32 C°

sábado, 16 de outubro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Macário Batista

Se estiver errado me corrija…

sexta-feira, 24 de setembro 2021

Acho que foi o Governo Cid Gomes que arrumou um bocado de campo de aviação no Ceará, transformando-os em aeroportos. Os que arrumou, botou luz, que chamam de balizamento pro pessoal pousar e decolar de noite. Crateús, Sobral, São Benedito, Tauá, são cidades-polo, que abrigam indústrias e centralizam comércio regional, como Iguatu, há muito tempo servida pelo sistema e que teve até linha aérea. Há outras cidades que ganharam novas pistas. Outras perderam, como Jaguaribe e Senador Pompeu, ou ainda Mombaça e Orós. A pista do Castanhão serve só a Jaguaribara e Jaguaretama, em sérias emergências. Pois bem; eu queria mesmo era fazer uma defesa daquilo que interessa não só ao povo, às administrações públicas e ao comércio. Defendo a ideia de que sem uma pista decente, um aeroporto decente, como o que está sendo construído em Sobral, e já o foram em Camocim e Jeriquaquara, não haverá desenvolvimento o que nos leva ao emprego, ao salário, e ao progresso. Hoje, uma única cidade sede, ou polo, como queira, não tem um aeroporto. Tempos atrás teve um arremedo para aviões pequeninos, de época, quando o DNOCS fazia açudes para irrigação como o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos. O abandono destroçou a pistinha que foi trocado por um Conjunto Habitacional nunca entregue oficialmente pelo Banco do Brasil à municipalidade.

Agora, Icó clama por um aeroporto que possa chamar de aeroporto. A meio caminho entre Fortaleza e o Cariri, a cidade tem tudo pra crescer, seja no turismo religioso e patrimonial, no emprego, na renda, na cultura rica de cidade com mais de 300 anos de histórias. No seu entorno há pelo menos vinte municípios que seriam beneficiados com um aeródromo de nível, inclusive os vizinhos Rio Grande do Norte e a Paraíba. Gerar trabalho. Nenhum empresário vai levar sua indústria/empresa para um lugar que não tenha um aeroporto. Isso Icó não tem. A região precisa. Ou o Governo não sabe disso?

Frase: “Governar é abrir estradas”. Washington Luiz, presidente deposto por golpe militar a 30 dias do término do seu mandato pelo general Tasso Fragoso.

O Galego tava enfezado. Senador Tasso Jereissati presidiu a CPI da Covid por um tempo. Um depoente e um senador tentaram se fazer de besta, como se diz aqui, naquela hora. Pois o Lindo engrossou pra cima dos dois. Primeiro foi pro depoente, Ministro do TCU, seu Rosário.

“O senhor respeite essa casa. Por favor, baixe a bola. Várias vezes o senhor já atacou”, disse Tasso, após o depoente acusar o relator, Renan Calheiros, de mentir durante as perguntas. Tasso ainda negou a palavra ao cearense Eduardo Girão (Podemos), que tentava interrompê-lo para defender o depoente. “Não vou dar a palavra, não vou dar. Se pedir a palavra com educação e dentro do regimento, lhe passo a palavra”.

E, é?
“Bolsonaro diz não ter se vacinado. Mas não sabemos se ele está vacinado ou não. Se ele estiver falando a verdade e não se vacinou, é abertamente anti-ciência e demonstra ignorância (lembro que os ídolos dele Trump e Netanyahu foram vacinados). Se for mentira, é mau caráter. “Guga Chacra, jornalista.

Isto é grave
No interior,até bem pouco o jogo do bicho era calmo. Neguim bancava, neguim jogava, perdia e ganhava. Ai, chegou uma facção criminosa e resolveu tomar o jogo do bicho pra si. Sob ameaça de morte, querem o banco. Ê ê.

O Lindão tá no meio
Tasso Jereissati é um dos quatro pré-candidatos para as prévias da tucanagem para escolher o candidato do partido à Presidência da República. Além de Bonitão, estão na lista, João Doria (SP) , Eduardo Leite (RS) e o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto.

Ora veja só
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, visitou o Mercado São Sebastião Disse que ia fazer uma reforma. Pintar as esquadrias, pintar o chão do estacionamento,botar telhado novo, arrumar as rampas e prevenir contra incêndios. Pronto.

Entrada no EUA
Atualmente os EUA impedem a entrada da maioria dos estrangeiros que nos 14 dias anteriores tenham passado pelo Reino Unido, pelos países europeus do espaço Schengen, pela Irlanda, China, Índia, África do Sul, Irã e Brasil..

Adeus doméstica na Disney
Em novembro, dizem de lá, é possível que os EUA abram pra todo mundo, desde que vacinados. Problema: com o dólar nas alturas, e o visto a US$160,00, em real dá perto de R$880,00. Indo de Fortaleza pro Recife, bote hotel, passagem, táxi, comida…

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com