32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Metais pesados

sexta-feira, 19 de abril 2024

Manda contar pra esta coluna, o jornalista Nelson Faheina que voltou para o berço do repouso do guerreiro, mas não largou mão da cachaça, o nosso vício de quem se mete em imprensa, o gole diário que não tem AA no mundo que nos faça parar. Anônimos Anunciantes da verdade. Faheina, conta como vai ser a reunião de um grupo grande e de enorme responsabilidade técnica em Limoeiro do Norte, segunda-feira, sobre a existência de metais pesados nas águas do nosso Castanhão, do alto de seus 6 bilhões de metros cúbicos de acumulação de águas. Leia: “O Castanhão, maior reservatório de águas do Ceará, concentra grande quantidade de metais pesados. A denúncia é do Meio Ambiente de Limoeiro do Norte que na próxima segunda-feira, dia 22, data em que é celebrado O Dia Mundial da Terra, vai debater um problema que afeta milhares de pessoas do Baixo Jaguaribe. A ecóloga Izina Karin, será uma das debatedoras que, na oportunidade promete apresentar dados oficiais, como especialista em meio ambiente, da presença de mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, bário, cobre, cromo e zinco, encontrados na água do Castanhão. Ela diz que esses elementos tóxicos podem provocar sérios problemas à saúde, como disfunções cerebrais, aumento da incidência de câncer. Esses metais pesados encontrados no Castanhão, podem vir de várias fontes, incluindo resíduos industriais, operações de mineração e agricultura. É importante lembrar que a água potável pode conter traços de metais pesados que estão naturalmente presentes no solo e na rocha onde está situado o açude Castanhão. É necessário que a água seja examinada constantemente, uma vez, pelo menos por semana para verificar a existência de poluentes. Outro agravamento é que estão jogando no leito do Rio Jaguaribe, restos da borra do asfalto que são deixados à margem das rodovias federais e estaduais. Aqui mesmo no trecho das proximidades de Limoeiro do Norte jogaram grande quantidade de asfalto no leito do Rio, contaminando as águas. Assim, nasce a necessidade de uma vigilância constante das autoridades do meio ambiente o que se espera como resultado dessa reunião de segunda-feira”.

Educação básica em discussão. de Contas do Estado do Ceará vai realizar, no dia 30 de abril, evento orientativo e de sensibilização sobre a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da educação básica. A iniciativa ocorrerá no Plenário do Edifício 5 de Outubro, a partir das 9 horas, e terá palestras de profissionais ligados aos temas, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE Ceará no YouTube. O objetivo é alcançar e mobilizar a comunidade educacional.

A grama do vizinho
Toda grama do vizinho é sempre mais verde. O Piauí, vizinho incômodo aqui de cima, em mais da metade de seus municípios não têm um cartório para registrar sequer seus nascimentos. E quer ser dono da Serra Grande,no Ceará.Por sinal, o novo mapa do IBGE acaba com essa maluquice de achar que é o dono da metade do Ceará. Tudo o que o Piauí inventou que é dele, o IBGE mostra que é cearense, da gema. Tão antigo como a Sé de Braga.
Cortando na carne
O governador Elmano de Freitas assinou, nesta semana, dois decretos que trazem nova regulamentação para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a tributação por substituição tributária dos produtos de vestuários e confecção. O evento foi na CDL, em Fortaleza.
Valdomiro presidente
Eleito presidente da Comissão de Jurisprudência do TCE Ceará. O vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Valdomiro Távora, assumiu o cargo e atuará durante o biênio 2024-2025, a partir da Reunião Extraordinária do grupo realizada nesta terça-feira (16/4).
Cuide-se
Pensando em votar em outubro? Pois tome conta de atualizar seu título de eleitor até o dia 8 de maio próximo vindouro. Ou não votará.
400 bilíngues
O Prefeito Zé Sarto que se comunica bem em inglês, francês, inglês, espanhol e alemão, acaba de entregar 400 diplomas de alunos que fizeram cursos bilíngues em escolas da Prefeitura de Fortaleza.
Medalhados
A Prefeitura Municipal de Fortaleza entregou a Medalha Iracema, sua mais alta honraria a Teodoro Santos, Ministro do STF, Consuelo Dias Branco, Presidente da M.Dias Branco, Fausto Nilo pelo conjunto da obra do arquiteto e compositor e Fatiana Morais, artista.
Troca troca
Foi um vendaval que passou pela Câmara de Fortaleza com vereadores trocando de siglas nos últimos dias de janela aberta. Quase metade foi pra outros caminhos que não seus originais.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com