32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Antonio Viana

Concurso para a Seplag

quarta-feira, 24 de abril 2024

O Governo do Ceará acaba de anunciar a realização de concurso público com 52 vagas para Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Isso mesmo. O governador Elmano de Freitas anunciou concurso público com 52 vagas de nível superior para a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag). A informação foi divulgada, durante a conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, na quarta-feira, 17 de abril. Serão 30 vagas para analistas de Gestão Pública, divididas em 4 áreas: Ciência da Computação ou afins na área da Tecnologia da Informação e Comunicação; e Contabilidade; e 22 vagas para Analista de Planejamento e Orçamento. O edital será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado (DOE). Todas as informações referentes ao concurso público da Seplag e a outros certames do Governo do Ceará podem ser obtidas por meio do Portal de Concursos da Seplag(concursos.seplag.ce.gov.br).

Finanças sustentáveis
A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, a Aecipp anunciou para esta quarta-feira, 24/04, no Carmel Cumbuco Resort, o evento “ Finanças Sustentáveis no Ceará: Rumo a um Futuro Responsável.

Importante saber
O empreendimento vai focar nos benefícios, incentivos e investimentos verdes para empresas do Ciop. A iniciativa deverá contar com palestrantes dos bancos BTG e BNB, de empresas mediadoras especializada em finanças, associadas à Aecipp. De acordo com as informações divulgadas, o evento é restrito para convidados, tendo como público-alvo: CEOs, CFOs e presidentes.

Bibliotecas escolares
Um forte incentivo partido de uma ação concreta para expansão do número de bibliotecas escolares no Brasil é o que trata a Lei 12.244/2010, da universalização dessas unidades nas instituições brasileiras de ensino. O instrumento legal foi ampliado pelo Congresso Nacional, que criou o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares.

Outros aspectos
O modelo vai possibilitar também somar aos espaços de democratização da informação outras finalidades, como por exemplo, o encontro de lazer e suporte às comunidades. Destaque-se que, a versão atualizada foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada semana passada no Diário Oficial da União.

Ainda mais
Conforme a versão atualizada, a rede de bibliotecas escolares deverá ser amplamente melhorada para também funcionar como centros de ação cultural e educacional. A ideia é definir um acervo mínimo de livros e materiais de ensino para os espaços, além de uma política de organização, funcionamento e preservação desses bens.

Universalização
É bom destacar ainda que outro objetivo da recente medida é integrar e articular a rede nacional por Internet e cadastro das bibliotecas no sistema de ensino. Também foi determinado que haja um esforço para a universalização das bibliotecas em ambientes escolares de todos os estados e municípios brasileiros.

Jovens empresários
Prevista para esta quarta-feira, 24/04, a cerimônia de posse de Lucas de Melo Oliveira, empreendedor no ramo de energia solar, como novo coordenador-geral da Associações dos Jovens Empresários do Ceará (AJE). A solenidade está programada para as 18h30min, na sede da Fiec, devendo reunir a nova direção da entidade, que tem como coordenador administrativo e financeiro David Leitão Capelo; Thiago Garcia Guimarães Lima (estudos e pesquisas); Bárbara Letícia de Albuquerque Coelho (integração), Germano Botelho Belchior Filho, setor de eventos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com