32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Por que não o Fundo todo?

quarta-feira, 22 de maio 2024

Constituiu-se numa das melhores surpresas para o início da semana, a notícia de que está tramitando nas Comissões Técnicas da Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que transfere para o Estado do Rio Grande do Sul 50% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Trata-se de iniciativa de alguns parlamentares, entre os quais a deputada cearense Dayany Bettancourt (UB), que acerta em cheio, após a polêmica defesa da Cidadania Brasileira para o multibilionário Elon Musk, benquisto apenas dos bolsonaristas. Mas, o tema do comentário não poderia ser outro, senão a evidência da doação de metade do Fundo Eleitoral, em torno de R$ 5 bilhões, como valiosa ajuda para um Estado devastado pela violência climática. O referido Fundo tem sido um alvo permanente da rejeição da opinião pública, sabendo-se que o no nosso Brasil ainda convivemos com um sistema político-eleitoral em que o próprio Poder Executivo alimenta de recursos públicos os partidos políticos, para que seus políticos mal-acostumado continuem cometendo, impunemente, o crime da compra de votos, num acinte à própria Justiça Eleitoral que combate tais traficâncias. Tendo em vista a situação dramática enfrentada pelos bravos gaúchos, mereceria os aplausos de toda uma Nação de cidadãos de bem. Isso, diante da realidade de que é muito mais justo socorrer, com toda essa quantia os filhos da terra gaúcha, do que empregá-la para alimentar maus eleitores e eleger maus políticos, “torrando” recursos que são nossos.

Suspense em Crateús. Pelo menos até à tarde de ontem, o clima político, que já era bastante quente, com o afastamento, pela Justiça Eleitoral, do prefeito Marcelo Machado, terminou tento a temperatura cada vez mais elevada, tendo em vista que, o vice-prefeito Dr. Nenzé, rival político de Machado, foi empossado e, de saída, começou com a demissão de todos os Secretários Municipais. Mas, o mais preocupante é que, além dos secretários, Nenzé poderá dar “vassourada”, em servidores não concursados.

Querida e respeitada. Segundo se comenta no âmbito dos governistas, o ex-governador e agora Ministro Camilo Santana, desde que assumiu o MEC desejava ter ao seu lado por muito tempo a ex-governadora Izolda. Mas, ela, respeitada e querida de Camilo, Elmano e dos Ferreira Gomes (exceto Ciro) optou por governar Sobral, num pleito por todos que a conhecem, como ganho.
Isolando Wagner e Girão. Em Brasília, surpreendeu a “ordem” dada pelo presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto a todos membros e diretores do partido no sentido de que, em nenhuma condição façam alianças com qualquer partido, e isso inclui a UB do Capitão Wagner, e o NOVO, do senador Eduardo Girão. A se concretizar esse arrufo, quem irá salvar André Fernandes?
Tema esclarecido. O senador Cid, ao lado do presidente Eudoro, realiza um notável trabalho de renovação e fortalecimento do PSB, agora um dos partidos grandes do Estado, e aliado mais forte do PT. No que se refere a alguns problemas de alianças PSB-PT no interior, Cid assegura que os raros casos possíveis, serão resolvidos pacificamente respeitando a aliança estadual.
Alimentos rentáveis. Hoje, 22, no Restaurante Mayu, o presidente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo, e comando da Associação de Brasileira de Bares e Favelas – Abrasel estarão concretizando projeto de parceria tendo como objetivo a melhoria e qualificação dos pequenos negócios do setor alimentícia, um dos maiores empregadores. Participou o titular de Secretaria de Turismo, Alexandre Pereira.
Setor exitoso. Para o Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, uma parceria SEBRAE e o setor de pequenas empresas, contando com o apoio federal e estadual, será, cada vez mais, modelo que atravessa até as nossas fronteiras. Esse setor é responsável por 300 mil empregos diretos e indiretos e é composto de 50 mil pequenos negócios de alimentos, sendo 50% deles micros.
Acerto total. Na visão da deputada Fernanda Pessoa (UB), acerta de cheio o senador Flávio Arns (PSB-PR) ao defender com garra o Projeto de Lei de sua autoria, obrigando a divulgação, detalhada de todas as despesas com o Cartão Corporativo, em todos os níveis de governo. Isso, segundo ele, para se deterem os gastos bilionários que vêm sendo feitos com o uso dele.
Segurança para a Justiça. Como medida contra a possível violência no interior por ocasião da campanha eleitoral e no dia do pleito, o desembargador Abelardo Benevides, presidente do TJC, toma providências, no sentido de dar toda a segurança possível aos magistrados, promotores e cartorários. Para isso, serão aplicados R$ 20 milhões, inclusive com equipamentos tecnológicos.
Afundado a esquerda. Comenta em Senador Pompeu: o bloco esquerdista dali, que já ”caía pelas tabelas”, tende a afundar inapelavelmente. Além de outras “mancadas”, foi preso pela Polícia civil o indivíduo Antonio Costa Filho, vulgo Filho Costa. Pré-candidato pelo PSOL apresentava-se como médico, fornecendo atestados falsos para mães pobres de autistas.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com