32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Sem categoria

Pequena taxa de desemprego

quinta-feira, 30 de maio 2024

O Estado do Ceará tem segunda menor taxa de desemprego do Nordeste, segundo PNAD. Isso mesmo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada no último dia 17 de maio, reforçou o cenário positivo de emprego e renda no Ceará: a taxa de desemprego reduziu de 9,6% para 8,6% da força de trabalho local. A comparação é entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024. De acordo com os indicadores apresentados, o contingente de ocupados foi estimado em 3,57 milhões de pessoas, um incremento de 48 mil ocupados e um dos melhores resultados para o primeiro trimestre do ano.

É bom saber
Neste contexto, destacam-se os resultados dos setores de alojamento e alimentação (29 mil) e transporte, armazenagem e correio (22 mil). Os dados revelam ainda redução de 35 mil pessoas no número total de desempregados, sendo estimado em 338 mil pessoas.

Nordeste
Com estes números, o Ceará se destaca como a segunda menor taxa de desemprego do Nordeste, atrás somente do Maranhão (8,4%). Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, esse resultado demonstra o esforço dos governos federal e estadual na construção de um ambiente favorável para a economia.

Apoio do governo
O governador Elmano de Freitas (PT), dando exemplo para o país e para o mundo do seu excelente trabalho, entregou recentemente, 1.400 conjuntos de mobília, além de novos equipamentos, para alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas indígenas de 14 etnias. Referida ação representa investimento de R$ 2,2 milhões.

Abrangência da medida
Destaque-se que o empreendimento governamental que aconteceu na Escola Indígena Chui, no povo Pitaguary, na Aldeia Olho D’água, no município de Maracanaú. Atualmente, a rede estadual conta com 41 escolas, abrangendo 16 municípios, no caso: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, São Benedito, Tamboril e Quiterianópolis. Um total de 8.383 alunos estão matriculados nessas unidades, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Inovação e saúde
Outra medida anunciada pelo governador Elmano de Freitas, que também está repercutindo muito diz respeito à inauguração do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, localizado na Fiocruz Ceará, no município Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Saiba mais
O Distrito de Inovação e Saúde do Ceará vai ser implantado no Eusébio, e o Governo do Estado é parceiro do projeto que reúne instituições públicas e privadas. A proposta é o compartilhamento e realização de iniciativas integradas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de serviços relacionados à saúde, sejam esses insumos farmacêuticos ativos (IFA) para medicamentos, reativos de diagnóstico, insumos de natureza médico-hospitalar, soluções digitais e inovações sociais em saúde, com foco no desenvolvimento econômico local e estadual, na sustentabilidade do sistema único de saúde e na soberania do Brasil no setor saúde.

Estação de água
O Governo do Estado do Ceará inaugurou, recentemente, a pioneira estação de tratamento de efluentes e utilidades industriais. A nova estação de tratamento fica localizada no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza RMF). A mencionada estação de tratamento e reuso de água é resultado de uma parceria entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Vicunha Serviços, subsidiária do Grupo Vicunha dedicada a serviços ambientais.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com