32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Despedida de Dino

quarta-feira, 21 de fevereiro 2024

O ex-ministro da Justiça, Flávio Dino, preferiu que a sua despedida do Senado Federal fosse um evento infinitamente mais marcante. Por conta disso deu início à “contagem” para encerrar a sua carreira política com a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional devastadora para magistrados e militares envolvidos em atos delituosos graves. A PEC para a qual tinha ontem as 27 assinaturas exigidas para a tramitação da matéria, determina o fim de aposentadorias compulsórias com todas as vantagens do cargo, mamata que concedia a magistrados e militares continuarem recebendo salários normais em casos de prevaricação. Trata-se de um escárnio, um escândalo para as Forças Armadas e Justiça Brasileira perante o mundo. Segundo Flávio Dino, a sociedade não pode continuar assistindo a juízes vendedores de sentenças, nem militares impatriotas e corruptos continuarem fazendo parte do serviço público depois de serem expulsos, ou que mortos sejam confundidos com expulsos, fabricando-se as “viúvas de maridos vivos”, prática habitual de militares que reflete a premiação da Justiça para afastar servidores corruptos dos seus quadros.

Dupla dinâmica. Sem publicidade e alarde, Camilo Santana e Cid Gomes, mostram-se estrategista da montagem do restabelecimento do grupo governista para o pleito deste ano, como preparo para os pleitos seguintes. Ambos já contabilizam uma aliança de 12 partidos, a participação de 164 prefeitos, 37 deputados estaduais, 18 federais e várias centenas de vereadores. A arte de manter tudo isso unido será deles.

Interesse de todos. O senado votou finalmente uma matéria que coloca ponto final numa das leis mais prejudiciais à sociedade brasileira, ou seja, aquela que premia com “saidinhas humanitárias” todos os tipos de criminosos e inimigos públicos. Depois de mostrados incontáveis casos de bandidos aproveitarem as saidinhas para delinquir novamente.
Ceará versus Piauí. Ontem, 20, aconteceu, no Museu da Imagem e do Som, a apresentação dos resultados do IPECE e da Alditec, do processo limítrofe do Piauí contra o Ceará, por conta de vasta área cearense de que aquele estado pretende se apossar. Todos os dados apontam para o direito do Ceará.
Defesa da mulher. Tramitam na Assembleia Legislativa projetos de autoria da deputada Jô Farias (PT) contra crimes de violência obstétrica, com duas punições para os responsáveis por eles. Segundo a parlamentar, são incontáveis os casos de morte, lesão sexual pélvica e psicológica de mães e, muitas vezes, extensivas às crianças nascituras.
Jogando pesado. Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo, deu entrada a Projeto de Lei que amplia as responsabilidades da ENEL em suas falhas de funcionamento. Para que os consumidores estejam sempre informados, a ENEL está na obrigação de explicar os motivos das falhas e com que tempo serão superadas.
Dever de todos. Por ocasião da entrega de equipamentos que ampliam em 30% a capacidade do Ceará Sem Fome, o deputado Evandro Leitão aproveitou para destacar as ações que vêm sendo proporcionadas para esse fim. “Aprendi que programas de combater a fome, é dever de todos.”
Campeão das secretas. Conforme o Mirante Parlamentar, o Ceará não tem nenhum campeão para as Olimpíadas de Paris-2024, mas, tem o campeão absoluto de liberação de gordas verbas do mal-amado Orçamento Secreto. Trata-se do deputado Domingos Neto (PSD), que conseguiu R$ 103 milhões para distribuir em suas bases eleitorais.
Mais medalhas. Não ficam por aí as conquistas de deputados cearenses em matéria de aproveitamento dos muitos milhões do Orçamento Secreto. Depois do competente Domingos Filho, são pela ordem “medalha de prata” e “medalha de bronze” o ex-deputado Genecias e o deputado Júnior Mano.
PROCON em cena. Com atraso diante do acúmulo de falhas clamorosas, o PROCON da Alece entrou em cena para a cobrança de multas decorrentes de perdas de consumidores mais pobres. As pessoas ou entidades prejudicadas devem buscar o Procon munidas de comprovante dos prejuízos por elas sofridos.

“Israel tem se aproveitado das declarações de Lula como biombo para esconder o avanço do genocídio na faixa de Gaza.” fm.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com