoras e vereadores poderão se valer da janela partidária. Já os deputados e deputadas deverão esperar até 2026 para que possam se beneficiar da regra que é só para quem está no final do mandato.
Trabalhando candidaturas
Lideranças dos principais municípios do Maciço de Baturité estiveram na sede do Republicanos Ceará, em Fortaleza, em agenda com o senador Chiquinho Feitosa, presidente do partido, e o deputado Audic Mota (MDB).
Em pauta…
A ação objetiva fortalecer a pré-candidatura de Chiquinho Feitosa ao Senado, em 2026. O encontro contou ainda com o empresário Isaac Vasconcelos, pré-candidato a prefeito de Aracoiaba; a pré-candidata à prefeitura de Guaramiranga, empresária Ynara Mota; e o atual prefeito de Baturité, Herberlh Mota, pré-candidato à reeleição.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com