32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Estratégia atípica de Élcio

sexta-feira, 10 de maio 2024

O vice-prefeito de Fortaleza e agora presidente do PSDB do Ceará, Élcio Batista é, sem dúvida, um homem de talento técnico-profissional e muita preparação política. Sem isso, dificilmente o senador Tasso Jereissati, com toda a sua tarimba política, tantas vezes vitoriosa, dificilmente poderia ter permitido que ele o substituísse no comando tucano que, seguindo o exemplo nacional, é mais um grande partido que descamba para uma redução sem freio. Não se fala aqui nem na situação em que Élcio topou o desafio de deter a queda e dar novo ânimo ao ex-gigante, que chegou a ser o maior do continente. Recomeço é sempre tarefa de peso, e só pode ser promovido por quem tem vocação e boa vontade política. Entretanto, depois de início promissor, Élcio passou a assumir posições surpreendentes, como é o caso de sua proposta no sentido de aliar-se ao ex-ministro Ciro Gomes para a sucessão em Sobral, e, o que é mais complicado, sem unir-se ao PT, além de acrescentar que para levar o PSDB a novas vitórias, será capaz de unir-se aos “bolsonaristas”, que não passam de anti-lulistas. Em primeiro lugar, Ciro dificilmente se empenhará numa campanha em Sobral, enquanto o seu irmão senador Cid, deverá mostrar empenho total, pela candidatura da ex-governadora Izolda, do seu PSB. Diante desse clima, nem mesmo o anunciado reatamento da antiga e forte aliança de Ciro Gomes com Tasso Jereissati, devolverá à sigla tucana a imponência do passado. E Élcio deve saber disso. Partido decaído nunca renasce forte.

Barragem na CMF. A bancada minoritária, ou de oposição na CMF acaba de tomar um “tranco” do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim. Isso, porque, enquanto os adversários do prefeito Sarto tentavam instalar uma CPI dos terrenos públicos, que eles dizem ter custado preços ínfimos à iniciativa privada. Para deter essa tentativa, ele autorizou de uma vez a instalação de três CPIs.

Primeiros passos. Alguns políticos criticam o deputado Evandro, candidato do PT à PMF, de não buscar, nos primeiros passos da sua campanha, entendimento com as lideranças da periferia. Mais objetivo, ele afirma que a elaboração de um programa de governo deve ter suas primeiras bases estudadas com representantes das Universidades e os políticos, indispensáveis para esse processo.
Campanha pra valer. O presidente da ALECE, Evandro Leitão, vai comandar pessoalmente a campanha de doações para o Estado do Rio Grande do Sul. Preciosa também será a participação das componentes da bancada feminina, que, ao lado de muitos voluntários, cuidarão da organização das doações recebidas. Campanhas dessa natureza têm obtido grandes êxitos naquela Casa.
ITA que avança. O Governo do Estado acaba de liberar a licitação para a contratação da empresa que cuidará da construção da primeira etapa da construção das instalações do ITA-CE. O Governo Federal, já liberou os R$ 89,5 milhões para o projeto. Ao mesmo tempo, o presidente Lula confiou inteiramente a construção da obra que coloca o Ceará na dianteira do ensino técnico.
Denúncia séria. Em Brasília, o deputado e economista Mauro Filho encampa pessoalmente campanha entre os colegas e imprensa, contra matéria que tramita no Congresso, que, a seu ver, é danosa para a economia pública e pessoal de pessoas físicas e microempresas, ou seja, a autorização para que os bancos usem o dinheiro pertencente aos créditos das contas dessa categorias.
Mancada do PT. Mesmo contra a orientação do Palácio da Abolição, lideranças do PT tentaram impor a candidatura de Ilomar Vasconcelos à Prefeitura de Canindé. A tentativa gorou, e o candidato, com apoio de Elmano e Camilo, será Kléber Paulino, secretário da Educação, indicado pela Prefeita Rozário Ximenes, a maior liderança política da cidade de São Francisco.
Importância da ALECE. Para o presidente da ALECE, Evandro Leitão, será fundamental o apoio de todos os que fazem aquele poder, para que o PECNORDESTE deste ano se constitua em grande sucesso nacional. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Ceará. Nesse sentido, é aguardada a participação de todo o mundo empresarial, setor produtivo e Agronegócio em peso.
Haja diferença. Nos meios políticos, começam a circular comentários a respeito de uma reaproximação entre os irmãos Ciro Gomes e Cid Gomes. Que seja, o problema é que, enquanto Ciro diz fugir da política, Cid se encontra no auge da sua eficiência, inclusive depois dos avanços com o PSB, quando construiu, por cima de todos os problemas, mais de cem candidaturas a prefeito.
Punição pelo motim. Finalmente, a Justiça Militar determinou a primeira punição mais severa para quem liderou movimentos ameaçadores contra a sociedade. O Cabo Sabino, que até chegou a se eleger deputado federal, foi condenado a nove anos de prisão, como punição por ter comandado motim da Polícia Militar em 2020. Falta punir mais responsáveis por aqueles dias de terror.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com