32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

O Sertão já virou Mar

quinta-feira, 02 de maio 2024

Açudes, barragens, rios, lagoas, e os cacimbões do Ceará estão todos cheios às margens das cidades, na zona rural, fazendas, vilas e nos lugarejos. A chamada quadra invernosa banhou o Ceará, esfriou o clima de sol exclusivo em algumas localidades e regiões, com chuvas fortes e ventos que anunciam boas plantações e colheitas de esperanças. A FUNCEME, responsável no Ceará por divulgar se teremos chuvas abaixo ou acima da quadra invernosa, nesse ano não acertou de forma tão precisa os prognósticos. Nem por isso merece ser agredida e incompreendida. Acontece. Respeitamos os mandamentos de Deus, as análises dos profetas das chuvas, a ciência e a tecnologia também. O certo é que pelo sim e pelo não, o valente Rio Salgado que nasce nas batateiras do Crato já ficou de barreira a barreira várias vezes nos últimos dias. Cheinho total. O Açude Orós chegou à uma recarga de 85%, o maior volume da última década. O Castanhão agradece o que recebe do Salgado e as Peixadas de Lima Campos e os seus proprietários, em Icó, retornaram a comprar peixes na região – Orós e Castanhão -, pois há anos tudo estava vindo do Estado da Bahia. Na macrorregião cariri também é muita chuva todos os dias. O Governo Federal assinou o ramal da transposição do Salgado, recentemente, com a presença do presidente Lula no município de Iguatu. Foi uma festona. Mas você sabe, finalmente, o que realmente deseja o povo sertanejo? Nunca mais ouvir o ronco do carro pipa.

Agora entra a habilidade
Fechada a janela partidária, onde muitos pré-candidatos escolheram os seus ninhos rumo às eleições de outubro próximo, já se tem uma noção do amplo cenário de quem serão os candidatos às prefeituras, em detrimento de outros tantos. A acomodação em outros acentos para os não escolhidos, para evitar conflitos e rompimentos futuros, será a primeira página a ser lida pelos verdadeiros líderes políticos.
Brasília ferve até no frio
Nunca se percebeu tanta agitação na capital do Brasil, leia-se Câmara e Senado Federal, como nos últimos meses. Afora as constantes discussões dos nós contra eles, da direita e da esquerda, deputadas e deputados por muitas vezes são contidos para evitarem vias de fato. A quem diga que virou em algumas comissões do Congresso Nacional, verdadeiras delegacias de polícia numa segunda-feira com todos brigando e falando ao mesmo tempo.
O que Caucaia tem?
Caucaia é quase um bairro de Fortaleza, mas não é. É município, tem prefeito, vereadores, eleições, praias, feiras, praças e mercados. Problemas? Tem um montão. Mas nessa pré-campanha às eleições é a cidade que mais lançou nomes para prévias e discussões.
Saúde mental urgente
A polícia civil que investiga o bárbaro assassinato do vereador de Camocim, César Veras, no último domingo, ainda não definiu as motivações para tamanha selvageria. Além do parlamentar, mais dois cidadãos foram lesionados por um garçom em um restaurante à beira-mar da cidade. Nas primeiras aparições, o autor da tragédia, não diz coisa com coisa. Saúde mental é coisa séria e deve ser prioridade dos governos.
Palpiteiros de plantões
O mais engraçado nesses grupos de whatsapp que tem espalhados nas redes sociais é o dinamismo do debate, discutem todos os temas e “eles” sabem de tudo. Para o cotidiano, apresentam a solução para a economia, baixar o combustível, do arroz e do feijão, e muitos palpites para melhorar a vida de todos. Quando parte para a política, tem alguns que já têm o resultado sabe quem serão todos os prefeitos eleitos em outubro próximo.
Direita X Esquerda
Li e ouvi por aí que em Fortaleza não cabe na disputa eleitoral pelo Palácio do Bispo três candidatos da direita, ou seja, Girão, André e o Capitão Wagner. Mas tem quem vai ao meio fio e grita também e na esquerda cabe dois? Evandro e José Sarto? A loura, Luizianne Lins, ainda permanece calada após a disputa interna no PT. Jeitoso, Evandro já fez acenos para conquistar o seu coração e colocá-la de vez na campanha. O tempo serena tudo e temos até agosto, mês das convenções, para muitos cafés da manhã e chás da tardezinha.
Izolda em Sobral?
Essa coluna foi uma das primeiras que registrou que a professora Izolda Cela seria candidata nestas eleições. Fortaleza ou Sobral eram os destinatários. Desincompatibilizou do MEC, em Brasília, e limpou o seu título que é de Sobral. Os curiosos foram perguntar à nossa ex-vice-governadora suas reais pretensões; não disse sim e nem disse não. Izolda não tem pressa.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com