28.4 C
Fortaleza

Mielopatia cervical: saiba como tratar a lesão que pode causar perda do equilíbrio em idosos

A principal causa de Mielopatia no adulto e idosos são os processos degenerativos que acontece com o envelhecimento da coluna

O envelhecimento traz uma sequencia de mudanças no corpo podendo causar algumas alterações funcionais. Essa instabilidade corporal pode prejudicar a vida do idoso em diversos momentos na vida como: quedas e falta de atividade física. É importante ficar atento a todos os sintomas que podem surgir em decorrência de alguma doença degenerativa, como a mielopatia cervical. Os sintomas provocados por essa doença, por vezes, podem se comparar a problemas decorrentes da idade, visto que é uma doença que atinge, em sua maioria, os idosos acima de 50 anos.

“Dependendo do estágio da doença , o paciente pode apresentar dificuldade para andar, desequilíbrio ,diminuição da força nos membros superiores , perda na destreza das mãos como segurar objetos, escrever e executar movimentos finos. A principal causa de Mielopatia no adulto e idosos são os processos degenerativos que acontece com o envelhecimento da coluna, sendo a hérnia de disco, espondilose e ossificação do ligamento amarelo as principais causas. Existem outras causas como traumáticas, infecciosas, Nutricionais e tumores”, esclarece o Dr. Valmir Fernandes, ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna. A dona de casa, Maria Rosa, 65 anos, sofre com a doença há mais de 3 anos , para ela foi uma mudança repentina em sua rotina, para ela um dos principais sentimentos é de incapacidade. A idosa passou a ter uma esperança e melhora dos sintomas, após uma serie de tratamentos. “Eu sinto muita falta de caminhar, tomar banho e ir ao supermercado sozinha, atualmente meus filhos de ajudam a fazer tudo, não me sinto bem com isso, é um sentimento de impotência. Estou melhorando aos poucos, o tratamento com remédios e fisioterapia tem me dado um pouco de esperança”, detalha Maria Rosa.

Tratamento

Em Fortaleza, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, palestras e encontros do Grupo de Apoio a Portadores de Parkinson e Distúrbios do Movimento. A ação, é formada pelo serviço de Neurologia da unidade, com o objetivo de fortalecer o apoio mútuo entre profissionais e pacientes, além de promover o compartilhamento de informações úteis para tratamento das doenças. “Tive contato com associações de pacientes e grupos de apoio em São Paulo e outros estados, e vi como isso ajudava os portadores dessas doenças e seus familiares”, conta o neurocirurgião do HGF, Rafael Maia.

A informação é fundamental para incentivar o individuo a procurar um especialista e informa-lo de todo o histórico de sintomas , além disso, a realização de exames também contribuem para um diagnostico precoce da doença, ajudando no tratamento adequado. Feito o diagnóstico de mielopatia, o tratamento recomendado é o tratamento cirúrgico com o objetivo de descomprimir o canal vertebral e evitar a progressão da doença. A ação evita a progressão do dano neurológico e proporcionar ao paciente uma melhor recuperação e reabilitação.

“Se o tratamento cirúrgico for realizado em uma fase em que o paciente não apresente nenhum dano neurológico, o resultado é a cura sem sequelas. Quando já existe uma lesão bem estabelecida com perda de força e outras alterações neurológicas, o tratamento visa evitar a piora neurológica, sendo difícil uma total recuperação. Por isso a importância do diagnóstico e tratamento cirúrgico precoce”, conclui Dr. Valmir Fernandes.

Por Dayse Lima

Legenda: Dr. Valmir Fernandes, ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).( Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação / Pixabay

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img