32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Cerco quase fechado

segunda-feira, 18 de março 2024

O cerco montado pela Polícia federal, Ministério Público Federal, TSE e a Justiça Federal, em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro, se encontra quase fechado, tendo em vista as revelações vindas a público por militares das mais altas patentes, como resultado da decisão do ministro Alexandre de Morais, do STF, no sentido de que fosse levantado todo o sigilo dos depoimentos relacionados com uma denunciada tentativa de golpe de Estado nos momentos que antecederam e sucederam o pleito eleitoral de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado por Lula da Silva. A determinação do ministro Alexandre de Moraes, segundo ele, deveu-se à necessidade de levar à sociedade a imensa quantidade de revelações, que somaram centenas de horas de depoimentos em grande parte prestados por generais ex-ocupantes de pastas e de comandos da maior importância para a segurança e a paz social do país. Um simples resumo de tudo o que foi agora trazido a público, deixa patente a situação indefensável do ex-presidente, diante do empenho com que ele tentou conseguir junto aos generais consultados sobre medidas, atitudes e recursos legais para invalidar o pleito, e de barrar a posse do presidente eleito. A sociedade que respeita e admira a firmeza das Forças Armadas, aplaude a posição dos generais que, diante das atitudes de Bolsonaro, fecharam-lhe as portas a uma aventura criminosa contra a Nação, que poderia levá-lo à prisão. Junto a estas, ele jamais proporá esse tipo de traição, junto com a sua chusma de seguidores.

Solução para Caucaia. Funcionou como elemento-surpresa a resolução dos problemas e dúvidas relacionados com a sucessão municipal no município de Caucaia. Essa surpresa veio através do jornalista Waldemir Catanho, um dos maiores teóricos do PT-CE, e membro fiel da liderança da deputada Luizianne Lins. Ele foi confirmado pelo prefeito Vítor Valim, que garante comandar a campanha, além de contar também com o apoio de Lula, Camilo e Elmano, e poderá ter em mãos o segundo município mais importante do Ceará.

Inverno e safra. De acordo com orientação da Secretaria da Agricultura, os produtores rurais da agricultura familiar deverão receber ainda neste mês o desejado Seguro-Safra, que estará beneficiando 180 mil famílias. O empenho do Governo do Estado é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, conhecedor que o Ceará é referência no apoio a famílias de agricultores.
Filiações articuladas. Segundo as informações vindas do interior do Estado a respeito das novas filiações ao PSB, esse processo vem sendo colocado em prática numa perfeita articulação entre o senador Cid Gomes e o ministro Camilo Santana, para que não haja perdas nem para o PT, quanto para o PSB. Isso, tendo em vista que alguns políticos podem preferir a sigla socialista.
Desencanto de Perillo. Depois de aceitar o pesado desafio de tentar reorganizar as forças que restam do PSDB, o senador Marconi Perillo enfrenta um longo périplo por todos os Estados, reunindo-se com as lideranças tucanas. Para isso, passou dois no Ceará, onde, mesmo com o apoio do senador Tasso, ele teve e reconhecer as grandes dificuldades para cumprir a sua missão.
Exemplo do Delegado. Foi exemplar a decisão do TSE, no sentido de tornar inelegível por oito anos o suplente deputado Delegado Cavalcante, do PL bolsonarista. Como se vivesse na política do século passado, afirmou que se Bolsonaro não ganhasse No 1º turno ganharia bala. Segundo o TSE, foi assim que agiram muitos bolsonaristas, para intimidar seus adversários.
Praias ameaçadas. Empresários do comércio, turismo e setor hoteleiro preparam grandes manifestações a serem feitas contra a maneira como algumas das praias mais importantes estão tendo a sua conservação ameaçada. Como exemplo, eles destacam o caso das praias do Parque Nacional de Jericoacoara, de prestígio internacional, que sofrem os efeitos do abandono.
Conquistando aliados. Em perfeita harmonia com o presidente do PSB, Eudoro Santana, o senador Cid Gomes realiza a maior quantidade de filiações partidárias na atual pré-campanha eleitoral. Vale destacar que, conforme ele tem destacado, não há nenhum empenho para a invasão de partidos aliados, donde se conclui que as maiores perdas mesmo deverão ser para o seu ex-partido, o PDT.
Sucessão em Juazeiro. Depois de algumas tentativas de aliar ao prefeito Glêdson Bezerra, o deputado Fernando Santana (PT), a situação mudou, depois que este foi acusado pelo prefeito de ser culpado por medidas tomadas contra ele. Sendo assim, está marcado para abril o lançamento, em Juazeiro do Norte, ato de pré-lançamento da candidatura do deputado, que ganha terreno.
Segundo turno. A eleição de outubro poderá ter a estreia de cidade do interior com a realização de dois turnos. Isso poderá ocorrer a se confirmar que os eleitorados e Caucaia e de Juazeiro do Norte poderão alcançar e superar os 200 mil leitores. Por conta disso, vai disparar a ação de lideranças e cabos eleitorais empenhados por mais eleitores, encarecendo os votos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com