32 C°

terça-feira, 30 de novembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Duas pedras de gelo, por favor!

Valho-me da opinião de um jovem, velho apaixonado por políticas, mister que lhe destina o dia a dia da vida inteira. O advogado Fabrício Moreira, a meu pedido, permite que utilizemos seu texto nesta cabeça de coluna, pelo valor de uma opinião sem paixões e bastante conhecimento. “Estamos a praticamente um ano das eleições estaduais onde os eleitores cearenses terão à oportunidade, nas urnas, de eleger um Governador; um Vice-Governador; um Senador da República; 46 Deputados Estaduais e 22 parlamentares à Câmara Federal.

Porém, esquecendo aquela máxima de que as nuvens mudam de posições em segundos, já existe uma campanha eleitoral totalmente antecipada ao Governo do Estado do Ceará à sucessão de Camilo Santana, igualmente, todos os pré-candidatos aos cargos proporcionais já circulam a cata dos votos da capital aos no ssos sertões. Os partidos utilizam as redes sociais como se estivéssemos no “Dia D” marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o exercício democrático do voto. Os líderes políticos e os cabos eleitorais disputam em cada quadrante do Ceará o apoiamento de prefeitos, vereadores e de lideranças políticas e comunitárias que possam garantir suas eleições em 2022. Estranhamente, os palpiteiros listam a um ano do pleito os eleitos, os suplentes com maiores densidades eleitorais e, até aqueles, que não têm chances alguma no certame.

Camilo Santana, segundo os debates de centenas de grupos de WhatsApp, deve ser o Senador da República eleito pelo Ceará, quiçá o mais votado da história por seu trabalho cotidiano e grande desempenho à frente do Governo do Estado, bem como, por sua extraordinária popularidade. Assiste ra zão quem afirma isso de A a Z. Para o Palácio da Abolição existem vários nomes e o partido majoritário no Estado, no caso o PDT, aposta publicamente nos nomes de Roberto Cláudio, Mauro Filho, Evandro Leitão, Izolda Cela e, ao mesmo tempo, nos bastidores dizem que o Senador Cid Gomes é o único nome pra valer e vencer o pleito de verdade. Lembrem-se, há oito anos, os muitos nomes citados não foram escolhidos. Restou pro Camilo Santana quando estava cortando o cabelo num shopping da capital de José de Alencar e de Iracema dos lábios de mel, a indicação ao pleito e que foi, de fato, eleito Governador do Ceará.

Essa peleja vai longe. Os “Cavalos Paraguaios” estão empolgados, mas esquecem que ainda precisam de muita água, comida e sol pra ficarem fortalecidos com Vitamina D pra enfrentarem as eleições e suas adversid ades. No mais, não se sabe ainda a importância que a eleição presidencial, tão confusa como as estaduais, pode influenciar nessas bandas do Ceará. Afinal, tudo pode acontecer, inclusive nada!
E para o calor das eleições e do nosso semiárido nordestino, nada melhor do que pedra de gelo; por favor!

Festejando. A Prefeita Laís Nunes, da tricentenária Icó, festeja com a ´população da terra dela, as últimas conquistas de seu prestígio junto ao Governo do Ceará. 30 mil metros quadrados de asfalto para bairros carentes da cidade, dezenas de poços profundos em regiões secas, calçamento intertravado e iluminação pública internalizada na região do entorno do Largo do Theberg, o sítio histórico mais preservado do Estado.

Pesquisa
A primeira pesquisa levantada pelo Ponteio Política(?) sobre a disputa presidencial em 2022, indica que o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) tem 11% das intenções de voto, ficando atrás do ex-presidente Lula (PT), com 37%.

Esquisito, muito esquisito
Logo em seguida, aparece Jair Bolsonaro (sem partido), com 24%. Ciro Gomes (PDT) aponta 8%. O estudo foi feito com mil entrevistados em todo o País entre os dias 16 e 18 de novembro. Esta foi a primeira pesquisa feita após a filiação de Moro ao Podemos.

Devo, não nego…
De 23 a 27 de novembro, seis capitais do país recebem uma grande estrutura física para atender o público e possibilitar a renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a até 99%.

Cá pra nós
No Ceará, a tenda está localizada em Fortaleza, na Praça do Ferreira. Com atendimento das 8h às 20h, o local possibilita que os consumidores consultem os acordos disponíveis em seu CPF. Pago quando puder.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com