32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Matar saudades do Brasil naMercearia Donna Terra, em Gaia

sexta-feira, 22 de março 2024

Carina Fonseca é uma coleguinha portuguesa que conhece as mumunhas de brasileiros dentro e fora de casa. Esses dias, contou que encontrou em Vila Nova de Gaia,cidade que fica do lado de lá da ponte, no Porto, e contou essa novidade que amigos brasileiros adoram. Chegam a sair de Braga, onde estive outro dia para ir a Gaia ver essa arrumação. Aqui vende-se tapiocas, farofas, pimentas, doces e outros artigos vindos do Brasil, incluindo utensílios de cozinha, como os cuscuzeiros. Em breve, chegam salgados prontos a comer. Sandra Ruotolo, que teve uma pastelaria e um restaurante no Brasil, não vê qualquer problema em mudar de rota, para usar uma expressão sua. Assim fez, quando deixou São Paulo e veio para Portugal. O objetivo era montar uma loja de salgados brasileiros de fabrico próprio, numa zona turística do Porto, mas acabou por abrir uma mercearia de produtos brasileiros, com o filho, nem há um ano, em Vila Nova de Gaia – cidade escolhida também para morar. “Em São Paulo é tudo muito confuso, há muito trânsito, e a gente veio atrás de qualidade de vida”, conta, na sua Mercearia Donna Terra. Os produtos vêm do Brasil, exceto os derivados de carne e leite, como enchidos e queijos, que são fabricados em Portugal, por empresas de cidadãos brasileiros a viver cá, explica Sandra. A oferta abrange ainda tapiocas, farofas, pimentas, goiabadas, sumos, chás, cafés, água de coco, doce de leite, bolo de rolo (típico de Pernambuco) e mais. Nem faltam utensílios de cozinha, como cuscuzeiros, filtros de água em barro ou instrumentos para preparar chimarrão, bebida feita com erva-mate, “típica do sul do Brasil e da região do Pantanal”. Uma novidade: a partir do mês que vem, a Donna Terra vai passar a servir esfirras, empadas, croquetes e outros salgados prontos a comer. “Os clientes são, na maioria, brasileiros, mas hoje tenho um público português significativo”, sublinha a responsável. Nota que os primeiros procuram muito o flocão de milho, “para fazer o cuscuz nordestino”, a farofa de mandioca, o requeijão do tipo brasileiro, o pão de queijo, chocolates e outros doces – como a cocada, que junta coco e leite condensado, ou a paçoca, feita com amendoim triturado, e da qual também os portugueses “gostam muito”. Aliás, estes últimos são bastante atraídos pelas guloseimas exibidas à entrada da loja, onde se lê: “Um sonho custa caro, mas desistir custa um sonho!”

Pé-de-Meia beneficiará 190 mil alunos em Minas Gerais. O Ministro da Educação, Camilo Santana, lançou o programa no estado de Minas Gerais na terça-feira, 19 de março. O investimento é de R$ 545 milhões.

O véi tá novim
Andando forte e até arriscando uma corridinha, Lula da Silva clama a brasileiros para que se exercitem. Até aí tudo bem, que é bom pra saúde, mas dizer que quer chegar aos 120!!!
Passo apertado
Outro de passo apertado, noutro sentido, é Evandro Leitão, presidente da Assembleia do Ceará. Parece que ouviu em Brasília, na semana que passou por lá; “Vá e se credencie, que a gente lhe respalda”. Tá um hamster.
Jogo aberto
No Icó, onde a dra. Laís Nunes mudou a cara da política, finalmente apareceu o nome da situação para disputar o lugar dela. A demissionária Secretária de Educação do Município, Aurineide Amaro foi anunciada. Sem oposição, ainda.
Agir36
O Agir36 fará encontro cearense para filiação de eleitores interessados no programa partidário. Será amanhã, 23, com presença do presidente Daniel Tourinho, da executiva nacional. No Marina.
Maracanaú na berlinda
O deputado estadual Lucinildo Frota, do PDT, quer ser candidato a Prefeito de Maracanaú. Pela frente o parlamentar vai enfrentar a máquina de Roberto Pessoa, mas acredita que sua,dele, eleição não será impossível.
Confia em lideranças
Chegando agora ao PDT, ele acha que terá apoio de PSDB, Cidadania, Avante e Democracia Cristã, que também disputarão pela Prefeitura de Fortaleza.
Palanque rico
O deputado terá, ainda, o apoio de lideranças pedetistas, como o ex-governador Ciro Gomes, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da sigla André Figueiredo e o prefeito Sarto.
Marcado
Deve ser publicado entre hoje e segunda-feira, o nome do novo administrador do complexo do Castanhão. O DNOCS estaria apenas aguardando o aval do Ministério para a divulgação. Fernando Pimentel?

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com