32 C°

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Não haverá ruptura

As hipóteses de uma ruptura institucional com uma vitória do ex-presidente Lula no pleito presidencial de 2022 são totalmente nulas. Trata-se de oportuna matéria da colunista Bela Megale, do O Globo, como resultado de consulta a oficiais das Forças Armadas, hoje pertencentes ao quadro funcional do Palácio do Planalto, e que preferiram, por motivos óbvios, o anonimato. A matéria, de algum modo, vem trazer alguma tranquilidade à sociedade brasileira, sabendo-se que, nos ministérios de Jair Bolsonaro estão distribuídos mais de seis mil oficiais das Forças Armadas, fato que tem gerado no seio da oposição a Bolsonaro o temor de um novo surto de militarismo no poder do país.

No que se refere a essa possibilidade, os militares revelaram, em sua unanimidade a rejeição, em consequência das grandes perdas para a caserna quando daquele período. A respeito do pleito presidencial de 2022, militares, tradicionalmente preparados e disciplinados não negam a confiança que têm na reeleição do Capitão Jair. De maneira também sensata, eles, em bloco, advertem no sentido de que esse êxito eleitoral do presidente estará condicionado ao retorno do equilíbrio da economia, assim como ao êxito na luta contra a inflação.

Quadrilha administra Caucaia. “Caucaia está sendo governada por uma quadrilha liderada pelo prefeito Victor Valim em parceria com o ex-prefeito pedófilo Washington Goes e um empresário português que estão assaltando a cidade”. Denúncia feita pelo coronel da Policia Militar, Amarilio Melo, que já a encaminhou ao Ministério Pulico com farto material de provas pedindo o afastamento do chefe da edilidade. Trata-se, segundo ele, de um assalto praticado com o apoio de 14 vereadores alimentados por propinas fartamente distribuídas pelo trio com recursos dos cofres púbicos.

Reviravolta no Cariri. Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra antecipou o seu voto ao governador Camilo Santana para o Senado Federal, provocando uma reviravolta nos meios políticos locais. Ao que se informa, cerca de 21 prefeitos do entorno da Meca do Cariri confirmam adesão a Camilo. Glêdson nem recebeu a turma do Capitão Wagner em visita ao Cariri.

Tem grana. A titular da Secretaria da Fazenda, Fernanda Pacobahyba diz que o governador Camilo se torna uma peça importante na luta contra mudanças no ICMS dos combustíveis. Sobre o pagamento da 2ª parcela do 13º salário dos servidores estaduais, ela cala a boca da oposição pessimista, afirmando que os recursos estão garantidos.
Erros grosseiros. Em recentes declarações por ocasião de eventos políticos, o ex-ministro Ciro Gomes nega que venha agitando a pré-campanha presidencial, e que apenas adverte que Bolsonaro não passa do resultado dos imensos erros do PT, ressaltando que será um erro ainda mais grave insistir na volta do PT ou na reeleição de um presidente que até agora não governou.

Presença total. O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, garante que a presença daquele poder em Icó, não se limitará a uma simples sessão plenária, mas terá a participação de quase todos os departamentos do Legislativo durante três dias, de hoje até quinta-feira, dia 21.

Corrida pela Mesa. Na CMF, um assunto em especial tem dominado as atividades daquela Casa. Trata-se da eleição para a Mesa Diretora que já começa a agitar corredores e gabinetes. O vereador Antônio Henrique, atual presidente, diz que a oposição está no seu bolso e que será eleito o nome que ele apoiar.
Ciumeira. O ex-presidente Lula está às voltas com advertências de lideranças do seu partido, no sentido de que evite continuar aproximação com partidos e políticos dissonantes do PT. Seguidas reuniões de Lula com o MDB e outros responsáveis partidos pelo “impeachment” de Dilma Rousseff, embasam reações.

“O Relatório da CPI da Pandemia é um desrespeito às mais de 600 mil famílias de vítimas da COVID-19”. Deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente responsável por quase metade dessas centenas de óbitos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com