32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Invasão e compra antecipada

segunda-feira, 25 de março 2024

A informação política vinda do interior do Estado, mesmo que estejamos a uma distância de sete meses do pleito municipal deste ano compradores de lideranças políticas e de eleitores já começaram a “invadir” lares, sítios e outros locais de trabalho, para cooptarem, com recursos de emendas parlamentares, e dinheiro vivo com o que visam eleger amigos e protegidos, assim como derrotar adversários. Muitos desses negocistas do voto, ou são atuais deputados, ou pré-candidatos à Assembleia Legislativa, assim como à Câmara dos Deputados e, (por que não?) ao Governo do Estado em 2026. Mesmo em se tratando de uma notícia nada prazerosa para os políticos e eleitores só bem, uma das vantagens para essa antecipação informativa, é que, em consequência dela, a Justiça Eleitoral, Ministério Público do Estado e Polícia Federal já podem preparar suas estratégias no sentido de barrar, se não no total, mas, em grande proporcionalidade esse costume desonesto que envergonha os cidadãos de bem perante outros países, onde cada pleito é uma demonstração de democracia em alto grau, e uma demonstração de elevado nível de cidadania, como ocorre em países como Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e demais países nórdicos. Como não podemos perder por completo a esperança, não custa acreditar que, como dizia o governador de São Paulo, Adhemar de Barros, a cada eleição perdida, “dessa vez, vamos”. O que não dá mais para suportar é testemunharmos compradores de voto derrotando quem faz política com decência.

Mobilização geral. O Governo do Estado deu, na Região do Cariri ponto de para uma mobilização total para a vacinação contra a dengue. O início se dá a começar por uma região onde tem sido registrada uma maior intensidade de casos. Um dos pontos mais importantes de vacinação são as escolas municipais e estaduais, mas, com extensão às escolas particulares. Trata-se de ampla parceria com as Prefeituras, e que deverá ocorrer em todas as regiões e municípios.

Campanha “animada”. Até que demorou, mas, está acontecendo “animação” na pré-campanha eleitoral, na efervescência dos pré-lançamentos de candidatura, e de fechamentos de alianças eleitorais. De um lado, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) chamou o ministro Camilo e o seu irmão, senador Cid de “traidores”. Como resposta, foi chamado de “figura desqualificada”, pelo deputado Fernando Santana.
Campo de “guerra”. Para os analistas, se nada mudar a campanha para a Prefeitura de Juazeiro do Norte poderá se transformar num autêntico “campo de guerra”, diante da decisão de Ciro Gomes, Roberto Cláudio e André Figueiredo e seu PDT, de darem total apoio à reeleição do prefeito Glêdson, tendo que enfrentar Camilo Santana, Elmano de Freitas, Cid Gomes e mais onze partidos.
Quebra-cabeça. Em Maracanaú, os caprichos da política poderão levar o prefeito Roberto Pessoa a ser reeleito com os votos de eleitores bolsonaristas e lulistas. Isso, por conta do “racha” que se apossou do PT local, que, em vez de lançar o deputado Júlio César à Prefeitura, preferiu renegar este, e passou a apoiar Pessoa. Agora, é preciso saber o que decide o PT regional.
Avançando no Cariri. Na Região do Cariri, que viveu um final de semana com muitas movimentações políticas, foi claramente observado que as lideranças do PT e do PDT, estando estes partidos separados, partiram segurar os seus partidários e antigos aliados. Entretanto, pelo que tem sido observado, quem mais sai perdendo nesse “pós-divórcio” é mesmo o PDT.
Querendo mais. Lideranças do Piauí realizam, hoje, 25, em Teresina, reunião da Comissão de Transferência Energética e H2V, destinada a atualizar seus desafios e oportunidades. Querem também provar que o Piauí, está na dianteira nesse campo. Além de querem roubar uma área do Ceará, ainda querem roubar a liderança que esse estado conquistou nesse campo.
Cadeia neles. Depois de o ex-Procurador Geral da República, Augusto Aras ter recusado a abertura contra todos os indiciados da CPI da Pandemia, os senadoras daquela Comissão cobram, agora, do novo Procurador Paulo Gonet, o desarquivamento dos pedidos de indiciamento investigados, com destaque para os ex-ministros da Saúde Queiroga e Pazzuello, entre outros.
Parceria forte. Segundo informa o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, aquela instituição tem fechado com o Governo forte parceria, destinada a receber altos financiamentos da Corporação Financeira Internacional, que é um dos grandes braços do Banco Mundial. Trata-se de colaborar com países em desenvolvimento, principalmente por estar o Ceará adiante dos demais estados..
Articulação própria. Depois de visar Caucaia como um dos mais importantes objetivos da coligação governista, o governador Elmano, sabendo da importância daquele município, passa a assumir pessoalmente a articulação da candidatura e da campanha de Waldemir Catanho para vencer o adversário, ainda nem escolhido. Há o risco é se todos os opositores lançarem uma só candidatura.

“Se está certo o dito “quem mente furta”, os ladrões da política já começam roubando quando fazem promessas que não cumprirão”. Deputado Iranildo Pereira.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com