32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Escolha sem consenso

sexta-feira, 29 de março 2024

O PT não conseguiu conduzir para o consenso a escolha do candidato à Prefeitura de Fortaleza, criando problemas e preocupações para a cúpula partidária. Camilo e Elmano davam como certo que a escolha não seria feita através de uma campanha acirrada. A despeito da explícita preferência pelo nome do presidente da Assembleia Legislativa, isso não aconteceu por razões que extrapolaram a vontade dessas lideranças. Teremos, assim que presenciar uma eleição que escolherá delegados em votação aberta com a participação de todos os candidatos. Sobre essa situação até ontem continuavam na disputa Luizianne Lins, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Arthur Bruno. A lógica é a de confirmar a capacidade do PT em construir a união através de uma disputa democrática. Trata-se de mais um desafio entre os muitos que o PT tem enfrentado para garantir a união de todas as suas forças para não acontecer o racha que tem enfraquecido tantos partidos.

Lula no Ceará. O presidente Lula virá ao Ceará, no dia 05 de abril para visita às obras da Transnordestina, trecho do Ramal do Salgado. Anúncios poderão ser feitos por Lula, mas nada diretamente voltado para a escolha do candidato à prefeitura de Fortaleza. O exemplo maior terá de vir do Chefe para evitar o desmoronamento da tropa que acredita na pluralidade dos que se voluntariaram para encarar a disputa.

O lado político. Não surpreende que os únicos pré-candidatos para acompanhar a comitiva do presidente a Iguatu, tenham sido a deputada Luizianne e o deputado Evandro Leitão, na verdade os dois únicos postulantes do ornamentado bloco de candidaturas que serviu para legitimar o caráter de imparcialidade que o momento exige.
Jair está só. O garoto Jair Renan, caçula do ex-presidente Jair Bolsonaro, está se mostrando mais precoce em ilicitudes do que os irmãos. A Justiça já o indiciou por conta da prática de lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica, atributos também usados pelos outros integrantes da honorável família do ex-presidente. Está só. Até ontem à tarde, não se registraram nenhuma solidária reação dos “bolsonaros” para defendê-lo.
Candidatura sem pressa. Em Sobral, o senador Cid e os irmãos Ivo e Lia, iniciaram os trabalhos de filiação dos pedetistas do município no PSB. O prefeito Ivo anunciou que não se falará em nome para disputar Prefeitura até outubro, mas a escolha será consensual e pode ser a deputada Lia.
Outros bombeiros. A presença do presidente Lula em Iguatu é aguardada para abrandar o clima acirrado no PT daquela cidade. A maioria do partido rejeita a imposição do jovem Zé Ilo, filho do deputado Agenor Neto, que ingressou no partido por cima de pau e pedra para ser candidato à Prefeitura.
Retorno a Campos Sales. Após oito meses na Alece, Moésio Loiola despediu-se da Casa para retornar ao município de Campos Sales onde teve grande atuação, sendo nome imbatível para vencer as próximas eleições como candidato a prefeito. Dos 11 vereadores da Câmara Municipal, 10 estão apoiando a sua candidatura.
Quase tapas. O deputado De Assis Diniz deu o mau exemplo e quase vai às tapas contra o deputado-pastor Alcides Fernandes, parlamentar de comportamento exemplar. Pomposo, usou toda a sua força para atropelar o pai do deputado André Fernandes, sem levar em conta que o parlamento estadual é o berço da civilidade política.
Promessa. Elmano de Freitas anunciou para breve concurso com 1.008 vagas de orientadores do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo. A oposição acha que o governador nada realiza, entregando-se a promessas para dizer que o futuro deve ser provido com alguma coisa, mesmo que sejam coisas ilusórias.

“Não se pode acusar alguém de votar mal, quando o motivo é a falta de candidatos com qualidade em que se possa votar bem”. Ex-deputado Antônio dos Santos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com