32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Dirceu pré-lança Camilo

sexta-feira, 03 de maio 2024

Camilo Santana é o nome do PT para a presidência da República após a Era Lula. Em resumo, foi uma das declarações políticas à imprensa, feita pelo polêmico ex-ministro da Casa Civil, no primeiro mandato presidencial de Lula da Silva. Para alguns observadores, a presença e Zé Dirceu durante uma pré-campanha eleitoral de Fortaleza não é mais surpresa. Dessa vez, embora ele insistisse tratar-se apenas de uma visita a amigos, o que se viu foi ele “adiantar o serviço” em relação ao pleito presidencial de 2026. Entre outras revelações dele, uma das mais importantes aquela de que ele concorda abertamente com aqueles que julgam já ser tempo de uma renovação humana e de princípios do PT. Isso, pelo visto, justificaria a sua declaração de apoio para o ex-governador e agora ministro Camilo que, na sua visão tem se mostrado muito seguro numa pasta com as complicações da Educação, sobre a qual pesa,mais do que nunca a formação de uma juventude sobre a qual, mais do que nunca, recai o peso de um Brasil gigante. Ainda sobre as declarações de Zé Dirceu, uma delas pode ter causado algum espanto aos petistas mais lulistas, ou seja, a de que Camilo estaria pronto para governar o Brasil depois da Era Lula. A grande dúvida sobre as palavras de Zé Dirceu é se ele estaria o fim da Era Lula para antes ou depois da eleição presidencial de 2026. Isso, tendo-se em vista as demonstrações de cansaço do presidente, ante as dificuldades de conduzir um governo minoritário no Congresso Nacional.

Urgências da Ibiapaba. Um trabalho de mobilização das maiores liderança e instituições do Planalto da Ibiapaba deverá promover no segundo semestre um evento liderado por Prefeituras, CDL, Maçonaria, Lions Clubes, Câmaras Municipais e associações de classe, no sentido de cobrar, ao vivo, de deputados ali votados, assim como de representantes do Governo Estadual visando cobrar urgência no sentido de mais segurança e mais equipamentos de Saúde, assim como apoio ao agronegócio.

Satisfação. Em meio a todos os problemas a serem superados pelo seu Governo, o chefe do Executivo Elmano de Freitas mostrava ter motivos para comemorar. Isso, por conta dos avanços crescentes do Ceará na geração de empregos, ao mesmo tempo em destaca a erradicação da febre aftosa, que abrirá as portas para a nossa carne bovina, por conta de todas as nações importadoras.
Atropelo. Lideranças de partidos aliados políticos interioranos do PT não escondem o espanto com a maneira como o PT, para lançar candidatos a toro e à direita, simplesmente atropela esses aliados, sem ao menos consultá-los. Para eles, a continua essa política, o PT poderá correr o sério risco de vencer apenas em municípios do Cariri, onde tem bastante base.
Jogo pesado do PSB. O PSB de Fortaleza não disfarça no sentido de que pretende jogar bastante pesado, visando eleger uma boa e seleta bancada na Câmara Municipal. Para isso, deva se utilizar de puxadores de voto “da pesada”, como Leo Couto, herdeiro de Zé Maria Couto, assim como de Igor Pinho, que é filho do ex-secretário da Casa Civil de CID, e de Turismo de Fortaleza.
“Fartura” de CPI. A decisão do vereador Gardel Rolim (PDT), presidente da Câmara Municipal, no sentido da abertura simultânea de nada menos do que três CPIs, em pleno período eleitoral. Os temas serão ENEL, Cagece, Aplicativo de Uber e Ifood. Um dos alvos, segundo vereadores governistas, deverá ser criar complicações para adversários, principalmente Wagner (UB).
Prestígio de Idilvan. Prestigiado presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, o deputado Idilvan Alencar (PDT) coordenou audiência da Reitoria da UFC, com a presença de servidores técnico-administrativos, que batalham por melhores salários. No evento foi lembrado que, por problemas dessa natureza, técnicos competentes têm migrado para outros países.
O problema é outro. Cada vez mais, a ENEL consegue engrossar a fileira de falhas e de polêmicas em relação à sua atuação. Segundo o deputado Júlio César (PT), uma das mais rentes informações sobre a montanha de dinheiro que a empresa arrecada, não é para aplicar no Brasil, mas, sim para o pagamento de dívidas estratosféricas em países da Europa.
Problemas do PT. Segundo reconhecem alguns petistas mais sensatos, o partido deverá necessitar da presença do comando nacional, tendo como objetivo resolver sérios problemas existentes em cidades importantes como Iguatu, Caucaia, Sobral, Sertão Central, Região dos Inhamuns, Limoeiro, Canindé e outras. Os problemas maiores estão na posição do partido nas chapas a serem apresentadas.
Medida de referência. Hoje, no Parque D. Aloísio, o governador Elmano, e o deputado Célio Studart (PSD) titular da Secretaria de Proteção Animal, inauguram a primeira unidade médica veterinária do Nordeste, um equipamento de grande modernidade para atendimento a milhares de “pets”. A unidade demorará duas semanas em cada bairro, e será a primeira de outras que virão.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com