32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Rolo político no interior

terça-feira, 18 de junho 2024

O “rolo” político e partidário instalado nos municípios do Estado por conta da sucessão municipal, como já se imaginava, ameaça dar muita preocupação e pesado trabalho às principais lideranças responsáveis pela organização das campanhas e, principalmente, para a montagem das chapas às Prefeituras. Como já era aguardado, partidos como o PT e o PSB passariam a apostar corrida pela conquista de Prefeituras aproveitando-se da derrocada do PDT, que decai, depois de dominar o setor. Mas, agora a situação é outra, como já adverte o senador Cid Gomes (PSB) a quem cabe a tarefa de “arrumar a casa”, onde, além do PT e do PSB, dezenas de municípios são disputados também pelos aliados como PSD, PP, Republicano, MDB, PCdoB, entre outros. Como reconhece Cid, as rivalidades antigas, enraizadas em muitos municípios não são nada fáceis de serem superadas, o que significa ser inevitável que partidos aliados do Palácio da Abolição venham a se enfrentarem, o que vai exigir dele, do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo o máximo de empenho para impedir excessos e, principalmente que não sejam prejudicadas as alianças deles com os Governo do Estado e da Nação. Se o Brasil não fosse o país onde pululam partidos não teríamos, com certeza, problemas dessa natureza, que só servem para causar grandes problemas prejudicando a harmonia nas campanhas e pleitos.

Falece Alexandre. O Tribunal de Contas do Estado publica nota de falecimento do conselheiro Alexandre Figueiredo de Paula Pessoa, o mesmo fazendo a direção da Assembleia Legislativa, tendo em vista ter sido ele também deputado estadual por duas legislaturas. Oriundo de importante família de Sobral, ele foi deputado combativo, e, como conselheiro decano do TCE, teve grande atuação, até ser vítima de infarto fulminante.

Balbúrdia no MDB. Segundo notícias de Juazeiro do Norte, o deputado Eunício Oliveira, ao entrar em ação no caso da sucessão naquela cidade, terminou por criar grande balbúrdia o MDB que ele preside há anos. E tudo, depois de ele “jogar os pés” na pré-candidatura do deputado Davi Raimundão, desprezando o respeitável eleitorado do ex-prefeito.
“Bora habitar”. Em Caucaia, o destaque da gestão municipal é o início da distribuição de mais de 3.000 lotes de terreno para residências populares, um recorde para o interior do Estado, e destinados apenas a quem tem grande necessidade desse benefício. Fala-se que o ex-prefeito Naomi é contra, o que é difícil de entender num estado com tanto “déficit” habitacional.
PSD que cresce. Deputados do PSD na ALECE mostram sua satisfação ante recente levantamento sobre a situação atual dos partidos em geral. Segundo esse balanço político-eleitoral, o PSD, sob a batuta do presidente Kassab assume a condição de força moderadora entre os partidos do centro-direita, durante décadas exercido por um partido que já foi forte, o MDB.
Tempo que corre. Conforme o senador Cid Gomes explica a sua pressa e preocupação com as alianças e candidaturas no interior, estamos a apenas um mês para a realização das convenções de todos os partidos, sendo que caberá ao governador Elmano, o ministra Camilo e ele se desdobrarem para que a campanha a ser iniciada encontre todos as chapas organizadas.
Ótimo jovens do CE. A notícia, dada pelo Governador Elmano de Freitas, é excelente para os jovens cearenses que estudam na rede pública, e que visam vagas no ITA. Serão organizadas três turmas de 80 alunos para o vestibular de 2025, e preparados por mestres da Secretaria da Educação, tendo como local a Escola Jenny Gomes. As aulas deverão ser iniciadas em 2026.
Sucessão apressada. Mal aconteceu o velório e o sepultamento do conselheiro e ex-deputado Alexandre Figueiredo, e já se comenta no âmbito daquele poder o processo de escolha do ocupante daquela vaga, que pertence ao Poder Legislativo. Por conta disso, caberá àquele Poder proceder a escolha do futuro conselheiro para uma das funções mais cobiçadas do Estado.
É a vez da Janaína. Em Crateús, enquanto o prefeito Marcelo Machado foi cassado, agita-se a questão da candidatura para a sua sucessão. Presente em evento político na capital dos Inhamuns, o senador Cid Gomes foi claro e direto com as lideranças governistas daquela cidade, ao declarar que o nome para esse papel só pode ser o da senadora Janaína, que ama Crateús.
Presença do corregedor. Presente em Fortaleza, onde participa da vistoria do TJC pelo CNJ, o corregedor nacional daquela entidade, Felipe Salomão tem marcados encontros com o governador Elmano e com o presidente da ALECE, Evandro Leitão. Trata-se, segundo ele, de atitudes destinadas a contribuir para harmonia cada vez maior entre os três poderes constituídos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com