32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Simplicidade e eficiência

quinta-feira, 27 de junho 2024

Em sua atuação à frente do Ministério da Educação com todos os seus problemas, Camilo Santana conseguiu através de medida de extrema simplicidade, resolver uma questão que vinha desafiando todos aqueles que assumiram a importante pasta, da qual depende o futuro de todos os brasileiros, sabendo-se que sem uma Educação bem estruturada nenhuma Nação consegue atingir altos níveis de desenvolvimento. Quando ministros, educadores e técnicos mais se empenhavam em encontrar saídas para o nível ameaçador de abandono das aulas por estudantes de segundo grau, Camilo conscientizou-se que não se tratava de fuga das aulas, mas da condição financeira de jovens de baixa renda obrigados a trabalhar pela sobrevivência. Singela solução foi o programa “Pé-de-meia”, que concede modesta ajuda financeira mensal para que esses jovens não tenham de sacrificar oportunidades de concluir o ensino médio que lhes abrirá oportunidades antes a eles negadas. Vencido esse obstáculo, resta a implantação de cursos de ensino médio enriquecidos com o ensino técnico, para que a juventude devidamente capacitada possa ter a abertura de todos os caminhos que vêm sendo obstaculizados. Assim, podem se salvar gerações.

Grandes Debates. Ontem, na Assembleia Legislativa, mais uma edição do projeto da gestão da Casa, “Grandes Debates”, elaborado e coordenado pelo setor de Altos Estudos daquele Poder. Dessa vez, o tema debatido por especialistas em Direito Eleitoral, incluindo a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação Nacional de Jornalismo, assim como representantes do TRE, MPE, juristas e lideranças políticas.

E as mulheres?. O PSTU apresentou o ativista Zé Batista para ser o sétimo pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. O que chama à atenção no caso, é que até o momento nenhum nome de mulher foi apresentado, com todos os partidos mostrando que mulher não tem condição de governar a nossa capital, servindo, no máximo, para vice.
Tema atual. Esclarecem os coordenadores do setor de Altos Estudos que a escolha do tema a ser discutido e analisado no “Grande Debates”, não poderia ser outro senão a eleição de 2024. Isso, dada a necessidade de se reconhecer que um pleito eleitoral em que não sejam respeitadas regras é uma ameaça à Democracia.
Ameaça às crianças. A notícia veio através de manifestações da Polícia Federal e da Política Civil, e se referem às ameaças que pairam sobre crianças e adolescentes, no que concerne à implantação de jogos de aposta que podem atrair e viciar pessoas desprotegidas contra os perigos gerados por criminosos na Internet.
Sem atraso. O sinistro que destruiu o Plenário 13 de Maio não interromperá as atividades plenárias do Legislativo. Não se haverá atraso no trabalho da Casa. Esta semana haverá sessões híbridas no auditório Murilo Aguiar, mas, e na próxima no auditório do edifício anexo.
Inacreditável. Notícia absurda relata que entre os assassinos da chacina do Barroso teve a participação de menino de 12 anos iniciado no crime por facções, mostrando o quanto a família cearense está vulnerável.
Livres do MST. Cerca de 168 mil hectares de terras que margeiam a Transposição do Rio São Francisco estão a salvo das invasões e ataques do MST no Ceará. Essa vasta área foi desapropriada para irrigação, abastecimento de água e outras atividades beneficiando no Cariri, os municípios de Jati, Penaforte, Mauriti, e Brejo Santo.
Reforço. Foi preciso que a bandidagem do Ceará mostrar quão nociva pode se tornar para que o Governo do Estado tomasse uma providência que deveria ter sido adotada há décadas, com a implantação da “Operação Reforço Especial” de policiamento ostensivo.

“Se reza e promessa ganhassem eleições, todas eleições em Juazeiro terminariam empatadas.”
Manuel de Castro Filho, velha raposa da política cearense.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com