32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Guerra aberta às facções

segunda-feira, 24 de junho 2024

Em recentes declarações relacionadas ao crescimento da onda de crimes praticados pelas facções criminosas em ação em todo o Estado, o governador Elmano de Freitas, pressionado por adversários políticos e pela população em geral, anunciou estar disposto a solicitar a presença de Forças Federais. Trata-se de uma atitude no mínimo oportuna, e que já deveria ter sido assumida há meses, tendo em vista que os bandidos criminosos não querem se limitar a uma guerra suja e sangrenta entre suas tendências, pondo sob ameaça toda uma população, como também desafiar abertamente as autoridades do Governo, incluindo governantes, legisladores juristas e Polícias Militar e Civil. Nesse sentido, o governador Elmano afirma já ter mantido entendimentos com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Para a maioria das lideranças do Estado, sejam governistas ou oposicionistas, não há mais como se esperar pela entrada em cena das Forças Armadas. Se a missão maior dessa instituição é a de defender a democracia e a sociedade de uma Nação, que não se torne necessária uma guerra com outras Nações para que Exército, Marinha e Aeronáutica entrem em ação, até porque essa bandidagem está bem armada e organizada, o que torna necessário que, contra ela sejam usadas as forças criadas para combater e eliminar o mal. É preciso entender que já tivemos “guerras” contra Lampião e seu Bando, Conselheiro e seus seguidores, além da Coluna Prestes, “fichinhas” para quem ameaça o Ceará e o país inteiro. Até porque não é só o Ceará que está carecendo das Forças Armadas.

Justiça com o SUS. No Senado Federal, a senadora cearense Janaína Freire (PT), fez pronunciamento em que destacou o empenho total da ministra da Saúde, Nísia Trindade, como arma de defesa do fortalecimento do SUS, o mais importante e bem organizado sistema de saúde entre os países em geral. Ela destaca também a maneira como o presidente Lula acatou e garantiu apoio para que o SUS, não só continue com a eficiência de que é possuidor, como também seja cada vez mais melhorado e eficiente.

Pressa de Evandro. O presidente da ALECE e pré-candidato à PMF, Evandro Leitão necessita conhecer, de já o nome para vice na sua chapa, que é atribuição do PSB. Por enquanto, ainda sem uma certeza, surgem os nomes da ex-secretária Luísa Cela, e da vereadora Ana Paula. Sem uma decisão já, os seis partidos aliados menores, poderão entrar em cena, de olho na importante posição.
Importância para o NE. Na visão do governador Elmano, a reunião do presidente Lula com os governadores do Nordeste foi um dos eventos mais importantes para a região nos dias atuais. Para ele, houve muita objetividade e realismo principalmente no que se refere às parcerias para o desenvolvimento da indústria, assim como sobre o apoio às pequenas e micro empresas, e combate à violência.
Bom para os municípios. Um dos bons e destacados eventos da semana, em que houve a participação do presidente Lula, foi a realização, em Teresina-PI, da 10ª Reunião Federativa dos estados do Nordeste, quando foram adiantados os entendimentos no sentido da elaboração da tão cobrada e tão demorada política federativa, pela qual deputados do CE, Pinheiro Landim e Mauro Filho.
Confrontos na CMF. Tem chamado à atenção da imprensa que cobre a CMF, as atitudes assumidas pelo vereador Adail júnior (PDT), em sua ferrenha defesa do prefeito Sarto. Por conta disso ele, que é combativo, tem exagerado na maneira como trata as mulheres daquela Casa, como as vereadoras oposicionistas daquela Casa. Não é bom exemplo para motivar mulheres a ingressar na política.
Pegando mal. A situação de temor vive a população, tem servido de motivo para que adversários do Governo e do governador Elmano se excedam na maneira como se referem à situação. O vereador Wagner Lobo (Mobiliza), não só cobra medidas contra as ações da bandidagem, como tara o governador de “frouxo” por ele não ter destruído as facções.
Ação total. Numa atitude inédita para presidentes do Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador Abelardo Benevides, entra em cena e adianta que o Poder Judiciário do Estado, por ser um Poder Constituído, não deixará os demais poderes tendo que enfrentar facções criminosas sozinhos. Para ele, a Justiça entra com todas as forças nessa batalha.
Estão comentando. Segundo comentários que têm circulado no âmbito político, incluindo ALECE e CMF, poderá estar fugindo ao conhecimento e ao controle do governador Elmano uma série de desencontros, incluindo vagas ociosas de coronel, e até anulação de três listas de tenente-coronel que deveriam ser promovidos a coronel.
Poder ampliado. Está fora de dúvida o objetivo demonstrado pelo prefeito Roberto Pessoa, de Maracanaú, no sentido de ampliar o seu poder político e da sua família. Depois da deputada Fernanda e do projeto de eleger o genro Ésio, vice em Pacatuba, está disposto a tornar o neto Renê um dos vereadores mais votados de Fortaleza, e com votos de cidades vizinhas.
Sem fraudes. De autoria da deputada Lia Gomes, a ALECE aprovou projeto de Lei que determina a todos os supermercados a usarem placas de advertência para os vencimentos dos prazos de todos os produtos alimentícios em promoção. Isso, diante dos casos de pessoas desatentas, ou de donos de pequenos comércio da periferia que compram para revender.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com