32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Fernando Maia

Solidariedade “na marra”

quinta-feira, 09 de maio 2024

O famoso escritor mineiro Otto Lara Rezende, que ganhou fama nos anos 70-80 como criador de frases nem tanto filosóficas e um tanto cínicas, pura gozação com seus co-estaduanos, como no caso de “Mineiro só é solidário no câncer”. No momento, com o Rio Grande do Sul ameaçado por aguaceiros quase diluviano, chegou a hora de se testar, pra valer, se brasileiro só solidário nas enchentes. Não se pode negar que os brasileiros, de maneira ainda um tanto desorganizada, está mostrando grande vontade de salvar as cidades e cidadãos farroupilhas. Isso, porque, se fosse o contrário, se fosse qualquer outro estado vivendo essa calamidade, aqueles brasileiros, nem que tivessem de usar seus cavalos seriam dos primeiros e chegar para ajudar. Noutro dia, o jornalista argentino Ariel Palácios advertia no sentido de que os países da América Latina ainda estão despreparados para enfrentar guerras e provas de “rebeldia” da natureza, sejam através das enchentes, incêndios florestais e grandes secas que esturricam o Nordeste. As estações de TV, que têm acompanhado “de cima” os lances dramáticos que ocorrem no estado e na capital gaúcha, mostram também estar faltando organização, mesmo tendo em vista as milhares de toneladas de artigos doados, somando-se a isso a presença de militares, voluntários e demais brasileiros dispostos a evitar mais perdas, assim como aliviar a situação tormentosa de toda aquela gente, assim como salvar vidas, prédios e – por que não? Animais domésticos. Foi edificante uma senhora de 96 anos afirmar ter enfrentado três sufocos como esse, mas que “esse nós também vamos vencer”. É preciso imitar a guerreira e brava gaúcha.

Batalha pela Coelce. Continua a batalha do deputado Renato Roseno (PSOL), pela realização de um plebiscito na estadual, no sentido da defesa da reestatização da Coelce, tendo em vista o resultado da CPI da ENEL, que defendeu o cancelamento do contrato com o Governo do Estado. Até ontem, já havia 22 assinaturas de parlamentares. Para ele, será a grande chance de ter de volta, mais estruturada e administrada a importante empresa.

Querendo explicações. Na ALECE, os deputados Cláudio Pinho (PDT) e Sargento Reginauro (B) puxaram fila de oposicionistas, na cobrança, ao Governo do Estado e às autoridades policiais, de explicações convincentes em relação aos assassinatos de dois vereadores num pequeno intervalo de tempo. Isso, tendo em vista a coincidência de que os crimes foram cometidos em período eleitoral.
Lula perde pontos. O comando nacional do PT, assim parte dos ministros do presidente Lula, segundo o deputado Leônidas Cristino estão necessitando levar a sério a sequência de pesquisas que têm sido realizadas sobre as avaliações relacionadas sobre a situação de gestão nacional. A mais recente feita pela CNT, revela uma queda de avaliação de 42,7% para 37,4%. E a culpa é do próprio Lula.
Ajuda aos gaúchos. O presidente da ALECE, Evandro Leitão deverá atender solicitação de deputados da situação e da oposição, no endo de uma campanha imediata de recebimento de doações, que seriam remetidas diretamente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para a utilização o socorro no sentido de aliviar as grandes angústias e dificuldades daquela gente.
Empresários de valor. Hoje, na Casa da Indústria, a direção FIEC realiza solenidade comemorativa do “Dia da Indústria, homenageando Medalha do Mérito Industrial os sete empresários industriais que mais ousaram e concorreram para a grandeza do setor: Aline Telles, Roberto Pessoa, Cristiano Maia, Lourival Tavares, Deusmar Queirós, Mário Araripe e Ricardo Steinbruch.
Ricardo na CNI. Hoje, também na sede da Confederação Nacional da Indústria, o presidente da FIEC, e vice-presidente nacional da CI, Ricardo Cavalcante, hoje uma das lideranças maiores do setor industrial deverá coordenar solenidade com o mesmo objetivo, em que deverão ser homenageados com a Medalha da Ordem Industrial, comemorando melhora no setor.
Energia para pobres. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), no sentido do fornecimento gratuito de energia solar e eólica para todas as famílias de baixa renda. Para ele, esse benefício não trará nenhuma perda para a Economia nacional, sobrando dinheiro para a alimentação de milhões de famílias.
Fortaleza é destaque. A cidade de Fortaleza será a única representante e a segunda do país escolhida pelo Programa Cities Forward, lançado nos Estados Unidos, e que mira criar grandes programas de urbanização e investimentos em sustentabilidade. Haverá parcerias entre duplas de cidades do continente americano. Fortaleza terá como parceira a cidade de Kwami, no Havaí.
Camilo quer Izolda. Começou de reviravolta em Sobral, onde a candidatura de Izolda Cela é vista como favas contadas para os governistas. O problema, por incrível pareça está com o ministro Camilo Santana. Segundo foi informado ontem, ele prefere ter Izolda ao seu lado, na dura tarefa de conduzir a educação no país. Se houver isso, terá que haver outro nome do PSB, partido dela.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com