32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Gardel tenta evitar o pior

terça-feira, 02 de julho 2024

O período que antecipa o pleito eleitoral deverá ser um dos mais agitados das últimas décadas na Câmara Municipal de Fortaleza, onde os confrontos entre adversários e apoiadores do prefeito Sarto Nogueira estão se amiudando. Há entrechoques envolvendo vereadores do PT e os do PDT, tendo em vista as pré-candidaturas do prefeito Sarto à reeleição, e a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão. Um dos detalhes curiosos nos embates do Plenário do Legislativo Municipal tem sido a maneira como se tratam os vereadores sartistas e bolsonaristas, o que tem levado muitos analistas a acreditarem que já começou o pega antecipando o que poderá acontecer num segundo turno que será dos mais renhidos, tamanho é o espírito com que os litigantes se entregam a uma peleja por enquanto verbal. De qualquer forma, o presidente daquela Casa, vereador Gardel Rolim vem se desdobrando para que as paixões não extrapolem para o desfecho pessoal, evitando uma tendência que se prenuncia fora do controle civilizado como é próprio a qualquer parlamentos onde as discussões se processem respeitando-se princípios democrático, sem extrapolar entendimentos que levem ao corpo a corpo que terminem se constituindo em “guerra”, por razão de mágoas que sobrevivem entra pedetistas e petistas como consequência do desastrado rompimento das lideranças desses dois partidos por ocasião do pleito estadual de 2022. Gardel Rolim tem se destacado pela lhaneza com que conduz aquele poder, insistindo em promover a paz entre vereadores e partidos. Na sua visão, um confronto violento não poderia ter outros desdobramentos a não ser grandes perdas que ameaçariam o fundamento segundo o qual, o parlamento não pode se transformar numa arena para lutadores resolverem seus pontos de vistas trocando socos e pontapés.

Litígio enrolado. Depois de muita tensão no polêmico litígio Ceará-Piauí, o relatório do Exército Brasileiro nada conclui sobre os verdadeiros limites entre esses dois estados. Pelo menos, até o momento, os moradores de 13 municípios da Ibiapaba e Sertão de Crateús só tomam conhecimento de uma verdade: o Piauí nada prova que a região não pertence ao Ceará. Os limites checados pelo Exército, nada esclareceram para justificar que o território da Ibiapaba não pertence ao Ceará.

Izolda é candidata. Em Sobral ocorreu o que já se esperava. O prefeito Ivo, o senador Cid, governador Elmano e Ministro Camilo, confirmam o lançamento da pré-candidatura da professora Izolda Cela à Prefeitura de Sobral, como era esperado. Com conhecimento e méritos e quem ali nasceu e viveu durante toda a sua vida, será a primeira mulher a governar a cidade líder da Zona Norte. Seu nome é tido como imbatível.
Seguindo o plano. Em relação ao pleito municipal da Princesa do Norte, o lançamento de Izolda Cela confirma o projeto que já havia sido prenunciado pelo senador Cid Gomes segue o planejamento de candidaturas nas maiores cidades – Juazeiro, Sobral, Caucaia, Iguatu, Crato, Crateús, Tianguá, com todo o bloco governista unido para eleger o maior número de deputados federais para garantir maior apoio à bancada de Lula na Câmara dos Deputados.
Saída esperta. Na cidade de Tianguá, onde se encerra a era Luiz Menezes, os deputados estaduais Romeu Aldigueri (PDT) e Júnior Mano (UB) fecharam antecipadamente um acordo em relação ao pleito deste ano. Lançaram a pré-candidatura à reeleição, do atual prefeito Alex Nunes, do PSB. Com isso, sai perdendo o PSD, que apoiava Luiz Menezes.
Críticas com razão. O país inteiro conhece depois de várias campanhas eleitorais, o nível da capacidade do ex-ministro Ciro Gomes para criticar adversários, às vezes com exagero. Noutros casos ele tem tido razão. Agora mesmo, ele está criticando o governo do presidente Lula, por taxar em 20% as compras de até US$ 50, as mesmas que ele havia liberado de quaisquer taxas.
Fazendo rir. O deputado André Fernandes pré-candidato do PL à Prefeitura da Capital, continua fazendo muita gente rir, principalmente quando insiste em que é profundo conhecedor de todos os problemas de Fortaleza, chegando a se comparar ao grande prefeito Juraci Magalhães, gestor jamais igualado na administração da nossa metrópole.
Jogando alto. A titular da Secretaria de Proteção Social, Onélia Santana, visando mais projetos para aquela pasta, encontra-se em Londres onde participa de seminários sobre objetivos do Ceará, na Universidade de Oxford. Um dos principais alvos são intercâmbios entre as Universidades britânicas e do Estado do Ceará.
Briga prejudicial. O deputado Fernando Hugo (PSD), um dos temas que mais traz risco para a sociedade e para a economia Brasileira tem a ver com os desentendimentos do presidente Lula com o presidente do Banco Central, Campos Neto. Em razão deste último, além de imperador financeiro, ter sido nomeado para aquele cargo no governo passado.
Habitações para muitos. Em Caucaia, enquanto um grupo de bolsonaristas se desdobra para “minar” a gestão do prefeito Valim e a pré-candidatura de Waldemir Catanho à Prefeitura, o mesmo Valim, ao lado de Elmano entrega 600 declarações de propriedade de moradia, com outras 2.800 famílias na fila. O alvo são 5.000 moradias este ano.

“Nunca tive medo de pesquisas. Elas sempre agradam aos patrocinadores que encheram os seus bolsos. Sempre acreditei que eleição e mineração só se conhecem o resultado na apuração.” Benedito Valadares, ex-governador de Minas Gerais.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com