32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Nacional

Com quase 50 mil casos de dengue; Rio de Janeiro decreta epidemia

quarta-feira, 21 de fevereiro 2024

Com o número de casos 20 vezes maior do que o esperado, o governador do Rio De Janeiro, Cláudio Castro, decretou nesta quarta (21) epidemia de dengue no estado. Desde o início do ano, 49.405 pessoas foram infectadas e quatro pessoas morreram. 

Foto: Reprodução

Diante deste cenário epidemiológico, o governo criou um Centro de Operações de Emergência (COEs) Dengue, com o objetivo de agilizar estratégias de combate à doença. O foco agora é unir todos os setores de saúde, principalmente a Vigilância Sanitária e dar uma resposta imediata a todos os municípios. Algumas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) municipais e estaduais, terão ampliação de salas de hidratação, 22 no total.

“Nunca trabalhamos com tamanha projeção [de dengue]. Por isso, instalamos o COEs. As equipes de vigilância, assistência e comunicação vão agir contra a dengue. Sabemos que temos um aumento da dengue. Todos os municípios estão em contato e se eles pediriam assistência, vamos no local para enfrentar esse momento difícil nas próximas 6 a 10 semanas. Esse será o período que temos que ficar muito atento”, declarou a secretária de Saúde do RJ, Cláudia Mello.

Ampliação e treinamento dos Profissionais

Castro afirmou que devido à alta incidência da doença, irá reforçar o número de médicos e enfermeiros nas 27 UPAs da rede.

“Na outra quinta-feira, vou chamar todos os prefeitos e seus secretários de Saúde para podermos ter uma reunião de avaliação de atendimento, para que possamos dar a mesma oportunidade de tratamento para a população do RJ”, disse o governador.

O governo também informou que capacitará médicos e enfermeiros para facilitar o diagnóstico da dengue.

Até o momento, cerca de 1.639 profissionais já estão inscritos na plataforma de educação digital da saúde. Acontecerá uma qualificação on-line para todas as redes de saúde, inclusive a privada.

Os sintomas da doença são febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele.

Mais conteúdo sobre:

Dengue epidemia de dengue Rio de Janeiro

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com