32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Sem categoria

Trabalho fecundo em Quixadá

quarta-feira, 05 de junho 2024

Tido como um “Santo Vivo”, no último dia 29 de maio fez 36 anos da chegada de Dom Adélio Tomasin à cidade de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. O povo quixadaense testemunhou um momento histórico quando Dom Adélio Tomasin, o bispo emérito, colocou pela primeira vez os pés em seu solo acolhedor. A data ficou inesquecível, como um marco significativo na trajetória religiosa e social da região. Ao desembarcar na cidade, em 29 de maio de 1988, Dom Adélio foi recebido com entusiasmo por autoridades locais e pela população. Um palanque solene foi erguido na entrada da cidade, onde ele proferiu suas primeiras palavras à comunidade. Em sua primeira reunião com os padres locais, Dom Adélio enfatizou sua missão como pastor de todos os fiéis. “Eu vim para construir a paz”.

Bom saber
O apostolado de Dom Adélio foi pautado pelo lema: “QUAERITE PRIMUM REGNUM DEI – Buscai Primeiro o Reino de Deus”. Com essa orientação, Dom Adélio priorizou os pobres e dedicou-se incansavelmente à evangelização e obras sociais. Agora, nos 36 anos após sua chegada, Dom Adélio Tomasin permanece sendo lembrado como um líder espiritual que trouxe esperança e inspiração a todos que cruzaram seu caminho.

Festejos juninos
Durante todo o corrente mês de junho, sobretudo no Nordeste, acontecem os chamados “festejos juninos”, com referências às comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro. No Ceará, Santo Antônio é super festejado em Barbalha, no Cariri, com uma festiva programação religiosa e de promoções sociais. O São João é também muito lembrado em muitos municípios, dentre os quais, Maracanaú e Uruburetama. No final do mês, é a vez de São Pedro, a quem Jesus Cristo fê-lo o construtor da Igreja Católica, portanto, foi o Primeiro Papa.

Emprego e turismo
No Ceará, os festejos juninos, conforme afirmam os administradores municipais e integrantes da Igreja, além da parte religiosa, o período contribui para o crescimento da economia, com o grande número de visitantes, proporcionando o desenvolvimento do turismo local e regional e, o surgimento de novos empregos. O Governo do Estado está assegurando a total segurança para os que vão participar dos vários eventos.

Fecomércio atuante
O Sistema Fecomércio, com grande atuação em todo o Ceará, inclusive com a impecável administração do empresário Luiz Gastão, que ganhou a referência de o “ Governador Social”, acaba de inaugurar, através do Sesc, a primeira unidade do Restaurante Sesc no município de Sobral, na zona norte do estado. O restaurante tem capacidade para fornecer até 1500 refeições para credenciados e o público em geral. Referida iniciativa foi fruto da parceria entre o Sesc-Ceará e a Prefeitura Municipal de Sobral.

Gastão deputado
Com o excelente trabalho à frente do Sistema Fecomércio, na capital e interior do Ceará, o presidente Luiz Gastão tornou-se Deputado Federal pelo PSD, reconhecido pela crônica política como um dos destaques da representação cearense em Brasília. A propósito, o denominado [Governador Social], vem conseguindo importantes recursos juntos aos diversos ministérios do Governo Lula, favorecendo grande número de municípios cearenses.

Mineração
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) aprovou a primeira etapa do processo de licenciamento mineiro-industrial do Projeto Santa Quitéria, situado na Zona Norte do Ceará. Foi concedida a aprovação do local para a instalação de beneficiamento de urânio. O ato pode tornar o Brasil exportador de urânio mineral, que é utilizado na produção de combustíveis para usinas nucleares. A licença, conforme foi divulgado, autoriza o local da mina, mas não garante o início da produção. Entretanto, a medida é considerada num marco muito importante na execução do projeto, que aliás, começou a ser debatido há mais de meio século. Torcemos todos e vamos chegar lá.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com