32 C°

terça-feira, 30 de novembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Dissimulação de Kicis

No governo de Jair Bolsonaro, a Câmara dos Deputados e a devoção de fanáticos misturando simulação e hipocrisia, tem sido o trivial. A deputada Bia Kicis vem se notabilizando por aperfeiçoar proposituras capaz de ampliar os poderes do chefe do governo. Sabendo que Bolsonaro deseja fragilizar o STF ela conseguiu da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a aprovação da polêmica PEC 159/19, reduzindo de 75 para 70 anos a idade da aposentadoria no STF, dando ao presidente a chance de nomear mais dois ministros no último ano do seu mandato. Ela nega que se trate de retaliação contra a Corte Suprema por suspender o imoral “orçamento secreto”. Não consegue, desmentir, no entanto, que a aprovação da proposta pelo Plenário dará a Bolsonaro, em vez de apenas 06 ministros para o TCU, TSE e STJ, 20 novos titulares em todas as cortes. Após a manobra marota da deputada brasiliense, resta ao Senado Federal se manifestar sobre a admissibilidade da PEC dos precatórios para assegurar os recursos necessários a implantação de programas indispensáveis a materialização de uma outra proposta marota, tonificando o Bolsa Família, presente de Lula a população de baixa renda do pais.

Freio nas mentiras. Para o deputado Elmano Freitas, é sagrado o direito de parlamentares fazerem oposição, mas torna-se, necessário dar-se um freio no direito de mentir. Como exemplo recente, ele destaca o que foi declarado pelo deputado Delegado Cavalcante em São Benedito, que foi Bolsonaro quem liberou R$ 10 milhões para o teleférico de Ubajara, quando os recursos foram do Governo do Estado.

E agora, Eunício?. Continua a perigo o barco do ex-senador Eunício Oliveira, no seu empenho por uma aliança com os rebeldes do PT, ou com o bolsonarismo. Entre casos de indisciplina, o prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques e o vice, seu sobrinho Rafael, abandonando o deputado Leonardo Araújo, do PMB, para ficar com Roberto Cláudio, do PDT.

Rede modernizada. Aprovada ontem, pela Assembleia Legislativa PL autorizando a contratação de empréstimo internacional, com o BID, de US$ 150 milhões, destinado à ampliação e modernização da rede viária do estado, para irrigar o turismo e abastecer o desenvolvimento econômico.

Mais saúde. Hoje, 25, em Limoeiro do Norte, Camilo Santana fará a entrega oficial do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, o quarto da rede de grandes hospitais regionais, que coloca o govenador no pódio dos gestores que mais têm zelado pela saúde da população.

Violência na Ibiapaba. Tendo em vista a guerra de facções criminosas, que chega até ao antes tranquilo Planalto da Ibiapaba, a SSPDS e o comando da PM têm autorização do Governo do Estado para aumentar a presença do CPRaio naquela região, a começar por Ipú.

TSE. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE acerta ao tomar providências severas em relação a redes sociais com sede fora do país, fazendo prognósticos sobre à eleição de 2022. Cartas rogatórias serão enviadas a todos os governos de países sedes desses serviços.

“Não existe erro mais crasso para um presidente do que tentar subjugar outros poderes, principalmente o Judiciário, sem o qual nada funciona com legitimidade. ”
Pedro Simon, ex-senador gaúcho.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com