32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Sobral no rumo certo

sexta-feira, 31 de maio 2024

A sucessão eleitoral de Sobral que, por conta dos descaminhos gerados pelo ex-ministro Ciro Gomes, figura de maior destaque na Terra de D. José Tupinambá, dava sinais de alguns problemas bastante sérios, conseguiu entrar nos eixos. Naquela cidade, além dos problemas gerados na família Ferreira Gomes, começava a se desenhar novo problema, envolvendo a prestigiosa vice-prefeita Cristiane Coelho, que desejava e batalhava com insistência pela candidatura à Prefeitura. Com a atitude da ex-governadora Izolda Cela da Secretaria-Geral do Ministério da Educação para se candidatar pelo PSB à cadeira de Ivo Gomes, tudo volta ao normal, com Izolda na futura cabeça de chapa, tendo um petista como vice. Uma vez passados os problemas já citados, a permanência do grupo situacionista passa a ser uma certeza, sabendo-se que nem o deputado e empresário do ensino Oscar Rodrigues e seu filho, deputado Moses teriam condições para enfrentar e derrotar toda a força que se concentrará em torno do nome de Izolda Cela. De qualquer forma, mesmo levando-se em conta as grandes vantagens iniciais de Izolda, o governador Elmano, e, principalmente o senador Cid e o ministro Camilo têm consciência de que, se Sobral é um dos mais importantes alvos da parte do Palácio da Abolição, o mesmo objetivo é perseguido pelos oposicionistas, sedentos do poder na Princesa do Norte. Vale destacar também que Izolda, além do peso dos apoios locais, terá todo o empenho também da parte do presidente Lula da Silva, que já programou Sobral, entre os seus alvos na campanha.

Jovens ameaçados. No Brasil, além dos milhões de jovens que as administrações federal, estadual e municipal se esforçam para socorrer, ainda existem, segundo levantamentos oficiais, milhares de jovens que nem trabalham, nem estudam, e, o que é pior, não procuram trabalho. Diante desse quadro, segundo a bancada católica da Câmara dos Deputados, estamos diante da ameaça de que todos esses jovens passem a ser presas fáceis para os traficantes de drogas e formadores de facções criminosas.

Advertência clara. Segundo foi noticiado ontem, o Ministério Público do Estado determinou à Prefeitura e Baturité o cancelamento de contrato com o artista Henry Freitas para as festas do período junino. Para o MP, os R$ 350 mil de cachê a ser pago serão mais úteis se aplicados nos problemas urgentes de educação e saúde da cidade.
ALECE Itinerante. Depois de algum tempo suspensa, a programação da Assembleia Itinerante volta a ser realizada, dessa vez nos municípios localizados no “Sertão de Canindé”, ou seja, Canindé. Paramoti, Boa viagem, Itatira e Madalena. Nos dias de 03 a 06/06, haverá ampla programação de interesse social, através de mais de 30 eventos.
Recursos autorizados. Na Assembleia Legislativa, uma das matérias mais importantes aprovadas no meio da semana, destacou-se a autorização para que o Governo realize operações de crédito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento. Com isso, o Governo do Ceará terá recursos para o “Ceará Sustentável”, e para o aperfeiçoamento da política fiscal.
Indignação na Justiça. A semana próxima, segundo preveem os observadores da política,deverá ter confirmada a reação do Poder Judiciário, tendo em vista a indignação dos ministros diante da “mancada” do Poder Legislativo, que manteve um veto do presidente Bolsonaro, em que ele simplesmente descriminaliza todos os crimes cometidos em forma de “fake news”.
Linguagem simples. Em Fortaleza, foi importante a visita da ministra Maria Thereza Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça. Sua visita, segundo ela, foi para conhecer – e aplaudir – o projeto da Justiça Cearense, que será referência nacional pela novidade que representará, ao transformar a linguagem jurídica em linguagem simples e acessível a todos.
Desunião acirrada. Embora não se trate de novidade, os desencontros entre o deputado André Fernandes, o “traquina” pré-candidato do PL, e o Capitão Wagner, pré-candidato da UB existem. Embora o pai deste, o deputado-pastor Alcides e os deputados da UB finjam que não os desencontros entre esses dois blocos políticos tendem ao acirramento.
Ameaça reconhecida. Para quem conhece o governador Elmano, uma realidade que ele faz questão de reconhecer, que é o temor da população pelas ameaças da violência que cresce. Daí, ele afirmar que o governo usará de todas as forças e recursos contra esse mal. Para isso, contará com o homem da SSPDS, Rodrigo Sá, e oficiais da PM, como os coronéis Alex e Márcio.
Filme repetido?. Conforme foi ontem noticiado, o Governo Federal está assegurando, através da ANEEL, que os brasileiros deverão ter bandeira verde em suas contas de energia no mês de Junho. Isso, pela boa situação das hidrelétricas. O que não dá para esquecer é que, com Dilma Rousseff, tivemos “favor” semelhante, que quase destruiu a Eletrobrás.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com