32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

O exemplo Preto Zezé

segunda-feira, 01 de julho 2024

Nascido em 17 de Maio de 1976, na Favela das Quadras, Francisco José Pereira de Lima, de família de favelados, chegou a exercer a profissão de lavador de carros e outras mais humildes. Hoje, ele comanda a presidência Global da Central única das Favelas, cuja sede se encontra em Nova York, Estados Unidos da América, sendo reconhecido como uma das maiores lideranças do Brasil na batalha contra o racismo. Estamos falando do prestigioso e respeitado Preto Zezé, hoje consagrado empreendedor, produtor artístico e musical cujo trabalho tem tirado da extrema pobreza e das ameaças de marginalidade milhares de crianças e jovens. As páginas dos nossos jornais e os programas de Rádio e de TV estão sempre fartos de matérias elogiosas a uma figura notável que, aos 48 anos já se faz merecedor de méritos. Como destacava na ALECE o deputado Salmito Filho, Preto Zezé, se assim o desejasse, poderia ocupar altos postos eletivos, sempre assediados por políticos, mas rejeita, embora tenha tudo para dar exemplo a muitos gestores que o país necessita de bons exemplos. Preto Zezé seria uma das mais saudáveis alternativas para o país a participação de homens que como ele, pudessem sanear a representação política para oxigenar o carecente organismo democrático nacional.

Alerta vermelho. O quarto lugar do candidato do PT na pesquisa Data Folha foi uma ducha de água fria nas pretensões do deputado Evandro Leitão, deixando de orelha em pé os marqueteiros da campanha governista. Os três candidatos de oposição – capitão Wagner, Zé Sarto e André Fernandes – somaram 61% das preferências eleitorais contra 9% do candidato governista. Números alarmantes levando-se em conta a possível união dessas forças contra o candidato governista. O aviso foi dado. Falta competência para alavancar Evandro.

Correndo com a cela. No final de semana, um encontro em Juazeiro do Norte levou o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo, e o deputado Eunício Oliveira a selar um acordo para dar mais musculatura à candidatura do deputado Fernando Santana com o apoio do MDB. O deputado Davi do Raimundão vomitou o rei da barriga, não se provando a altura do pai para disputar o pleito, correndo com a cela antes de a disputa começar.
Péssimo para Gledson. O acordo de Juazeiro consagrou a força política do médico Raimundo Macedo, uma das lideranças mais respeitadas do Ceará pelos maiores cardeais da política estadual. A importância desse encontro não poderia ter sido pior para o prefeito Gledson, cujos apoios se resumem a bolsonaristas que não lhe garantem muito, mesmo se o ex-presidente vier Ceará apoiar André Fernandes na eleição. Padre Cícero só aceita promessa de católico praticante.
Lição de Iniciativa. O município de Itapipoca, os dos mais politicamente tradicionais do Ceará, deverá contar brevemente com a implantação da indústria Kikoko, cujo proprietário Raimundo Dias, comunicou pessoalmente ao governador Elmano, e ao ministro Camilo Santana a instalação de uma fábrica com capacidade média de 2.200 empregos, entre diretos e indiretos.
Mais uma de Lira. Segundo o deputado Eduardo Bismarck (PDT), foi bastante esperto o presidente da Câmara, Arthur Lira, ao “inventar” a criação uma Comissão Especial, com 20 titulares e 20 suplentes, para analisar e debater a “PEC das Drogas”. Esperto, Lira quer empurrar a briga entre o Legislativo e o STF para depois da eleição.
Apoio às crianças. Em Brasília, a deputada Fernanda Pessoa (UB), aprovou como relatora, o projeto em que é proposta a concessão do ensino grátis a todas as crianças e adolescentes, e a disponibilização de creches para toda a criançada. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, esses direitos já foram aprovados e não cumpridos.
Selo inédito. Em solenidade na ALEC, e com a presença de técnicos e autoridades, o presidente Evandro Leitão promoveu o lançamento de uma ideia inédita nos demais estados, ou seja, a concessão do Selo ALECE – ASG, junto a APRECE. Trata-se de certificação de condecoração a personalidades que se destacam com boas práticas ambientalistas sociais e de gestão.
Gratificação. Ganhando críticas de deputados e vereadores oposicionistas, a iniciativa do governador Elmano de Freitas para incentivar o combate ao crime foi oportuna. Uma gratificação de 50% para policiais Militares e Civis que mais apreenderem armas de fogo pode não ser muito, mas incentiva a tropa.
“Racha” na oposição. Em Caucaia, o bloco de oposição que se inclinava a apoiar o candidato do PT, Waldemir Catanho, acaba de sofrer uma perda que abala a sua estrutura. A deputada Emília Pessoa, fechou acordo com o seu primo Roberto Pessoa, a maior liderança da Região Metropolitana de Fortaleza. Mas se Luizianne prometer subir no palanque de Evandro Leitão em Fortaleza, pode haver uma reviravolta.
Terra para muitos. É grande empenho do IDAC, no sentido de avançar mais rapidamente, com o objetivo de fazer entrega, ainda este ano, de 10 mil Títulos de Propriedade Rural, notadamente às pessoas que moram no campo, e que passam a ser proprietários. Com essa medida, torna-se cada vez mais estreitas as veredas que usam os invasores do MST.

“Aviso aos navegantes para a eleição de Juazeiro. Padre Cícero Romão Batista só aceita promessas e compromissos de fiéis da Igreja Católica Romana. Os que não fazem parte desse grupo vão queimar no fogo do inferno.” Assim diz o povo de Juazeiro.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com