32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

PT – era só zoada

segunda-feira, 22 de abril 2024

O deputado Evandro Leitão é o candidato do PT e de seus aliados à prefeito de a notícia, de tão “requentada”, nem merece ser tratada como manchete. Isso, por conta da maneira como esse processo foi posto em prática, a partir de quando o presidente da ALECE foi atraído para o PT, depois de ter sido traído pelo triunvirato Ciro, RC e André Figueiredo. Até aquele momento era voz geral que a “pega” pela PMF seria entre Luizianne (com todo o favoritismo), Guilherme, Artur e Larissa. Mas, entrou Evandro e o castelo de cartas de Luizianne e seu grupo começou a desmoronar, até que ruiu de vez, com o previsível resultado final, de ontem, no Hotel Oásis Atlântico. Logo cedo, o deputado Guilherme Sampaio, presidente do PT-Fortaleza, desistiu e anunciou apoio a Evandro. Depois, foi o momento mais importante, quando Luizianne decidiu sair da disputa e apoiar Evandro, mas, não sem antes manter com ele longa conversa, cujos termos não foram conhecidos, esperando-se que tenham se referido ao consenso. A propósito disso, os líderes principais do PT, governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana atuaram como sempre, como observadores disponíveis para a manutenção da paz partidária. Tanto assim que, no dia mais importante da pré-campanha, eles passaram por inteiro a articulação do evento à titular da Articulação política, Augusta de Brito que não teve que se empenhar muito, já que tudo se encaminhou para um final pacífico, pelo que não torciam os adversários do bloco governista.

Sucesso esperado. Não chegou a surpreender o resultado de pesquisa nacional realizada pelo Ipec, no sentido da avaliação geral do governo do presidente, ouvindo 2 mil pessoas a respeito dos pontos positivos e negativos em todos os Ministérios. O grande destaque foi a aprovação geral da atuação e dos mais importantes projetos já postos em prática na gestão do ministro Camilo Santana à frente do MEC, mesmo com a União enfrentando problemas e quase todas as pastas.

Sucesso do “pé-de-meia”. Embora outros pontos relacionados com a gestão do ministro Camilo na Educação venham tendo apoio generalizado, a “estrela” mais elogiada em todo o país tem sido o singelo programa “Pé-de-meia”, cujo nome é típico do Nordeste, e cujo grande “prodígio” já está sendo o começo do fim do abandono de aulas por jovens pobres.
Situação esclarecida. Tendo em vista os avanços da dengue em vários estados do país, o Estado do Ceará continua sendo o único do Nordeste e demais áreas do país a não necessitar da chegada de vacinas para a SESA. A explicação para essa situação tem a ver com a eficiência mostrada em relação às estratégias de combate ao mosquito transmissor.
Fraudes do PL. Segundo novas informações do TSE estaria provado que muitas das mulheres envolvidas em fraudes como candidatas fictícias, já teriam concorrido em pleitos anteriores, disputando falsamente cargos eletivos. Diante disso, a sentença da Corte Eleitoral sobre o caso do PL do Ceará deixará essa sigla sem bancada.
Prêmio do SEBRAE. O SEBRAE, que conhece como ninguém as gestões municipais, fez a entrega do Prêmio Prefeitura Empreendedora, XII edição, conferido às gestões que se destacam por iniciativas práticas pelo povo no campo se gestão e governança. Das 26 Prefeituras premiadas, apenas duas da Zona Norte e Ibiapaba – Ubajara e Tianguá.
Tarefa de peso. Enquanto outras lideranças políticas empenham-se em armar alianças, o senador Cid Gomes, sempre em companhia do presidente do PSB, Eudoro Santana, ou com deputados federais e estaduais desenvolve grande campanha, de município para filiações no partido, sendo que, segundo ele, é tornar o PSB majoritário.
Fim de uma era. Informa-se de Pacatuba, o próximo pleito poderá ser o ponto final da era da família Marques, ali implantada pelo ex-prefeito Carlomano. Agora, o prefeito Rafael Marques tem rejeitado pela unanimidade Câmara empréstimo de R$ 28 milhões. Segundo os vereadores, o município está falido. Rafael não irá para a reeleição.
“Racha” preocupante. Já que “virou moda” os “rachas” em partidos e entre lideranças, uma situação dessa natureza está sendo desenhada, e em pleno coração do Poder Judiciário, por conta de séria disputa interna entre o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Alexandre Morais, presidente do TSE, e Gilmar Mendes.
Desafios na Internet. Ontem, veio a público notícia curiosa, tendo em vista desafio envolvendo o deputado Evandro, candidato do PT à PMF, e o prefeito Sarto, ambos não afeitos à duelos verbais. Evandro disse que “Fortaleza não aguenta mais o Sarto”, este retruca dizendo que “o povo não mais suporta hegemonia política”. E ficou nisso.

“Ao conselho da Justiça Eleitoral para que todos votem, devia ser acrescentado Só não vote em quem não presta”. Ex-senador Cid Carvalho.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com