32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Potencialidade do Brasil

quarta-feira, 19 de junho 2024

O Brasil é hoje uma das Nações com maior potencialidade de ser grande e de se tornar capaz de liderar, ao lado das grandes potências. Essa lição de confiança no nosso país foi demonstrada pelo ministro da Economia, Fernando Haddad, ao participar, em são Paulo, de evento da maior importância reunindo grande plateia de empreendedores nacionais, categoria que, segundo ele, é um dos pilares mais importantes da economia nacional e que, exatamente por esse motivo deve ser uma das mais confiantes do país. O evento “Desperta empreendedor” é iniciativa do Instituto Conhecimento Liberta – ICL. Na visão de Haddad, embora a situação mundial esteja bastante confusa e insegura, sendo um momento desafiador, é de momentos como este que surgem janelas para o Brasil mergulhar e mostrar a sua capacidade de crescimento. Para isso, entretanto, o Brasil precisa estar bem arrumado e organizado, depois de fazer o melhor proveito das condições especiais de que dispomos, bastando lembrar que, além da maior produção de alimentos para nós e para o mundo, já temos de 90% da nossa energia limpa, sendo que os poderosos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico só contam com 1/3 disso. Estes são apenas dois exemplos do que podemos mostrar ao Mundo. Entretanto, segundo Haddad carecemos de um grande projeto de interesse coletivo capaz de superar o individualismo de muitos. Sem isso, é exibido apenas potencialidade poderemos ser superados pela tecnologia de que já são possuidores vários países. Diante disso, fica claro que não poderemos crescer sem confiança, visão e ação.

Egoísmo prejudicial. Ainda a propósito da importante palestra do Ministro Fernando Haddad para os empreendedores nacionais em São Paulo, um dos trechos mais importantes foi aquele em que ele advertiu sobre os riscos para o individualismo de muitos que terminam crescendo como empreendedores e depois grandes empresários, sem darem o devido valor à necessidade de uma atuação direcionada para o crescimento unificado da economia do país.

Prós e contras LL. Não demoraram as especulações a respeito do preenchimento da vaga do ex-deputado e conselheiro Alexandre Figueiredo, do TCE. Já se fala, por exemplo, na deputada e ex-prefeita Luizianne Lins, sendo que um dos problemas relacionados sobre o assunto está na divisão de opiniões, quando alguns petistas discordam, à proporção em que outros querem vê-la pelas costas.
Vontade do Abolição. Em relação à vaga deixada pelo conselheiro Alexandre Figueiredo no TCE, a novidade comentada na ALECE é a de que, apesar de a referida vaga ser daquela Casa, a decisão deverá ter também o dedo do Governador do Estado. Além disso, a aprovação do nome escolhido terá que ser decidida pelo Plenário do Legislativo. Como se vê, trata-se de algo que depende da política.
Missões para Lula. Amanhã, o presidente Lula estará no Ceará, tendo como objetivo administrativo a entrega de 600 habitações do projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Entretanto, ele deverá também cuidar de mais uma tarefa, em que ele é especialista, ou seja a de sanar alguns problemas do PT em relação a algumas alianças no interior, e visando impedir desencontros com os muitos partidos aliados.
Mandato de Eduardo. O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), um dos mais dinâmicos e atuantes da bancada federal do Ceará, e que teve o seu mandato cassado pelo TSE, poderá permanecer na Câmara dos Deputados até o final do seu mandato, em 2026. Para isso, a matéria não poderá ser colocada na pauta para votação pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Temas sérios. Encontram-se em Fortaleza defensores e defensoras públicas dos 27 Estados brasileiro, tendo como objetivo reunião do Conselho Nacional de Defensores Públicos. Além, de assuntos do interesse da categoria, temas importantes que chamam a atenção de todo o país deverão ser debatidos, como o PL do aborto com 22 semanas, que virou a maior polêmica do momento no país.
Parcerias sérias. A propósito da presença de Defensores Públicos Gerais em Fortaleza, algumas das pautas deles são visitas ao governador Elmano, no Palácio da Abolição, e ao presidente da Assembleia Legislativa. Do mesmo modo como outras autoridades ligadas à segurança e à Justiça, o alvo dos defensores e defensoras foi o de fortalecer a parceria para o fortalecimento daquela instituição.
Defesa dos animais. Na Câmara dos Deputados tramita, nas Comissões Projeto de Lei da Deputada Dayany Bittencourt (UB) destinada à implantação do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por maus tratos ou morte de animais. A referida parceria visa unir União, Estado e Municípios, no sentido de prevenir esse tipo de crime, com punições dobradas para os casos de reincidência flagrada.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com