32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Comportamento de moleques

sexta-feira, 14 de junho 2024

Em todos os Regimentos Internos de algum tipo de Poder Constituído estão explícitas as regras pelas quais se devem comportar ao representantes da sociedade que para ali foram eleitos e estão empossados. De acordo com insistentes informações sobre o comportamento de vários membros da Câmara dos Deputados, vêm ocorrendo naquela Casa cenas revoltantes vividas por deputados para quem o decoro parlamentar não parece ser comportamento de quem está no dever de se comportar com a decência que o cargo exige. Num parlamento em que os ocupantes deveriam mostrar educação e respeito pelas regras parlamentares foram registradas cenas dignas de terreiros de prostíbulos de ponta de rua. Diante dessa situação, o presidente da Câmara Arthur Lira pôs em pauta Projeto de Lei segundo o qual é dado à Mesa Diretora pode para suspender por seis meses os deputados que, segundo ele “não se comportarem com um mínimo de respeito e decoro”. Segundo o jornalista Ricardo Noblat, da Metropolitan, corremos até risco de ver repetidas cenas dos tempos do deputado Tenório Cavalcante, da UDN, que leva para o Plenário uma metralhadora, que chamava de “Lurdinha”, e do senador Arnon de Mello, que fuzilou um colega numa sessão do Plenário. O PL em questão, tem como relator o deputado Domingos Neto (PSD), e representa uma saída para impedir que o Plenário da Câmara venha a se transformar em reduto de moleques armados.

E Beto candidato?. A inauguração da nova sede do MDB de Fortaleza, no Auditório Dr. Carlos Alberto Studart, Torre Norte, foi transformada em evento político relacionado com o pleito municipal de Fortaleza. Com as presenças do deputado Eunício Oliveira, presidente estadual da sigla, da vice-governadora Jade, e do deputado Evandro Leitão, entre outros, o partido pretende uma boa atuação em outubro. E, por falar em Studart, pergunta-se como anda uma possível candidatura de Beto?

Batendo na mesa. O deputado José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara dos deputados, não esgotou o repertório de rigorosas críticas ao seu partido, assim como à situação em que encontra o governo do presidente Lula. As críticas, dessa vez, pesaram sobre os partidos tidos como aliados do Governo, que, para ele, dizem ser do governo, mas, sem compromisso para aliviar as dificuldades.
Sem condições. Na ALECE, o deputado Queiroz Filho (PDT)um dos mais atualizados sobre Educação fez pesadas críticas à questão da entrega do terreno do Edifício à UFC para ser ali implantado um grande projeto. Para ele, é malvadeza colocar esse espaço a uma Universidade que enfrenta grande crise financeira. A não ser que o Planalto equacione essa crise.
Apoio da FIEC. O presidente da FIEC Ricardo Cavalcante, mostra entusiasmo com o projeto Ceará Sem fome + Mais Qualificação e Renda lançado pelo governador Elmano, Diante disso, ele assegura parceria total da entidade industrial ao que ele diz tratar-se de projeto gigantesco, que além de alimentação ainda busca garantia de empregos para pessoas
Sucesso na Feira. O Ceará é uma das presenças mais destacadas e atrativas da Naturaltech, a mais importante de Produtos Naturais da América Latina. O “stand” do Ceará tem sido destaque, por conta da exibição de produtos de exclusividade nossa, como cajuína e demais produtos produzidos de cajá. Presentes ali 10 Cooperativas Agrícolas Familiares.
Mais policiais. Pegou bem, para a sociedade cearense, a informação de que haverá na próxima semana, em ação mais 1.100 Policiais Militares preparados em ação, o que deverá se repetir até mais de uma vez ainda neste ano. A novidade na colocação desse efetivos policiais em ação, é que a prioridade da presença deles deverá ser para a capital, assim como para os municípios da RMF.
Direita desunida. Crescem cada vez mais na ALECE, as barragens políticas entre parlamentares da bancada de oposição aos governos de Elmano e Lula. O exemplo mais claro é o isolamento dos deputados Reginauro e Felipe Mota, da UB, em relação ao deputado-Pastor Alcides, pai do deputado André, cujo alvo mais visível é “minar” o pré-candidato Wagner, do PL.
Mulheres em minoria. Está dando na vista a das lideranças femininas do nosso Estado a situação de minoria delas nas escolhas para papéis importantes. Exemplo é o caso da escolha do futuro desembargados da cota do Ministério Público cujo nome deverá sair na lista tríplice a ser escolhida de uma lista sêxtupla, da qual faz parte apenas a procuradora Luzanira Formiga.
Desfazendo boatos. Segundo o vereador Gardel Rolim (PT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, não existe o mínimo fundamento em boatos espalhados por adversários do prefeito Sarto, segundo os quais não estaria ainda sido confirmada a candidatura de Sarto à reeleição. Exatamente em sentido contrário, ele assegura que o atual prefeito tem lugar certo no 2º turno eleitoral.

“Muitos políticos, se comparados a ratos pode ser uma injustiça, já que entre os roedores há muitas espécies que não roubam a comida de ninguém”. Deputado João Frederico, de Sobral.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com