32 C°

sábado, 8 de maio de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Fortaleza registra mais mortes do que nascimentos pelo segundo mês consecutivo

terça-feira, 04 de maio 2021

Dados de abril, do Portal da Transparência, do Registro Civil apontam fenômeno no município. Fortaleza é uma das três capitais nordestinas em que mortes superam nascimentos no mês. Pelo segundo mês consecutivo e o quarto desde o início da pandemia da covid-19, Fortaleza registra mais óbitos do que nascimentos. Com cerca de 2,6 milhões de habitantes, a capital do estado do Ceará teve até a última sexta-feira (30/04) 3.108 óbitos e 2.655 nascimentos feitos em cartórios de registro civil no mês abril. O número repete fenômeno observado em março, que teve 3421 óbitos e 2473 nascimentos, se tornando o quarto mês onde as mortes superaram os nascidos vivos. Os dados preliminares, uma vez que registros de abril ainda podem ser lançados, constam no Portal da Transparência do Registro Civil (http://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos cartórios de registro civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do Estudo, Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Sarto foi ao meio-fio. Lembrando que foi o próprio ministério que autorizou o uso das doses disponíveis, em março, sob argumento de que haveria ressarcimento para a segunda dose, o prefeito Zé Sarto Nogueira, de Fortaleza, subiu meio tom e, em audiência na Câmara dos Deputados, cobrou do Ministério da Saúde, doses suficientes de vacina para aplicar a segunda na Capital.

Prefeita seis meses depois
Maria Auxiliadora foi dada inelegível, pelo TRE-CE, e apesar de vencer as eleições do ano passado, não foi empossada. Aí, a defesa da prefeita recorreu ao TSE, que anulou a decisão da Justiça Eleitoral do Ceará. Ela toma posse esta semana.
Outro recurso
Chegando ao TRE recurso da chapa Gledson-Giovani, prefeito e vice cassados em Juazeiro do Norte. Eles, segundo o julgamento, teriam abusado do poder econômico na campanha. Giovani, o vice, diz que desconhece campanha mais humilde que a deles.
Um voo
O juiz Giacumuzaccara Leite Campos, na sentença, faz de Gledson e Giovani inelegíveis por oito anos e botou na fogueira o empresário Gilmar Bender, réu da impugnação. Gilmar deu seu helicóptero para lançar santinhos da chapa sobre a cidade.
Virou secretário
O fim da licença do vereador Reginauro, na Câmara Municipal de Fortaleza, leva de volta à suplência Pedro Matos, que estava em seu lugar. O filho do ex-deputado Raimundo Gomes de Matos vai ser secretário municipal em Maracanaú
Volta ao trabalho
A Assembleia Legislativa do Ceará deveria voltar ontem às atividades normais, presenciais, conforme estabelecido em ofício do primeiro-secretário do Legislativo. Hoje, na sessão de abertura da semana é que se vai saber da adesão de deputados e seus gabinetes.
Muitas baixas
A Assembleia do Ceará teve várias baixas, com mortes de servidores na pandemia. Também morreram vários profissionais de imprensa que cobriam o dia a dia de deputados e o andar da casa. Muito luto e dor, solidariedade e saudades de todos.
É ferro na boneca
Aumento de gás encanado vale desde o dia 1°, mas conta não deve subir já. Depende ainda de revisão tarifária feita pelas agências reguladoras estaduais. Esse aumento não é do gás em botijão, apenas do encanado.
O consumo nosso
De todo o gás natural produzido no País, a indústria consome 43%, a geração de energia elétrica usa 38%, veículos movidos a gás utilizam 9%, e as famílias consomem 2%.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com