32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Cláudio Humberto

Palhano nas eleições

quinta-feira, 25 de abril 2024

De acordo com informações chegadas à nossa reportagem, está acontecendo uma verdadeira reviravolta política no município de Palhano, no Vale Jaguaribano. É que depois de três derrotas consecutivas, Batista da Mariana, homem simples, ex-vereador e ex- vice-prefeito, promete protagonizar uma das eleições mais acirradas do Vale Jaguaribe. Na última eleição municipal, em 2022, Batista perdeu para o Zé do Lala por pouco mais de 190 votos. Seus correligionários e amigos admitem que agora vem com tudo para derrotar o seu maior adversário. Quem acredita bastante nesta situação são aqueles que dirigem o PSD no Ceará e, o deputado federal Domingos Neto, de turma bastante enfática.

Não pode mais mudar
Conversei com uma autoridade da Justiça Eleitoral do Ceará e ela nos confirmou o que divulgamos recentemente, e todos os nossos espaços jornalísticos: que a janela partidária já foi. Ou seja, terminou no último dia 06 do corrente mês o prazo para troca de partidos sem correr o risco de perder o mandato.

Bom saber
O prazo valia, especialmente para vereadores, cujos mandatos pertencem ao partido pelo qual foram eleitos. Sobre o Alistamento Eleitoral, o prazo está em execução e vai até o próximo dia oito (8) de maio vindouro para todos aqueles que precisam solicitar os serviços da Justiça Eleitoral, na capital e interior. O nosso TRE, Tribunal Regional Eleitoral está bastante atento. Qualquer dúvida sobre os prazos partidários é outros assuntos ligados às próximas eleições municipais podem ser consultado ao TRE, através do endereço eletrônico: www.tre-ce.jus.br

Reeleição provável
Cronistas políticos, assim como lideranças das mais diversas regiões do Ceará já admitem alguns prováveis futuros prefeitos (as) que poderão ser reeleitos no próximo dia seis (6) de outubro vindouro. São bastante festejados pelos correligionários em seus municípios, dentre outros, os atuais gestores de Tauá, Mombaça, Quixadá, Camocim, Granja, Horizonte e Maranguape.

Jango cearense
Repercute positivamente junto aos diversos segmentos da vida política, empresarial, social e tantos outros, no Ceará e no país, o projeto de lei de autoria do deputado De Assis Diniz (PT), que restabelece o Título de Cidadania Cearense ao ex-presidente do Brasil, João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, deposto pelo Regime Militar iniciado em 1964.

Explicações
Conforme De Assis Diniz, o projeto de lei 207/2024 prevê a revogação da Lei 7.336, de 11 de junho de 1964, promulgada em um contexto de exceção política durante o regime militar no Brasil. A legislação retirou a homenagem ao ex-presidente João Goulart. Lembrou o parlamentar do PT que naquele período, “foram perpetradas diversas violações aos direitos fundamentais e atos de censura e perseguição política, que culminaram em decisões arbitrárias, como a revogação do Título Honorífico de Cidadão Cearense a João Goulart”. Vamos aguardar a votação da medida já em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Polêmica
Setores os mais diversos no próprio Legislativo Estadual admitem que a apreciação do projeto do deputado De Assis Diniz vai ser bastante polêmica. Apesar de títulos de cidadania terem uma aplicação muito mais simbólica, e comum que projetos como esse causem debates acalorados entre a base e a oposição na Casa. Estamos atentos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com