32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Labirinto partidário

terça-feira, 07 de maio 2024

O Brasil é hoje um país cujo eleitorado permanecerá mergulhado em dúvidas enquanto não for desfeito o labirinto partidário em que foi mergulhado. Trata-se de ponto de vista exposto em nota pela jornalista Argentina Júlio Blanck, do jornal “Clarín”, de Buenos Ayres. O tema, insistentemente abordado por analistas deixou de ser novidade, tendo em vista a sua repetitividade agravada pela ausência de medidas eficientes contra os erros generalizados admitidos e aceitos pelos que criam, aprovam e deixam correr desacertos que chegam a ser, em muitos casos irreversíveis. Não seria para menos, pois, a cada ano, e a cada aprovação de nova campanha eleitoral, mais se mexe, por exemplo, na quantidade absurda de partidos. A situação passa a se complicar, quando o TSE, na intenção de aliviar trapalhadas, inventa sair da federação partidária que de nada adiantou. Até porque, quanto mais se tenta reduzir a superlotação de siglas, mais chegam ao TSE novos pedidos de registros.

D I A DA FIEC
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, celebra o Dia da Indústria na próxima quinta-feira com a entrega da Medalha do Mérito Industrial 2023 para Aline Teles, Cristiano Maia e Roberto Pessoa. Na mesma solenidade serão homenageados com a Medalha do Mérito da Ordem Industrial 2024, Mário Araripe, Lourival Assunção Tavares, Deusmar Queirós e Ricardo Steinbruch, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil.

Vai “engrossar”. Os desentendimentos da Câmara e do Senado com o STF e TSE tem tudo para “engrossar” perigosamente, segundo Idilvan Alencar. Por conta de PEC da Câmara que estabelece mandatos para ministro do STF, e esvazia o TSE criando a Ação Nacional Eleitoral. Tudo só para implicar.
Urgências. Ao referir-se à sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza, o senhor Evandro Leitão está advertindo que a urgência maior não é fazer política partidária. Ele prefere conhecer de perto as dificuldades de 100 bairros, e preparar um plano para adiantar a luta contra a fome que assola muitos deles.
Ingratidão no Brejo. O PT-CE continua cometendo mancadas não apropriadas para um partido do seu porte. O caso ocorre em Brejo Santo, onde a prefeita Gislaine com 80% de eleitorado a seu favor apoiou Lula, Camilo e Elmano. Em agradecimento, o PT apoiou Eusébio Ferreira, adversário que perdeu para ele em 2020.
Desrespeito ao governo. Esposa do legendário ex-deputado Wellington Landim, Gislaine foi deputada estadual em duas legislaturas com programas dedicados à criança e adolescentes. A falta de respeito atingiu também o seu filho, deputado Guilherme Landim, líder do PDT e um dos homens de confiança do governo na Assembleia Legislativa.
Avanço arriscado. Informações de correspondentes de comunicação do Planalto da Ibiapaba asseguram que o PT, mais do que nunca, precisa agir com sensatez evitando avançar nas 16 Prefeituras do Planalto e entorno. Na região, o PT quase não tem prefeitos, estando todos no PDT (de saída para o PSB), no PSD e no Republicano, seus aliados.
Ausência do DNIT. Crescem as queixas de deputados contra a inatividade do DNIT. A recuperação de estradas parcialmente afetadas pelo bom inverno deste ano ainda não começou. Grande parte das BR’s 116 e 222 está desencorajando o uso do transporte rodoviário para o interior. O problema é que, o inverno pesado criou uma imensa buraqueira causando danos a veículos que nelas tramitam.

“O PT chegará às urnas dentro da mais perfeita harmonia garantindo a vitória de Evandro Leitão.” Acrísio Sena, experiente integrante do Conselho Partidário.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com