32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

…e se…

terça-feira, 02 de abril 2024

Tem um soneto antigo, do Pe.Antônio Thomaz que fala de vida. No começo vem assim… “Quando partimos no verdor dos anos, Da vida pela estrada florescente, as esperanças vão conosco à frente, E vão ficando atrás os desenganos. Lá nos últimos versos, Thomaz inverte o quadro… Eis que chega a velhice, de repente, Desfazendo ilusões, matando enganos. Então, nós enxergamos, claramente, Como a existência é rápida e falaz, E vemos que sucede exatamente, O contrário dos tempos de rapaz:- Os desenganos vão conosco à frente, E as esperanças vão ficando atrás”. Como os versos vêm à memória, posso estar errado, mas o sentido é esse; um Contraste. Nessa vida nossa de testemunha da história, vimos como as coisas caminham e não adianta fugir dessa realidade, com respeito às contradições e desenganos. Tudo isso pra chegar na sucessão de Sobral. Ivo Gomes deixa a Prefeitura. Até aqui sem um nome formal para disputar seu lugar. Só que a história nos remete a nomes interessantes que poucos cogitam e raros imaginam. Agora pare e pense comigo; teria sentido Izolda Cela, depois de governar o Ceará, ser cabeça de chave no Planalto cópilota de um Ministério como o da educação, ser candidata a Prefeita de Sobral? Nenhum dos dois personagens, Sobral e Izolda serão aí diminuídos, mas as missões dela, hoje, são enormes. As responsabilidades com a juventude, a educação nacional pulam as cercas dos valores. Aí surge o nome da menina dela, a Luiza. A Luiza Cela tem o pique da mãe, os valores sociais do pai, a cultura que a levou à pasta da cultura do Estado. Então, o que se pergunta baixinho é; motivos quais não chamar Luiza pro lugar que foi do pai e agora é do amigo Ivo? É uma viagem? É! O torresmo do Demerval tá ouvindo a conversa. Festina Lente, tá escrito na bodega do seu Lau, na Palestina da Meruoca.

Ele não sabe, ainda, o que quer. No ato em que formalizou a sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, disse que ainda não tem apoio a nenhum candidato à sua sucessão, mas que em julho deve discutir e apresentar um nome. “Em julho discutiremos e apresentaremos um nome”, declarou o gestor.

Só pra elas
A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, inaugurou a primeira Estação da Mulher, localizada na estação Parangaba da Linha do Sul do Metrofor, em Fortaleza.
Os festeiros
O secretário da Infraestrutura do Ceará, Antônio Nei de Sousa, e o diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Plínio Saboya, também participaram da solenidade, além de outras autoridades.
Luz do sol
Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o estado do Ceará ultrapassou 78 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos.
R$1,1 bi de impostos
Hoje são 885,8 megawatts em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.Desde 2012, a geração própria proporcionou ao Ceará R$ 4,4 bilhões em investimentos e geração de mais de 26,5 mil empregos.
Desagrado
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), protocolou um projeto de lei com novas regras para a desoneração da folha salarial, contemplando, os municípios com até 50 mil habitantes.
Quem ganha hoje
Hoje, a lei beneficia as cidades com até 156 mil moradores. O texto prevê que a contribuição para o INSS seja de 14% em 2024, 16% em 2025 e 18% em 2026.
Macaco velho com mão na cumbuca
As projeções apontam, com base nessa proposta, que o benefício alcançaria 2 mil e 500 municípios, que representam 45% de todas as cidades do país. Atualmente, são 5.367 cidades contempladas com a alíquota previdenciária de 8%.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com