32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Eleições 2024

terça-feira, 30 de abril 2024

Nas tardes turfísticas do Derby Clube de Sobral, dizíamos que o partidor estava formado quando todos cavalos competidores do páreo estavam devidamente alinhados.
Pois bem.
Em relação a corrida eleitoral de Fortaleza desse ano, o partidor ainda não está formado, mas já se desenha o quadro dos eventuais competidores.
No último domingo o Deputado Estadual Evandro Leitão foi o vencedor das prévias do Partido dos Trabalhadores – PT, saindo dali como pré-candidato do partido da estrela.
Do lado da situação, não se espera nenhuma surpresa. O Prefeito José Sarto será o candidato do PDT a reeleição.
Por outro lado, o alvoroço e a indefinição permeiam entre os eventuais pré-candidatos da chamada Direita e Extrema direita, face aos vários nomes que pretendem se cacifar.
A novidade no front direitista foi uma fala do senhor Wagner Sousa (União Brasil) afirmando que está tentando um entendimento com o também direitista ou extremadireitista André Fernandes (PL) para, dentre os dois, quem estiver melhor situado nas pesquisas prévias ser o candidato com apoio um do outro.
Ainda nesse campo, corre por fora o Senador Giron (Novo), que também sonha em concorrer à cadeira do Palácio do Bispo.
Os demais partidos estão em compasso de espera para as costumeiras composições de chapa e apoiamentos.
Ainda faltam mais de dois meses para as convenções partidárias, mas os bastidores fervilham e as cartas do baralho são traçadas.

Maio e as eleições
Os estertores de abril anunciam a chegada de maio e com ele duas datas importantes no Calendário Eleitoral.
Dia 08 de maio é o último dia para alistamento eleitoral para jovens que ainda não tem o Título de Eleitor e também último dia para o eleitor que pretende mudar o domicílio eleitoral ou o local de votação.
Já no dia 15 de maio é a data na qual os pré-candidatos podem iniciar arrecadação de contribuição financeira ou financiamento coletivo de suas candidaturas.

Violência sem fim e sem sentido
Depois do trágico crime ocorrido no refeitório do IJF, suspeita-se passional, eis que a insana violência que nos assola se replica em um bucólico restaurante de Camocim, no litoral noroeste do estado. O vereador César Veras, líder da prefeita local, foi barbaramente sangrado no pescoço, em plena luz do dia, e sem qualquer explicação aparente.
Surto psicotico
O que se sabe, é que o autor do crime, garçom já há algum tempo do “O Euclides”, sofreu um surto homicida, e passou a esfaquear quem estive ao seu alcance. Já preso numa delegacia de Sobral, disse sem qualquer sentido, “que o vereador queria sequestrar e vender sua filha” (sic).
Fazendo um ano
A PPP do esgotamento sanitário, tocada pela Cagece com a Ambiental Ceará, empresa do grupo Aegea, está completando um ano agora em maio. Trata-se da maior parceria pública privada do setor de saneamento do Brasil. Dividida em 2 blocos de cidades, com as 4 maiores economias do estado (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte), a parceria já estendeu mais de 130 km de novas redes, devendo chegar a 350 km até dezembro.
Mais blocos
até 2025
Segundo o diretor da Cagece que cuida do assunto, Luciano Arruda, outros 131 municípios do estado já estão sendo estudados para que sejam lançados novos leilões – em pelo menos 3 ou 4 blocos de cidades – para que o exitoso projeto chegue às 152 cidades atendidas pela Cagece.
Mais de 10 bi
nos atuais 24 municípios onde o projeto se desenvolve, serão aplicados 6,2 bilhões de reais somente em Capex, isto é, em obras de infraestrutura. Com o restante dos 131 municípios (a maioria abaixo de 50 mil habitantes), a perspectiva é que chegue a algo em torno de bilhões a serem investidos até 2033, ano em que esperado o atingimento da chamada universalização do esgotamento sanitário.
Mais empregos
A expectativa é que, também em 2025, a PPP tenha gerado mais de 12 mil novos postos de trabalho, sobretudo para técnicos em saneamento, leituristas, operadores de máquinas e equipamentos para perfuração de solos e recapeamento asfáltico; e também engenheiros, assistentes sociais, laboratoristas e pessoal de T.I.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com