32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Prefeitura lança mobilização para promover limpeza urbana

quinta-feira, 09 de maio 2024

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quinta-feira, 09, uma mobilização envolvendo ações de educação, fiscalização e limpeza urbana para promover a criação de uma capital mais sustentável. “Uma cidade mais limpa é uma cidade mais saudável, onde a família vive melhor. Vamos engajar toda a cidade nesse compromisso que é de todos nós, do Poder Público, da iniciativa privada e dos cidadãos e cidadãs. Será uma ação conjunta, que inclui os caminhões de coleta de recicláveis, o vídeomonitoramento, a ampliação do número de ecopontos, de bairros atendidos pelo Re-Ciclo, de lixeiras subterrâneas e de agentes de limpeza. Teremos um grande time de dez mil pessoas trabalhando para fazer de Fortaleza a cidade mais limpa do Brasil”, explicou o prefeito José Sarto.
Durante o lançamento da iniciativa, o gestor do município destacou que para cada 10 quilos de lixo que a Prefeitura recolhe nas residências durante a coleta regular, 12 quilos são retirados das ruas e locais públicos por conta do descarte irregular. O objetivo da mobilização é transformar a cidade em um lugar mais saudável que, inclusive, seja capaz de gerar renda através do lixo por meio da promoção de novos hábitos de descarte.
No âmbito da educação, a administração municipal prometeu capacitar mais de 10 mil agentes, que serão responsáveis por engajar a sociedade e conscientizar os fortalezenses sobre a melhor forma de lidar com os resíduos. O trabalho deverá ser desenvolvido de diferentes maneiras, como de porta a porta e em eventos e espaços públicos.
Já na fiscalização, as câmeras de videomonitoramento com tecnologia de identificação automática de descarte inadequado serão utilizadas para coibir crimes ambientais. Os equipamentos estarão conectados a órgãos de fiscalização. Além disso, 60 ciclomonitores vigiarão os pontos de lixo para identificar eventuais infrações e acionar a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) quando for necessário.

Limpeza urbana
Atualmente, a coleta domiciliar ocorre três vezes por semana na capital cearense. Em lugares como a Beira-Mar e o Centro, o serviço acontece diariamente devido ao alto fluxo. A novidade anunciada ontem está relacionada com o programa Recicla Mais, que foi lançado como estratégia de ampliação da coleta seletiva a ser implementada em condomínios residenciais.
Em um primeiro momento, serão atendidos bairros como Messejana, Curió, Guajerú, Coaçu, São Bento, Paupina, Parque Santa Maria, Ancuri, Meireles, Aldeota e Cocó, com seis caminhões cumprindo rotas semanais. Os condomínios interessados podem aderir ao programa pelo site reciclamais.fortaleza.ce.gov.br ou no Portal Fortaleza Digital. Aqueles que adotarem a medida deverão optar entre doar resíduo reciclável ou receber um bônus a ser concedido por empresas parceiras.
É válido ressaltar que a cidade já conta com 103 ecopontos para receber recicláveis, poda, materiais volumosos e entulhos de pequenas obras. Além disso, há 55 pontos com lixeiras subterrâneas para resíduos domésticos. Neste mês, a gestão afirma que o projeto Re-Ciclo, que faz a coleta seletiva com catadores utilizando triciclos elétricos de porta a porta, será ampliado de 11 para 26 bairros. Até junho, o projeto deve abranger 35 bairros.

Por Yasmim Rodrigues

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com