32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Educação intocável

quinta-feira, 20 de junho 2024

Para o ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, é objetivo do presidente Lula não prejudicar o povo no seu objetivo de promover cortes nos gastos governamentais, a Educação deve ser respeitada como o setor mais infenso a esses cortes, mesmo que sejam destinados ao cumprimento de metas fiscais. As declarações de Camilo são feitas, mesmo que haja boatos de que as medidas para cumprir os objetivos fiscais deverão mexer com todas as pastas. Isso, segundo Camilo, é inadmissível tendo em vista que o Brasil é o terceiro país que menos investe em Educação, ficando abaixo até de países da América do Sul. Além disso, torna-se lastimável afirmar que no nosso país 500 alunos abandonam as aulas por conta da pouca atratividade das escolas mal instaladas, além da necessidade de muitos terem que trabalhar para ajudar na manutenção de suas famílias. Com o objetivo de evitar a manutenção desse estado de coisas, foi criado a ajuda chamada de “pé-de-meia”, uma modesta ajuda, mas que poderá manter muitos estudantes pobres em suas escolas. Acresça-se a isso, a falta de condições para a realização de mais cursos de melhora pedagógica de dezenas de milhares de professores primários. Na visão de Camilo, se houver redução nos recursos da Educação, isso poderá representar um perigoso para um país que necessita, a qualquer custo acompanhar, e superar, se possível os avanços tecnológicos que deixam muitas Nações acima de nós, apesar de o Brasil se ufanar da condição de “celeiro do Mundo”.

Absurdo engavetado. Pelo andamento das coisas no Congresso Nacional, o absurdo projeto da prisão para praticante de aborto após 22 semanas vai mesmo para a gaveta. Ou para o lixo. Isso, por conta dos abalos que a matéria causou na Câmara, no Senado e em todos os setores da sociedade brasileira. Pelo que já se captou dos presidentes da Câmara, Lira, e do Senado, Pacheco, o grande abacaxi será empurrado para o segundo semestre. Ou para nunca mais.

]

Ponte do Ivo. Em Sobral, o prefeito Ivo Gomes inaugurou a primeira ponte estaiada, um vistosa obra que liga os dois lados do Rio Acaraú ao importante e chique Bairro de D. Expedito. Embora com críticas de adversários, ele assegura que se trata de uma obra destinada a beneficiar todas as camadas da sociedade da Princesa do Norte, inclusive na condição de atração turística.
Cid sem ponte. A propósito da ponte estaiada pelo prefeito Ivo em Sobral, o contrário aconteceu com o seu mano, senador Cid Gomes. Esta, quando governador do Estado, projetou uma grande obra dessa natureza, e que ligaria 20 bairros importantes. Só que a oposição, “escorada” nos ativistas ambientalistas entraram em cena, abortando uma obra de grande importância urbanística.
De olho no Supremo. Entidades como o MPF, TSE, e até a PF, juntos com lideranças políticas, do Ceará país estão de olho no ministro Gilmar Mendes, que promete colocar em votação processo que trata da inelegibilidade de chefe de Poder Executivo municipal, estadual, ou federal que tenham tido condenações por contas rejeitadas. A referida Lei estaria sendo descumprida em vários Estados
Clima ameaçador na CMF. Profissionais da imprensa em geral, responsáveis pela cobertura dos eventos ocorridos na Câmara Municipal de Fortaleza mostram-se preocupados com o agravamento dos casos de duelos verbais, com destaque para defensores e adversários do governador Elmano, em permanentes confrontos com apoiadores do prefeito Sarto Nogueira, com ameaças até de agressões físicas.
Discussão séria. Está marcada, pelo ministro Flávio Dino, do Supremo, para o dia 1º de agosto importante debate a respeito do Orçamento Secreto. Para a realização desse Evento, Dino atende a solicitações de instituições como Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional, que deixam clara sua posição contra um “orçamento” cuja aplicação pelo visto não tem dono.
Apelando ao Corregedor. O ensejo da realização da vistoria da Justiça pelo CNJ, está proporcionando à OAB-CE a chance de apelar ao Corregedor Nacional, Felipe Salomão no sentido de melhor acesso dos advogados e advogadas aos magistrados e servidores do Fórum. Com ele, o presidente Erinaldo Dantas e dirigentes discutiram esse acesso através de E-mail, Whatsapp, ou mesmo um canal direto.
Violência em Crateús. Conforme informações da cidade de Crateús, é cada vez mais grave a situação política dali, tendo em vista serem feitos, com violência e baixarias ataques virulentos contra a senadora Janaína Farias (PT), pré-candidata à Prefeitura. Com o prefeito Marcelo Machado afastado pela Justiça Eleitoral, o prefeito interino, Dr. Nenzé mostra-se arrependido por ter assumido o poder.
Os Pessoa em Pacatuba. Em Pacatuba, onde a família Marques reinou por alguns mandatos de prefeito, a situação política dá uma reviravolta, sob a batuta do habilidoso deputado Firmo Camurça. Agora a candidatura do grupo de Roberto Pessoa será da jovem ex-secretária de Maracanaú, ficando a vice para o empresário Ésio d Sousa, genro de Roberto. Os concorrentes nem candidatura ainda têm.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com