32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Desabafo mágoas e inconformismo

quarta-feira, 01 de maio 2024

A derrota de Luizianne Lins no processo petista para a Prefeitura de Fortaleza poderá sair muito mais caro do que poderiam avaliar os mais experientes líderes do PT. Isso, em consequência da sua indignação agravando mágoas já existentes com Camilo Santana, Elmano de Freitas, assim como ao deputado José Guimarães, representante de Lula que nunca gostou dela. Em relação a Guimarães, o mínimo que ela ameaça será “melar” a candidatura dele ao Senado Federal. Quanto a Camilo, garante que derrotará ele ou o seu candidato ao Palácio da Abolição. No caso do deputado Evandro Leitão, o “castigo” será não apoiá-lo à Prefeitura da capital, dedicando todo o seu empenho à candidatura do grande amigo e eterno aliado Waldemir Catanho, na disputa pela Prefeitura de Caucaia. Não se pode condenar Luizianne pela sua reação a decisões de quem ela esperava apoio, ou pelo menos respeito ao seu histórico no partido. Por outro lado, não deixa de causar estranheza à maneira como ela ameaça derrubar petistas como se estes fossem apenas oportunistas na conquista de suas posições, como no caso de Camilo, Elmano e José Guimarães. Ao jogar farofa no ventilador sem poupar ninguém da cúpula, ela poderá ser acusada de ter iniciado o desmonte da solidez do PT. O seu caso será um exemplo jamais esquecido.

Lula com ministros. Depois de convencido de que os obstáculos hoje enfrentados não poderiam ser superados apenas com a sua própria força, o presidente Lula passa a discutir com os seus ministros as soluções buscadas junto ao Congresso Nacional. O clima está azedo depois dos acontecimentos patrocinados pelo presidente do Senado Federal, cancelando um jantar convocado para pacificar ânimos.

Medalha maior. Sexta-feira, 03, o governador Elmano de Freitas estará conferindo em solenidade na ALECE, a Medalha da Abolição ao ministro Camilo Santana, jornalista Lira Neto, Igreja de Canindé, bispo resignatário D. Edmilson, e ao fotógrafo, repórter e produtor cinematográfico Luís Carlos Barreto.
Montando campanha. Ontem, em Brasília, o candidato do PT à PMF, o ministro Camilo, o deputado José Guimarães e a Secretária de Articulação Política, Augusta Brito, estiveram reunidos com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Montagem da campanha em Fortaleza e data da abertura do “envelope” com o nome do candidato a vice na chapa de Evandro Leitão. Essa panela vai ferver mais um pouquinho.
Não cabem três. Os partidos de oposição de Fortaleza consultando o próprio umbigo consideram que não cabem três candidatos da direita na disputa de outubro. O senador Eduardo Girão e o deputado André Fernandes oferecem descartar o capitão Wagner: acham que ele “já deu o que tinha de dar”.
Par ou ímpar. A oferta de Girão e André, por mais que generosa pra eles, é para ficar com os votos do Capitão. Poderiam ser mais éticos, propondo um “par ou ímpar” para identificar quem deve abandonar a disputa. Por enquanto se cuidem. O Capitão tem um bom “recall” e continua à frente dos dois nas pesquisas internas.
Acordo TRE-Seduc. Preocupada com a ameaça de jovens com menos de 18 anos perderem suas vagas nas universidades à falta do Título Eleitoral, a Secretaria de Educação e o TRE deverão instalar pontos de atendimento em locais a serem informados pela Justiça Eleitoral e a pasta da Educação.
Apoio dos Promotores. O TRE-CE teve reunião com todos os membros da Justiça eleitoral, para convocar todos os promotores de Justiça para melhorar a assistência às comarcas com mais de três Zonas Eleitorais. Desta forma seria evitada a continuidade da sobrecarga de trabalho para os juízes eleitorais em todo o Estado.Franzé Moraes será homenageado por seus amigos de confraria na comemoração do seu aniversário sexta-feira próxima no restaurante Tio Armênio do Rio Mar. Uma festança organizada pelo ex-deputado Pinheiro Landim.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com