32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Encontro oportuno

sexta-feira, 21 de junho 2024

Os comandos estadual e municipal do PT programa para os próximos dias encontro preparatório para a Convenção Municipal, tendo em vista a necessidades de determinar os caminhos do partido para a concretização da aliança governista na capital, onde a disputa pelas vagas da Câmara Municipal será das mais acirradas. Na Convenção para traçar os rumos da campanha, um detalhe ainda mergulhado em incertezas, diz respeito ao preenchimento da vaga de vice na chapa governista. Por enquanto acumulam-se indicações de nomes prevalecendo vontades pessoais de grandes caciques, o que de certa forma dificulta o processo de uma escolha democrática, mais legítima do que a outra. Essa escolha, ao que se informa, deverá passar pelo crivo dos partidos. Existe ainda outra questão a ser resolvida que vai exigir muita habilidade para a escolha de uma frente de guerreiros para compor a chapa para a Câmara de Vereadores, reduto mais importante para a acomodação dos numerosos partidos, sabendo-se que todos eles querem vagas no Legislativo Municipal. Desse modo, trata-se de uma escolha das mais importantes que exigir o máximo de empenho e habilidade, notadamente do senador Cid Gomes, que deverá funcionar como coordenador da campanha eleitoral trabalhando em consonância com o governador Elmano e o ministro Camilo Santana, responsáveis pelo apoio político-eleitoral ao deputado Evandro Leitão. O bom da reunião estará na competência para não perder partidos aliados.

Nova “guerra” em Viçosa. A cidade de Viçosa, uma das mais antigas do Estado, foi palco da segunda maior chacina do Ceará, somente superada pelo ataque da família dos Juriti, a fazenda da família dos Macaxeira no mesmo palco, por desavenças familiares, no dia 06 de outubro de 1878, quando 19 pessoas morreram incendiadas. Dessa vez, foram as facções criminosas que fuzilaram em via pública 09 desafetos, dos quais 07 perderam a vida.

Desafio aberto. A chacina na terra do jurista Clóvis Beviláqua, autor do código civil brasileiro, surge como um desafio às autoridades responsáveis pela segurança pública. O titular da SSPDS, Roberto Sá, prometeu em bom tempo e boa hora, “tolerância zero” no combate ao crime organizado. A segurança pública é o calcanhar de Aquiles de Elmano Freitas: ou acaba com ela ou será engolido por ela.
Lula bajulado. A visita do presidente Lula ao Ceará provocou grande mobilização nas esferas oficiais do governo e do Legislativo. Elmano Freitas que vem governando com empréstimos bancários sabe o quanto vale um presidente amigo. É aqui que Lula carrega suas baterias para manter-se no limite do sobrecarregado regime que Brasília lhe oferece.
Muitas promessas. A propósito da presença de Lula, ele voltou a fazer novas promessas. Entre boas notícias prometeu a construção de dois hospitais universitários, sendo um no Cariri, e outro em Baturité.
Aliança malquista. Com complicada situação eleitoral batendo de frente na força governista que terá de enfrentar para se reeleger, o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, terá de se conformar só com o apoio do PL.
Sem carisma. Tudo leva a crer que o PT vencerá a eleição em Juazeiro do Norte. Depois de examinar com lupa a candidatura de Davi do Raimundo, o presidente do MDB não viu nada que preste e decidiu apoiar o candidato do governador Elmano Freitas. Eunício concluiu que Davi não tem o carisma do pai.
Escolha é da ALECE. Como já era esperado, o preenchimento da vaga do TCE para o lugar deixado pelo conselheiro Alexandre Figueiredo está na boca dos deputados. Apenas um ponto vem criando polêmica: o papel do Abolição nesse processo. Se a vaga é do Legislativo, é ali que deve ser escolhido o nome.
Candidato oficial. Mas tem outra versão circulando nos meios oficiais: Nelson Martins foi deputado, é fundador do PT, tem seu nome no bolso do colete do governador e conta com o apoio irrestrito do deputado José Guimarães, grão mestre da maçonaria petista.
Pequena e avançada. O pequeno município de Jaguaretama, mostrando que tamanho não é documento, deu gigantesco salto na produção de energia eólica no Ceará e no Nordeste, através do Complexo Solar Penati, da poderosa Spic Brasil. Com isso, produz energia para 350 mil residências, oferecendo 1.500 empregos diretos e 500 indiretos.
Enfrentando Wagner. Curiosamente, o deputado André Fernandes (PL), pré-candidato à prefeitura de Fortaleza, ignora a candidatura do Capitão Wagner, um ex-quase futuro bolsonarista não assumido. Ele bem que tentou, mas não chegou nem perto dos redutos do PL.
Tiro no pé. O PL deu um tiro no pé ao escolher o ficha suja Waldemar Costa para fazer a apologia do partido, afirmando que todos os candidatos serão escolhidos pelo ex-presidente, seja para prefeito, ou para vice-prefeito. Alguns bolsonaristas vêm risco de maus resultados dada a má companhia de Waldemar.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com